Foto de João Flávio Veloso Silva

Chefe-geral

João Flávio Veloso Silva

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1988), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (1990) e doutorado em Fitopatologia pela USP/ESALq (2001). Atualmente é pesquisador lll da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Heterodera glycines, soja, nematóide de cisto da soja, nematóides e resistência. A partir de 2005, é Líder do Projeto Biodiesel da Embrapa, atuando nas culturas da soja, girassol, mamona, canola e dendê. De Maio de 2009 a Agosto de 2015 foi Chefe-Geral da Embrapa Agrossilvipastoril, sendo um dos responsáveis pela criação e implantação da Unidade, envolvendo a infraestrutura física de campo experimental e laboratórios, a contratação de recursos humanos e agenda de pesquisa e transferência de tecnologias da Unidade. No período de 09 de Setembro de 2016 a 10 de Setembro de 2017, realizou Pós-Doutorado na UMR Innovation (Cirad, Inra e Montpellier Supagro), em Montpellier, França, onde desenvolveu trabalho sobre Proposta organizacional e de pesquisa sobre alimentos da biodiversidade e dos territórios brasileiros.

Página do empregado Agenda Pública


Foto de Edy Sousa de Brito

Chefe-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Edy Sousa de Brito

Atualmente é pesquisador na Embrapa Alimentos e Territórios e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (PGEQ-UFC). Sua pesquisa é direcionada para aumentar a sustentabilidade do processamento de agroindustrial observando os preceidos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As ações de pesquisa se dão em três linhas: a) Definir como o processamento de alimentos, principalmente os métodos não convencionais, afetam a composição; b) valorização de resíduos da agroindústria, por meio de extrações sequenciais de compostos bioativos; e c) Definição de parâmetros cromatográficos para o isolamento em escala preparativa de compostos bioativos. Os principais processos e metodologias empregadas são: ultrassom, extração com líquido pressurizado, UHT, HTST, plasma, ozônio, estatística multivariada, cromatografia, espectroscopia (RMN); e espectrometria (EM). Tem atuado ativamente em colegiados tais com: Comitê Técnico Interno (Embrapa), Comitês de assessoramento da FUNCAP (Inovação; Ciências Agrárias e Veterinárias); e Comitê Gestor de Portfólios da Embrapa (Valorização da Fruticultura, Bioativos; e Alimentos Nutrição e Saúde). Participou da montagem e gestão do Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais da Embrapa.

Página do empregado


Foto de Fábio Soares Silva

Chefe-adjunto de Administração

Fábio Soares Silva

Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (1995) e mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2002). Exerceu de 1998 a 2010 a docência de ensino superior como Professor Titular (Adjunto III). Até 2007, foi vice-diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Tiradentes, sendo responsável durante o período pelos projetos de desenvolvimento de sistema e gerência de banco de dados desta instituição. A partir de 2007, passou a atuar no mercado como consultor na área de banco de dados, business intelligence e gestão de equipes de TI, com maior foco para equipes de desenvolvimento de sistemas. Atualmente, exerce o cargo de chefe adjunto de administração da Embrapa Caprinos e Ovinos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, banco de dados, gestão de conhecimento, business intelligence, engenharia de software, mapeamento geotécnico e linguagens de consulta.

Página do empregado