Contando Ciência na Web
Regiões Regiões
Olá amiguinho, esta é a região Centro-Oeste do Brasil!
Região Centro-Oeste Região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste é a segunda maior do país em extensão territorial, e a menos populosa. Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), onde está situada a capital do País, Brasília, a região não possui lugares com grandes altitudes. O seu relevo é dividido em três áreas principais: planalto central, planalto meridional e planície do pantanal.
O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas – um inverno seco e um verão muito quente e chuvoso. As temperaturas variam bastante: podem chegar a cerca de 40 °C nos meses mais quentes e 15 °C nos meses mais frios.
É no Centro-Oeste que se encontra a maior planície alagada do mundo: o Pantanal. Além dela, a vegetação que predomina é o Cerrado, que se caracteriza pela presença de árvores baixas, espaçadas com tronco e galhos retorcidos. Já o norte de Mato Grosso é caracterizado pela Floresta Amazônica.
Em termos de recursos hídricos, a região é muito rica, pois é drenada por muitos rios, que formam três grandes bacias hidrográficas: a Amazônica, a do Tocantins-Araguaia e a Platina.
Sua cultura é bem diversificada, pois uma característica dessa região é a população de origem multicultural, ou seja, composta por pessoas vindas de diversos lugares do Brasil.
O Centro-Oeste é a região que possui o maior número de Unidades da Embrapa, e é também onde fica a Sede da Empresa, localizada em Brasília (DF). Ao todo, são 10 Unidades na região Centro-Oeste, das quais cinco são localizadas no Distrito Federal (Embrapa Agroenergia, Embrapa Café, Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia), três em Mato Grosso do Sul (Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal), uma em Mato Grosso (Embrapa Agrossilvipastoril) e uma em Goiás (Embrapa Arroz e Feijão).
Unidades da Embrapa na Região Centro-Oeste Unidades da Embrapa na Região Centro-Oeste
-
Embrapa Agroenergia (Brasília/DF)
Direciona seus principais esforços para as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em processos de transformação, conservação e utilização de energia de biomassa.
Foto: Vivian Chies -
Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS)
Protagonista na geração de tecnologias que consolidaram a agropecuária no Mato Grosso do Sul, pesquisa sobre sistemas integrados de produção, zoneamento de riscos climáticos, sanidade e nutrição de organismos aquáticos, agricultura familiar e agroecologia, agronegócios, monitoramento ambiental e zoneamento agrícola.
Foto: Sílvia Borges -
Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT)
Localizada em região de transição entre Cerrado e Amazônia, desenvolve pesquisas para viabilizar sistemas de produção integrados entre lavoura, pecuária e floresta, contribuindo para o desenvolvimento da agropecuária de baixa emissão de carbono.
Foto: Gabriel Faria -
Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO)
Desenvolve diversas tecnologias de destaque, dentre elas o Arroz Primavera e o Feijão Pérola, considerados referências tanto no Cerrado quanto em outras regiões do País.
Foto: Sebastião Araújo -
Embrapa Café (Brasília/DF)
Desenvolve pesquisas em áreas estratégicas para a cafeicultura brasileira e coordena o Programa de Pesquisa Café, o maior do mundo, do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, que integra cerca de 50 instituições consorciadas de pesquisa, ensino e extensão.
Foto: Rafael Rocha -
Embrapa Cerrados (Brasília/DF)
Unidade de pesquisa que visa à geração de conhecimento que assegure a qualidade ambiental sustentável do Cerrado, e de tecnologias apropriadas a diferentes sistemas de produção, validadas e disponibilizadas para difusão junto a pequenos, médios e grandes produtores rurais.
Foto: Fabiano Bastos -
Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS)
Investe em pesquisas nas áreas de sanidade e nutrição do rebanho, melhoramento, reprodução e manejo animal para aumentar a produção, qualidade, rentabilidade e eficiência dos sistemas produtivos da bovinocultura de corte.
Foto: Eliana César -
Embrapa Hortaliças (Brasília/DF)
Visa à eficiência e à competitividade do agronegócio de hortaliças, sendo reconhecida como um centro de referência no Brasil e no exterior por sua contribuição técnico-científica e capacidade de articulação para a sustentabilidade do espaço rural.
Foto: Henrique Carvalho -
Embrapa Pantanal (Corumbá/MS)
Foca na sustentabilidade do agronegócio envolvendo o Pantanal, considerado hoje o bioma mais conservado do País. Realiza pesquisas relacionadas à pecuária, meio ambiente, aquicultura, pesca e agricultura familiar.
-
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF)
Localizada no final da Asa Norte, esta Unidade realiza pesquisas relacionadas a recursos genéticos, biotecnologia, controle e segurança biológica.
Foto: Adilson Werneck