Região Vitivinícola 

Situada nos Campos de Cima da Serra do estado do Rio Grande do Sul, a produção de uvas e vinhos de qualidade situa-se nos municípios de Monte Alegre dos Campos, Vacaria e Muitos Capões, em altitudes entre 800 e 1000 metros. A região faz parte dos chamados vinhos de altitude do sul do Brasil. Os vinhedos são conduzidos em espaldeiras. As principais variedades já adaptadas à região incluem, dentre as brancas, a Sauvignon Blanc e a Chardonnay e, nas tintas, a Pinot Noir, a Merlot e a Cabernet Sauvignon. Diversas outras variedades estão sendo introduzidas e avaliadas pelos produtores da região. Os fatores físicos de topografia, clima e solos compõem uma identidade particular para a viticultura da região, que é a mais fria do estado, influenciando na obtenção de vinhos finos tranquilos e espumantes com características próprias. Os principais tipos de produtos incluem o vinho fino (branco, rosé e tinto), o vinho nobre (tinto) e os espumantes naturais (branco e rosé).

Estruturação da Indicação Geográfica

A estruturação da Indicação Geográfica para os vinhos dos Campos de Cima da Serra, está ocorrendo em um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), executado pela Embrapa Uva e Vinho (coordenação), Embrapa Florestas e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus de Bento Gonçalves), em parceria com os produtores, representados através da Associação dos Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra – AVICCS.

Linha do tempo

  • Início dos anos 2000 – Implantação dos primeiros vinhedos de variedades de Vitis vinifera L. para a produção de vinhos de qualidade na região dos Campos de Cima da Serra
  • 2017 - Criação da Associação dos Vitivinicultores dos Campos de Cima da Serra - AVICCS
  • 2018 - Diagnóstico inicial realizado pela Embrapa e IFRS junto aos associados da AVICCS para identificar o potencial para a estruturação de uma Indicação Geográfica de vinhos
  • 2022 - Início do projeto de PD&I para a estruturação da IG de vinhos para a região, numa parceria da Embrapa, IFRS, AVICCS e Fapeg.

Voltar para a página principal das Indicações Geográficas