Rede Zarc Embrapa
Como funciona o Zarc
A variação climática é o fator que mais impacta a agricultura. Como a lavoura é muito vulnerável às questões de tempo e clima, conhecer bem as condições meteorológicas, combinar este conhecimento com as particularidades das culturas agrícolas e contrastar estas informações com as características do solo é fundamental para influenciar a produtividade e minimizar riscos de perdas. E é justamente aí que entra o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).
Rede Zarc Embrapa de Pesquisa e Desenvolvimento
Desenvolvido pela Embrapa a partir de modelos e séries históricas e considerando parâmetros de clima, solo e ciclos de cultivares, o Zarc foi publicado pela primeira vez na safra de 1996, para a cultura do trigo. É executado por um time de especialistas de 34 Unidades e instituições parceiras que formam a Rede Zarc, responsável por traçar os estudos agrometeorológicos que servem de base para a política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático
Com base nos zoneamentos, o Mapa publica suas portarias com as principais diretrizes para o setor. Para que o produtor tenha acesso ao Proagro, ao Proagro Mais e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural (PSR), é necessário que ele siga as orientações apresentadas pelo Zarc.
Em 2019, o Mapa instituiu o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático, com a finalidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de dados e informações sobre riscos agroclimáticos no Brasil. Saiba mais acessando a página do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático no site do Mapa.
Também com apoio do Banco Central, vem sendo realizados esforços conjuntos para atualizar os estudos, buscar novas metodologias e avaliações de risco e modernizar a infraestrutura computacional necessária para dar suporte ao zoneamento.
Plantio Certo
Graças ao Plantio Certo, ferramenta disponível para aplicativos móveis e na versão web, todas estas informações estão apresentadas de forma simples e intuitiva. Com apenas alguns cliques é possível consultar o quê, quando e onde cultivar, com maiores chances de sucesso. Assim, o agricultor pode planejar melhor seus investimentos e calcular melhor os riscos envolvidos na produção.
-
Plantio Certo
Com apenas alguns cliques é possível consultar o quê, quando e onde cultivar, com maiores chances de sucesso.
-
ZarcNM
Avalição de risco que considera o nível de qualidade de manejo do solo e seu impacto na disponibilidade de água para as plantas.
-
ZarcPRO
Metodologia busca incluir níveis de produtividade esperada nas análises do Zoneamento Agrícola de Risco Climático.
-
Zarc 6ADs
Atualização do Zarc com inclusão de seis classes de água disponível definidas com base na composição dos solos.