O Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (Procisur) constitui uma articulação dos Institutos Nacionais de Investigação Agropecuária (INIAs) da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, da Embrapa pelo Brasil, e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A presidência do Procisur é rotativa e atualmente é ocupada por Silvia Massruhá, presidente da Embrapa.  

O Guia para Incorporar a Perspectiva de Gênero em Projetos e Programas de C&T do Procisur foi elaborado de forma conjunta pelo Grupo de Trabalho de Gênero do Programa e lançado em 2024. O Guia conta com duas versões, uma resumida, com 10 perguntas, e outra estendida, com 31 perguntas. O Guia é uma ferramenta amigável e de fácil aplicação que permite sistematizar, orientar e compartilhar procedimentos que colaboram em processos de sensibilização, identificação e reconsideração de estereótipos, iniquidades e preconceitos de gênero que podem afetar a produção científica tecnológica a partir dos projetos de pesquisa. A sua aplicação é proposta para todo o ciclo de vida do projeto, desde a formação da equipe de trabalho, planejamento, acompanhamento e monitoramento, até a sua avaliação final.

Veja no box abaixo algumas das recomendações e orientações que fazem parte do Guia. Não deixe de utilizá-lo: o Guia é um conjunto de importantes informações, observações e dicas sobre a temática e o fortalecimento da equidade de gênero na estruturação de projetos de pesquisa!
  • Equipe do projeto


    • Promova a diversidade
    • Promova a sensibilização/capacitação em gênero

  • Coleta de dados


    • Recolha, de forma participativa, dados desagregados por sexo e gênero, de modo que as desigualdades de gênero sejam identificadas e analisadas.

  • Beneficiárias


    • Reconheça as iniciativas e boas práticas existentes (cooperativas e/ou associações de mulheres, entre outros); 
    • Reconheça e considere as necessidades diferenciadas entre mulheres e homens (horários, necessidade de espaços e monitoria para crianças/filhos de participantes, entre outros);
    • Forneça capacitação e assistência técnica inclusiva ou especificamente para mulheres;

  • Monitoramento


    • A participação igualitária das mulheres nos espaços de construção e decisão está sendo garantida? 
    • As limitações que impedem a participação plena das mulheres estão sendo monitoradas permanentemente? 
    • A visibilidade das mulheres da equipe de trabalho está sendo considerada de forma equitativa na comunicação/divulgação de resultados ou de conquistas? 
    • O material didático e de comunicação está sendo inclusivo e está carregando noções de igualdade de gênero e interseccionalidade*?

*interseccionalidade: reconhecimento de que a experiência de desigualdade é um resultado da interação/sobreposição de diferentes fatores sociais, como raça, gênero, classe, orientação afetivo-sexual, idade, deficiência, entre outros.