Macrologística Agropecuária
Logística de Nutrientes
-
A eficiência da logística agropecuária é essencial também para o suprimento de insumos no campo, especialmente os nutrientes agrícolas. Esta página reúne três mapas interativos com estimativas e potenciais de oferta de nutrientes: o primeiro mostra a demanda por calcário, gesso e NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para sete culturas agrícolas; o segundo indica onde há potencial de obtenção de NPK em jazidas ou resíduos agroindustriais; e o terceiro apresenta uma prospecção da ocorrência potencial de agrominerais silicáticos no território nacional.
Complementam essas informações dois painéis interativos: um com empresas que possuem produtos derivados de agrominerais silicáticos registrados no Mapa, organizadas por município, matéria-prima e classificação; e outro com um banco de dados de estudos científicos sobre a eficiência agronômica desses materiais, com filtros por local, cultura, solo e grupo de pesquisa. Juntos, os mapas e painéis oferecem uma visão integrada da oferta, demanda, uso e aproveitamento de fontes alternativas de nutrientes no Brasil.Imagem: Free Pik
Demanda por nutrientes agrícolas no Brasil
Neste mapa, estão disponíveis, para o nível de microrregião, estimativas de demanda de calcário, gesso e NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) de sete culturas agrícolas: algodão, café, cana-de-açúcar, eucalipto, laranja, milho e soja.
Clique no ícone de camadas, localizado na parte superior esquerda da tela, para visualizar os produtos disponíveis e escolher aquele para o qual deseja obter os dados. Há a opção de escolher a estimativa somada para todas as culturas avaliadas. Esta é a opção exibida no mapa por padrão, mas ela pode ser desabilitada pelo usuário.
Ao lado do nome de cada produto agropecuário há um botão (ícone de pasta) para expandir o grupo de camadas, o que permite habilitar a visualização de dados sobre o nutriente (NPK, calcário ou gesso) desejado. Para saber o nome completo de cada camada é necessário posicionar o cursor do mouse sobre o nome de interesse.
Importante: Ao clicar no ícone de habilitar visualização existente ao lado do nome do produto agropecuário escolhido, todas as camadas relacionadas são mostradas na tela. No entanto, o usuário visualizará apenas a primeira camada da lista relacionada ao produto escolhido.
Após escolher a informação que deseja consultar, as microrregiões do Brasil são coloridas em gradiente de marrom - os tons mais escuros representam maiores valores de demanda estimados. Para visualizar a legenda da camada escolhida, acione o ícone de expandir legenda ao lado do nome da camada (<). Ao fazer isso, são exibidos os intervalos de valores de cada cor.
É possível consultar os valores de demanda para cada microrregião. Para isso, clique na microrregião de interesse - utilize a ferramenta de zoom, se necessário. Ao fazer isso, abre-se um painel ao lado direito da tela e são exibidos os valores específicos da localidade selecionada para as estimativas de demanda de cada nutriente e cultura analisados.
Para obter os metadados deste mapa, acesse-o diretamente no Geoinfo - Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa e clique no ícone de informações na parte superior esquerda da tela. Também no GeoInfo, está disponível o banco de dados utilizado.
Oferta potencial de nutrientes agrícolas no Brasil
Este mapa apresenta, para o nível de microrregião, estimativas de ofertas potenciais de nitrogênio, fósforo, potássio, calcário e resíduos agropecuários de criações de frangos e suínos. Além disso, estão disponíveis limites de jazidas de fontes de fósforo, potássio e calcário.
Utilize o ícone de camadas, localizado na parte superior esquerda da tela, para visualizar e escolher a substância para a qual deseja obter os dados. Posicione o mouse sobre o nome da camada para visualizar o título completo.
Ao habilitar a estimativa de oferta de NPK, são apresentados círculos correspondentes aos pontos centrais da indústria ou jazida relacionada. Se for selecionada uma das camadas de oferta de resíduos agropecuários (de suínos ou de frango), as microrregiões do Brasil são coloridas. Nos dois casos, quanto mais escuros os tons de marrom, maiores os valores estimados. Para visualizar a legenda da camada escolhida, acione o ícone de expandir legenda ao lado do nome da camada (<). Ao fazer isso, são exibidos os intervalos de valores de cada tom.
Para as camadas sobre jazidas de potássio, fosfatos ou calcários, são apresentados os limites dos títulos minerários relacionados. Desses limites, foram excluídas as áreas destinadas à preservação presentes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e áreas protegidas de Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Áreas Militares.
É possível consultar os valores de oferta para cada ponto ou cada microrregião. Para isso, clique na área de interesse - utilize a ferramenta de zoom, se necessário. Ao fazer isso, abre-se um painel ao lado direito da tela e são exibidos os valores específicos do ponto ou da microrregião para todas as camadas.
Para obter os metadados deste mapa, acesse-o diretamente no Geoinfo - Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa e clique no ícone de informações na parte superior esquerda da tela. Na tela aberta à direita, é possível acessar os bancos de dados georreferenciados que compõem o mapa.
Fontes regionais potenciais de agrominerais silicáticos
O mapa prospectivo de ocorrência potencial de agrominerais silicáticos (ASi) no Brasil detalha os tipos de rochas (litotipos) presentes em diferentes regiões e sua classificação quanto ao potencial de uso. A classificação segue as diretrizes estabelecidas pela Instrução Normativa nº 5, de 2016 (MAPA, 2016), que define os critérios para identificar se uma rocha pode ser utilizada na produção de agrominerais silicáticos.
Clique no ícone no canto superior esquerdo para abrir as legendas. Para obter informações sobre algumas das áreas no mapa, basta clicar sobre ela. Se desejar fazer buscas pelo nome ou coordenadas geográficas de uma localidade, acesse a camada do mapa diretamente na Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa. Lá também é possível acessar outras funcionalidades.
Detalhamento e conceitos
As rochas foram agrupadas em quatro categorias principais, de acordo com sua composição química, suas características mineralógicas e potencial de uso:
Indicada: Rochas com potencial para uso como agromineral silicático.
Não indicada: Sem potencial de uso como agromineral silicático.
Condicional: Rochas que apresentam potencial de uso, mas que necessitam de análises mais detalhadas da mineralogia, composição química e reatividade dos minerais, mas, especialmente, da presença de elementos potencialmente tóxicos, ou da quantidade de materiais inertes.
Inconclusiva: Rochas que não puderam ser classificadas por falta de informações.
O mapa também categoriza as regiões do Brasil conforme a proporção de rochas indicadas nas unidades geológicas mapeadas. Assim, as áreas são classificadas com base nos seguintes intervalos:
Até 25% indicada;
Entre 25% e 75% indicada;
Acima de 75% indicada;
100% Inconclusivo e 100% Condicional;
100% Não indicada;
Outra classificação... (reunindo unidades geológicas com rochas classificadas como inconclusivas, condicionais e não indicadas em diferentes proporções e que não se encaixam nas demais categorias).
Adicionalmente, os atributos do mapa permitem conhecer, para cada rocha classificada como indicada, a sua inclusão em um dos grupos de ASi. Esses grupos refletem a composição mineralógica de referência das rochas, indicando os nutrientes potenciais que poderão ser disponibilizados ao solo e às plantas. Clique sobre uma área do mapa para visualizar tais informações.
As rochas indicadas foram classificadas em:
ASiCa: fontes de cálcio;
ASiCaMg: fontes de cálcio e magnésio;
ASiK: fontes de potássio;
ASiMg: fontes de magnésio;
ASiCaMgK: fontes de cálcio, magnésio e potássio.
Por meio dessa ferramenta, é possível identificar tanto a localização quanto o potencial das rochas em diferentes regiões, otimizando a alocação de recursos para pesquisas aplicadas, acelerando o desenvolvimento de soluções inovadoras para a agricultura brasileira e contribuindo para a produção de alimentos mais sustentáveis.
► Veja mais informações no Comunicado Técnico "Mapas prospectivos de ocorrência potencial de agrominerais silicáticos no Brasil".
Produtos registrados originários de agrominerais silicáticos
Este painel apresenta empresas com produtos derivados de agrominerais silicáticos registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Grande parte desses produtos tem origem em estudos apresentados no painel seguinte.
O mapa exibe os municípios onde as empresas estão localizadas. A tabela traz as razões sociais, matérias-primas utilizadas e classificações dos produtos. Há opção de buscar empresas a partir do município: basta clicar sobre o ponto correspondente no mapa e os dados da tabela serão filtrados automaticamente. Ferramentas de zoom e busca também estão disponíveis ao passar o mouse sobre a área do mapa.
► Veja mais informações no Comunicado Técnico "Banco de dados de estudos científicos sobre agrominerais silicáticos".
Banco de dados de estudos científicos sobre agrominerais silicáticos
O painel a seguir apresenta um banco de dados com estudos científicos sobre a eficiência agronômica de rochas silicáticas brasileiras. As informações estão organizadas em mapas interativos para facilitar o acesso às publicações sobre os resultados de pesquisas com agrominerais silicáticos, conforme a cultura agrícola, o tipo de solo e a região do País.
Os estudos contemplam o período de 1983 a 2020 e reúnem trabalhos que abordam:
- 31 tipos de rochas silicáticas e outros materiais analisados;
- 49 tipos de solo;
- 40 culturas agrícolas;
- 67 grupos de pesquisa.
Materiais não silicáticos, também oriundos de rochas, foram incluídos em estudos comparativos e, por isso, estão relacionados no banco de dados.
Para navegar pelas informações, utilize os botões superiores para escolher entre as opções “Estudos” e “Grupos de Pesquisa”.
Na aba “Estudos”, os mapas mostram os locais dos experimentos e as origens das rochas. Clique sobre um ponto em qualquer um dos mapas para visualizar apenas as publicações relacionadas àquela localidade. Ao passar o mouse pela área do mapa, é possível usar ferramentas de zoom e de busca para facilitar. Os gráficos indicam o número de publicações por cultura, tipo de solo e descrição das rochas e materiais. Filtre os dados clicando em uma ou mais barras dos gráficos. Ao localizar uma publicação de interesse, clique sobre ela para fazer o download.
Na aba “Grupos de Pesquisa”, o mapa mostra a localização das instituições, enquanto o gráfico indica a quantidade de publicações sobre agrominerais silicáticos de cada grupo. Clique em um ponto do mapa ou em uma barra do gráfico para filtrar as publicações. Na tabela, basta clicar sobre o título de uma publicação para acessá-la.
► Veja mais informações no Comunicado Técnico "Banco de dados de estudos científicos sobre agrominerais silicáticos".
Fontes de dados
SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL. Mapa geológico do Brasil ao milionésimo. 2004.
► Para entender como sistematizamos os dados, acesse Como Fizemos - Logística de Nutrientes.
Veja também
-
Produção Agropecuária
Série histórica com volume produzido e área colhida e análise da concentração espacial da produção. -
Armazenagem e Beneficiamento
Unidades de armazenagem, processamento e beneficiamento de grãos, carnes e cana-de-açúcar. -
Exportação Agropecuária
Série histórica com o volume e valor da produção por microrregião, produto, ponto de escoamento e país de destino. -
Bacias Logísticas
Delimitação das bacias logísticas de grãos no território nacional, de acordo com o porto preferencial de embarque das exportações.