Embrapa Hortaliças
-
Como plantar tomate de mesa
Nutrição das plantas
O tomateiro é considerado uma das hortaliças mais exigentes em nutrientes, sendo citado por diversos autores como uma das espécies que melhor corresponde a doses elevadas de adubos. Para satisfazer esta demanda, o conhecimento de nutrição das plantas torna possível melhorar a produção e a qualidade do produto para o consumo.
A manutenção do suprimento de nutrientes é indispensável para alcançar os altos rendimentos de frutos de boa qualidade, necessários para a produção rentável. Para isso é preciso conhecer as funções dos nutrientes e os sintomas de deficiência na planta, o comportamento dos elementos no solo e nas plantas, assim como a forma com que esses elementos químicos são absorvidos.
A nutrição vegetal também está associada a sanidade das plantas, pois quando a planta se encontra em adequadas condições nutricionais, há a formação de um mecanismo de resistência fisiológica que têm sido associado à regulação de aminoácidos e síntese de proteínas.
Para a correta nutrição das plantas, sendo a adubação química ou orgânica, deve ser a análise do solo, considerando também o tipo de solo, o sistema de condução e irrigação, as exigências nutricionais da cultivar ou híbrido e o pontencial produtivo do mesmo.
A identificação dos sintomas de deficiência é de grande valia, pois dependendo da é poca de detecção, ainda é possível corrigir a deficiência e equilibrar as condições nutricionais das plantas para minimizar prejuízos. De acordo com o esquema feito abaixo pode-se ter parâmetros para esta diagnose.
Fonte: Adaptado de Marschner (1995).