Embrapa Hortaliças
Como plantar tomate de mesa
- Características
- Clima
- Cultivares
- Solo
- Insumos
- Nutrição da planta
- Adubação
- Diagnose foliar
- Fertirrigação
- Preparo do solo
- Produção de mudas
- Plantas invasoras
- Plantio
- Sementes
- Sistemas de cultivo
- Tratos culturais
- Irrigação
- Doenças causadas por bactérias
- Doenças causadas por fungos
- Doenças causadas por nematoides
- Doenças causadas por vírus
- Pragas
- Doenças fisiológicas
- Colheita
- Consumo
- Segurança alimentar
- Boas práticas agrícolas
- Autores
Características Características
O tomateiro é uma planta de origem andina que possui grande variabilidade de gêneros e ampla adaptabilidade em diferentes regiões. O grande número de espécies e mesmo a grande variedade de cultivares no mercado demonstram diferentes resposta às condições de absorção de luz, CO2, temperatura, absorção de água e nutrientes, permitindo que estas plantas possam se desenvolver em climas que variam de condições de tropical de altitude à temperado.
É uma planta da família das Solanáceas, assim como a berinjela, a pimenta, o pimentão e o jiló. A planta possui porte arbustivo e seu desenvolvimento vegetativo pode ser caracterizado pelo tipo de crescimento, determinado ou indeterminado. As cultivares de crescimento determinado têm crescimento limitado e são as utilizadas para o plantio sem estaquia sendo, portanto, conhecidas como tomate rasteiro, que é cultivado normalmente para processamento industrial.
As plantas de crescimento indeterminado tem crescimento ilimitado, podendo chegar a 10m de comprimento. O tutoramento ou estaquia é necessário para que a planta fique ereta e os frutos não mantenham contato com o solo.