Contando Ciência na Web
Regiões Regiões
Olá amiguinho! Esta é a região Norte do Brasil!
Região Norte Região Norte
A região Norte é conhecida por ser a maior do Brasil em extensão territorial, e é também a que possui a menor concentração populacional.
Formada por sete estados – Amazonas (AM), Pará (PA), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO) –, a região abriga a imensa Floresta Amazônica e possui a maior biodiversidade do planeta, com uma extensa fauna e flora. Ela também é dona da maior bacia hidrográfica das Américas e do maior rio do mundo – o Rio Amazonas.
Uma característica da população dessa região é a concentração de pessoas nas margens dos rios, os quais sobrevivem da pesca. Além desses ribeirinhos – nome que essas pessoas recebem –, a região é habitada por comunidades indígenas, caboclas, extrativistas e negras, remanescentes de quilombos, e das populações que vivem nas cidades.
Na região Norte, a Embrapa está presente em todas as capitais, totalizando sete Unidades de Pesquisa: Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Rondônia e Embrapa Roraima.
Unidades da Embrapa na Região Norte Unidades da Embrapa na Região Norte
-
Embrapa Acre (Rio Branco/AC)
Soluciona problemas de culturas alimentares do extremo oeste brasileiro. Realiza pesquisas nas áreas de produção florestal e pecuária sustentável, sistemas integrados e áreas degradadas, frutas e plantas nativas agroindustriais.
Foto: Elias Jorge -
Embrapa Amapá (Macapá/AP)
Localizada no Norte da Amazônia, atua na geração de tecnologias compatíveis com as características dos ecossistemas da região e das pessoas que ali vivem, entre elas ribeirinhos, extrativistas, pequenos produtores familiares e assentados da reforma agrária.
Foto: Fábio Martins -
Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM)
Desenvolve estudos em aquicultura, culturas alimentares e agroindustriais, cultivo de plantas medicinais e condimentares, olericultura, silvicultura e manejo florestal, sistemas agroflorestais, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e fruticultura.
Foto: Felipe Santos -
Embrapa Amazônia Oriental (Belém/PA)
Reflete a grandiosidade e diversidade da Amazônia. Possui um herbário com mais de 185.500 exemplares de plantas e uma coleção entomológica de 32 mil espécimens, que vão de besouros a minúsculas formigas.
Foto: Ronaldo Rosa -
Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO)
Criada com o objetivo de dar uma resposta estratégica à crescente demanda por soluções tecnológicas pelos setores de aquicultura e pesca. Busca também viabilizar soluções para a produção agrícola por meio de sistemas integrados no Tocantins e estados vizinhos.
Foto: Jefferson Chistofoletti -
Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO)
Atua na geração de conhecimento e tecnologias para a Amazônia, com ênfase em Rondônia, e foca seus esforços em quatro principais temas: café, produção vegetal, florestas e produção animal.
Foto: Rafael Rocha -
Embrapa Roraima (Boa Vista/RR)
Unidade de pesquisa ecorregional, que possui pesquisas amplamente vinculadas às demandas produtivas do agronegócio, da agricultura familiar e da agricultura indígena, aliadas às novas necessidades de sustentabilidade ambiental do estado de Roraima.