Pragas dos grãos armazenados

Conteúdo atualizado em: 04/09/2025

Autores

Eliane Dias Quintela - Embrapa Arroz e Feijão

Flávia Rabelo Barbosa - Consultora autônoma

 

Caruncho-do-feijão Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Bruchidae)

Esse caruncho ocorre nas regiões mais quentes dos trópicos e só infesta os grãos após a colheita, no armazenamento do feijão. A fêmea tem coloração marrom e difere do macho por ser maior e apresentar quatro manchas de cor creme nos élitros. Coloca, em média, 36 ovos aderidos firmemente nas sementes. A 26º C, os ovos desenvolvem em cinco a sete dias, a larva em 14-16 dias e a pupa em seis a sete dias. As larvas penetram diretamente do ovo para o interior das sementes, onde passam por quatro ínstares, quando se transformam em pupas. A larva do último ínstar e a câmara pupal ficam visíveis externamente, na forma de um orifício circular coberto por uma fina camada do tegumento da semente. O adulto emerge pelo orifício, vive por aproximadamente 14 dias e normalmente não se alimenta.
 
Danos: Causam danos aos grãos devido às galerias feitas pelas larvas, destruindo os cotilédones, reduzindo o peso e a germinação da semente e favorecendo a entrada de microorganismos e ácaros. Ocorre também aquecimento dos grãos. (Figura 1)
 
Fotos: Sebastião Araújo
Figura 1. Caruncho-do-feijão (Zabrotes subfascia- tus). A) Adultos e ovos; B) Danos.

 

Caruncho-do-feijão Acanthoscelides obtectus (Coleoptera: Bruchidae)

o principal caruncho do feijoeiro nas regiões temperadas em clima ameno e pode iniciar o ataque antes da colheita do feijão, inserindo os ovos nas vagens.
O adulto de A. obtectus apresenta coloração cinza com manchas claras e vive por aproximadamente 14 dias. As fêmeas são maiores que o macho e colocam, em média, 45 ovos soltos entre os grãos. As larvas, branco-leitosas, saem à procura do hospedeiro logo após a eclosão e, para sua penetração no grão, precisam de uma superfície para se apoiar. As pupas são branco-leitosas e, próximo à emergência dos adultos, ficam marrons, sendo visíveis externamente, na forma de um orifício circular coberto por uma fina camada do tegumento da semente.
 
Danos: Este caruncho causa danos semelhantes a Z. subfasciatus, depreciando a qualidade comercial dos grãos devido às galerias de alimentação e à presença de insetos, ovos e excrementos. (Figura 2)
 

Fotos: Sebastião Araújo

Figura 2. Caruncho-do-feijão (Acanthoscelides obtectus). A) ovos; B) Adulto; C) Danos.