Embrapa Gado de Corte
Cinquentenário do Centro de Pesquisa é celebrado em sessão solene
Foto: Agro Agência
As personalidades são escolhidas de acordo com os serviços e as contribuições à pesquisa brasileira.
As cinco décadas de pesquisa e inovação da Embrapa Gado de Corte (MS) foram lembradas durante solenidade na Câmara Municipal da Capital, nesta segunda-feira, 18. A sessão solene, proposta pelo vereador Dr. Jamal, homenageou 22 pessoas com a Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”.
Na abertura, o proponente e presidente da sessão, Jamal Salem, reconheceu o trabalho realizado ao longo dos 50 anos da Unidade da Embrapa e ressaltou que “a pecuária brasileira hoje é tão relevante à economia brasileira, graças ao esforço dos pesquisadores”. Os homenageados, ele lembra, são exemplos de dedicação e profissionalismo com impacto na economia do Estado e do País.
Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Semadesc), Jaime Verruck, de fato não dá para imaginar a pecuária brasileira sem os resultados da estatal e a capacidade e o conhecimento de seus cientistas. “O Brasil, como um país exportador, tem sua pecuária competitiva e sustentável, e isso passa pela Embrapa e pela pesquisa que aconteça em solos sul-mato-grossenses”, destacou Verruck.
Criar os próximos 50 anos e a nova pecuária nacional são desafios adiante e Mato Grosso do Sul e a Embrapa Gado de Corte, segundo o secretário, são parte da solução. O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) ratifica. Como representante dos produtores rurais, a revolução ocorrida no campo chegou à cidade e trouxe benefícios para todos, distribuída por toda a sociedade.
O Sistema Famasul e a Semadesc são antigos parceiros da Empresa, inclusive na realização de eventos, como a Dinapec - Dinâmica Agropecuária. Outra organização presente na sessão e também parceira é a Biotick, empresa de investimentos em startups e novas tecnologias. Com seis anos de cooperação técnico-científica no desenvolvimento da vacina contra o carrapato-do-boi com a Embrapa Gado de Corte, a Biotik mantém projetos também com a Embrapa Pecuária Sudeste (SP) e o Instituto Butantan.
“Ao acompanhar o trabalho liderado pelo pesquisador Renato Andreotti aprendi a admirar mais ainda a Embrapa. Cada real investido na pesquisa transforma a agricultura brasileira. É possível tornar a Embrapa na Nasa da agropecuária tropical”, frisa Antonio Maciel Neto, diretor da Biotick.
Em termos de resultados, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Antonio Rosa, revela que os dados do Balanço Social, ano-base 2024, demonstram que “com apenas sete das nossas tecnologias (cultivares Marandu, Mombaça, Massai e Piatã; recuperação de pastagens degradadas no cerrado; sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no Estado de MS e touros Nelore geneticamente superiores), são 14,1 bilhões de reais. São cento e dezesseis reais e quarenta e sete centavos de retorno ao País”.
Verruck e Maciel estavam entre os homenageados, ao lado de ex-gestores do Centro de Pesquisa, representantes de entidades parceiras e empregados. As personalidades são escolhidas de acordo com os serviços e as contribuições à pesquisa brasileira, entre setor público e privado, e a solenidade foi instituída pela Resolução 1370/23.
Relação de homenageados e vereadores:
- Epaminondas Neto, Papy – Jaime Elias Verruck (Semadesc)
- Carlão – Márcio De Araújo Pereira (Fundect)
- André Salineiro – Dérek Octávio Ayoub Godoy (Canal do Boi)
- Junior Coringa – Araê Boock (Embrapa)
- Landmark – José Carlos Peixoto de Miranda (Embrapa)
- Luiza Ribeiro – Zenith João de Arruda (Embrapa)
- Maicon Nogueira – Esther Guimarães Cardoso (Embrapa)
- Marquinhos Trad – Selma Lúcia Lira Beltrão (Embrapa)
- Ronilço Guerreiro – Ivo Bianchin (Embrapa)
- Veterinário Francisco – Ronney Robson Mamede (Embrapa)
- Wilson Lands – Marcos Antonio Molina dos Santos (Marfrig Global Foods)
- Dr. Jamal – Antonio Maciel Neto (Biotick) e Luiz Antônio Monteiro (Nutroeste)
- Dr. Jamal - Celso Boin, Cleber Oliveira Soares, Edson Vieira de Moraes, João Gomes da Costa, José Raul Valério, Kepler Euclides Filho, Manuel Cláudio Motta Macedo, Rafael Geraldo de Oliveira Alves e Roberto Giolo de Almeida (Embrapa).
Homenagem – A denominação da Medalha homenageia Afonso Nogueira Simões Corrêa, natural de Maracaju. Ele é graduado em Agronomia, com pós-graduação em Zootecnia. Faleceu em Campo Grande no dia 18 de março de 2016, aos 94 anos. Técnico de reconhecida competência, foi funcionário concursado do Ministério da Agricultura, onde exerceu diversas funções de chefia e cargos em comissão.
Liderando um grupo técnico composto por funcionários do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste (IPEAO), Afonso Nogueira Simões Corrêa foi autor de documento com exposição de motivos, com base no qual, o Presidente Geisel decidiu pela indicação de Campo Grande como sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa, instalado a partir do dia 18 de agosto de 1975. A partir de 12 de maio de 1980 passou prestar serviços à Embrapa Gado de Corte, como assessor técnico, função que exerceu até a sua aposentadoria.
Acompanhe a sessão solene:
Acesse as fotos.
Colaboração: Assessoria Câmara Municipal Dalízia Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte
Contatos para a imprensa
gado-de-corte.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 67 3368-2144
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/