Busca de notícias Busca de notícias

19/08/25 |   Agricultura familiar  Gestão Estratégica  Melhoramento genético  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa Roraima celebra seus 44 anos com um conjunto de atividades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo -

Em comemoração aos seus 44 anos, a Embrapa Roraima realizou uma série de eventos na semana passada. A comemoração iniciou com um dia de campo na quarta-feira (13), no Campo Experimental Água Boa, onde estão sendo conduzidas pesquisas com café e trigo para identificar as condições do plantio no bioma Cerrado. O evento reuniu pesquisadores, produtores rurais e autoridades.

O objetivo da pesquisa é selecionar variedades promissoras aos produtores, capazes de se desenvolver em um ambiente com desafios como chuvas intensas, altas temperaturas, grande umidade e solos pobres. Além do melhoramento genético, a iniciativa inclui orientações sobre manejo do solo, adubação e irrigação, aspectos considerados essenciais para enfrentar problemas de pragas, doenças e deficiências nutricionais.

A realização do dia de campo com as duas culturas atende a uma importante demanda, especialmente da agricultura familiar, devido à alta rentabilidade para pequenos produtores, afirmou Hyana Lima, chefe-geral da Unidade. “No caso do café, antecipamos um mercado promissor, pois empresas de beneficiamento no Amazonas, que atualmente adquirem o produto de outros estados, demonstram interesse em adquirir o grão produzido em Roraima”, relatou.

Lima informou que o objetivo é selecionar os materiais mais adaptados, proporcionando segurança ao produtor, que poderá contar com recomendações embasadas em pesquisa e evitar tentativas sem sucesso. “A participação da pesquisa é fundamental para fornecer essas orientações, fundamentadas na seleção e nos resultados obtidos pela Embrapa Roraima”, complementou.

A gestora afirmou que o trigo é uma das alternativas de cultivo para o vazio sanitário da soja, época em que a cultura é proibida devido à ferrugem asiática.

Nesse contexto, o dia de campo teve a participação do pesquisador e chefe-geral da Embrapa Cerrados Sebastião Pedro, que desenvolve em colaboração com a Embrapa Trigo trabalhos de  tropicalização da cultura. “Essa iniciativa, especialmente relevante no Cerrado, está sendo implementada no Nordeste e agora se expande para o Norte, incluindo Roraima, onde a savana local compartilha características com o Cerrado, com a proposta testar materiais adaptados às condições edafoclimáticas de Roraima", finalizou Lima.

Em relação ao trigo, Sebastião Pedro afirmou que o potencial agrícola do estado é elevado, porém é necessário continuar as pesquisas utilizando os clones hibrídos, tanto no cultivo do café quanto na produção experimental do trigo e de outros grãos.

"Assim como aconteceu com a soja, apostamos que o trigo e o café também terão bons resultados. Com irrigação, é possível aumentar a produtividade e produzir o ano todo. No trigo, o principal desafio é o calor, que encurta o ciclo para cerca de 70 a 80 dias, mas o melhoramento genético pode ajustar isso. Dentro de cinco anos, acreditamos ter trigo adaptado para abastecer o mercado local e mitigar doenças do solo", destacou.

No dia de campo Café e Trigo, o produtores acompanharam a palestra “Plantação e manejo inicial da lavoura de café conilon", com Abrãao Verdin, pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Em seguida, os pesquisadores Cássia Pedrozo (Embrapa Roraima) e Marcelo Curitiba (Embrapa Café) apresentaram resultados do experimento que vem sendo conduzido com 51 clones para seleção de materiais promissores para a região.

"Nosso objetivo é identificar quais materiais se adaptam melhor às condições do cerrado de Roraima, mas sabemos que o desempenho pode variar entre regiões. A partir dessa seleção, esperamos reduzir o número de clones para ampliar testes em outras áreas e, assim, refinar as recomendações", disse a pesquisadora.

Os resultados do estudo devem servir de base para o desenvolvimento de cultivares resistentes e produtivas, capazes de se adaptar às especificidades da região.

Deivis Queiroz, produtor de mudas de café, disse que as informações do evento agregam conhecimento e foco. Ele destacou também a oportunidade de encontrar outros produtores interessados no crescimento da cultura em Roraima.

Homenagem na Assembleia Legislativa 

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, na quinta-feira (14), uma sessão especial em comemoração aos 44 anos da Embrapa no estado. O evento foi marcado por reconhecimento institucional e pela entrega de honrarias a pesquisadores e empregados que contribuíram para o avanço da agropecuária roraimense.

A cerimônia teve como destaque a concessão da Comenda Orgulho de Roraima, do Título de Cidadão Benemérito e da Ordem do Mérito Legislativo à instituição e a personalidades que se destacaram pelo impacto de suas ações no desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a excelência dos homenageados e a importância de reconhecer aqueles que atuam com dedicação e resultados concretos. “São nomes que deixam um legado. A Assembleia cumpre seu papel ao valorizar servidores públicos e cientistas que mudaram a realidade agrícola do nosso estado”, frisou.

O deputado Gabriel Picanço (Republicanos), autor da proposta da homenagem, ressaltou o impacto das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa em Roraima desde a década de 1980. “Estamos reconhecendo cientistas que chegaram aqui para estudar cultivares como soja, milho e arroz. Essas terras, antes improdutivas, hoje são um celeiro de produtividade graças a esses profissionais. É uma homenagem merecida a quem contribuiu para o crescimento do nosso estado e do Brasil”, reconheceu.

Também participaram da solenidade os deputados Coronel Chagas (PRD), Marcelo Cabral (Cidadania), Aurelina Medeiros (Progressistas), Catarina Guerra (União), Dr. Cláudio Cirurgião (União) e Marcos Jorge (Republicanos), que reafirmaram em suas falas o compromisso da Casa com o reconhecimento do trabalho dos homenageados. Eles ressaltaram o papel estratégico da Embrapa para o desenvolvimento econômico de Roraima e a importância de valorizar os profissionais que se dedicam à pesquisa e ao serviço público.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clenio Pillon, enfatizou que a Embrapa em colaboração com as demais instituições do sistema nacional de pesquisa agropecuária, desempenha papel fundamental na transformação das realidades do campo. Pillon ressaltou a contribuição da Embrapa Roraima ao longo dessas quatro décadas, auxiliando na configuração do setor agropecuário, que representa aproximadamente 30% da economia estadual, demonstrando sua importância.

A pesquisa agropecuária permitiu avanços como a expansão da soja, diversificação de culturas e aumento da produção com contribuição para a redução do custo da cesta básica. “Os desafios atuais incluem produção sustentável, conservação ambiental, alimentos saudáveis, geração de emprego e renda, além de garantir alimentos acessíveis", declarou.

Hyana Lima, chefe-geral da Embrapa Roraima, homenageada na sessão solene da ALE-RR, disse que a Empresa tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento da agropecuária no estado. “Essas homenagens são importantes para valorizar o papel da Embrapa e de seus colaboradores, que têm se dedicado ao desenvolvimento sustentável da agricultura em nosso estado”, concluiu.

Relação dos homenageados

No plenário Noêmia Bastos Amazonas da Assembleia Legislativa, pesquisadores e empregados que contribuíram para o avanço da agropecuária roraimense foram homenageados com a entrega de honrarias.

Receberam a comenda Orgulho de Roraima: Amaury Burlamaqui Bendahan, Cássia Ângela Pedrozo, Erci de Moraes (in memoriam), Haron Abrahim Magalhães Xaud, Newton de Lucena Costa, Oscar José Smiderle, Ozélio Izidório Messias, Roberto Dantas de Medeiros, Teresinha Costa Silveira de Albuquerque e Wellington Costa Rodrigues do Ó.

 

Agraciados com o título de Cidadão Benemérito do Estado de Roraima: Antônio Carlos Centeno Cordeiro, Daniel Gianluppi, Otoniel Ribeiro Duarte e Vicente Gianluppi.

 

Com a Ordem do Mérito Legislativo: Hyanameyka Evangelista de Lima Primo e Ramayana Menezes Braga.

 

Posse do CAE

Na manhã do dia 15, ocorreu a primeira reunião de 2025 do Comitê Assessor Externo (CAE) da Embrapa Roraima, com a participação do diretor Clenio Pillon e dos gestores da Unidade. A reunião também marcou a posse dos novos integrantes, cujo mandato é de dois anos, podendo ser reconduzidos uma única vez.

Homenagem UERR

Na noite no dia 15 aconteceu uma solenidade na Universidade Federal de Roraima (UERR) para entrega de título de Doutor Honoris Causa a quatro pesquisadores (Daniel Gianluppi, Vicente Gianluppi, Ramayana Menezes Braga e Wellington Costa Rodrigues do Ó), e Menção Honrosa e outros dois pesquisadores (Antônio Carlos Centeno Cordeiro e Otoniel Ribeiro Duarte). 

Para o pesquisador Ramayana Braga, as homenagens recebidas tanto na Assembleia Legislativa, com a Ordem do Mérito Legislativo, quanto na UERR, com o título de Doutor Honoris Causa, representam um momento de grande satisfação. “É gratificante ver o reconhecimento da sociedade pelo trabalho que realizamos na Embrapa, sempre buscando contribuir para o crescimento da instituição e dos colegas”, destacou.

Elizabete Antunes ((MTb 744/DF))
Assessoria de Comunicação

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Todas as notícias do portal Embrapa