11/06/25 |   Transferência de Tecnologia

Noite de Campo apresenta vantagens do cultivo protegido de hortaliças

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marlos Alves

Marlos Alves -

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza) realiza uma Noite de Campo, no município de Guaraciaba do Norte, localizado na Serra de Ibiapaba, na zona norte do Ceará, na sexta-feira, dia 13 de junho. O evento vai apresentar a produtores rurais, profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes e representantes de empresas dos setores de sementes e irrigação, as vantagens do cultivo protegido de hortaliças. O encontro acontece na vitrine tecnológica da empresa Forteagro, parceira nas pesquisas com cultivo protegido de hortaliças, e será realizado também no sábado, no formato de Dia de Campo.

A Serra de Ibiapaba é o principal polo produtor de hortaliças do Ceará, em cultivo protegido, e Guaraciaba do Norte se destaca como centro de produção de tomate, mas muitos produtores ainda realizam a atividade com pouca adoção de tecnologias. Para fortalecer a produção na região, desde 2009 a Embrapa investe em pesquisas para o desenvolvimento de processos tecnológicos que resultem em maior eficiência produtiva e retorno econômico na atividade. Em parceria com a Estufa Timbaúba, a Embrapa lançou, em 2024, um sistema de cultivo de tomate-cereja, em vasos, com uso de fibra de coco como substrato para desenvolvimento das plantas, em ambiente protegido (estufa).

“Esse método permite ganhos em produtividade em torno de 33%, quando comparado a cultivos conduzidos em campo aberto. Além de maior produtividade, em relação ao sistema tradicional, a obtenção de frutos com alto padrão de qualidade facilita a comercialização e possibilita melhores preços para o produto no mercado”, comenta o pesquisador Fábio Miranda, autor da tecnologia.

 

Fertirrigação com alta precisão

Em março deste ano a tecnologia ganhou uma vitrine tecnológica na área de comercialização da Forteagro, empresa do ramo agropecuário com sede em Guaraciaba do Norte. A parceria tem possibilitado adaptar o sistema de cultivo protegido para a produção de outras hortaliças, como o pimentão colorido e folhosas (alface, rúcula, cebolinha e coentro). A vitrine tecnológica reúne três modelos de estufas, integrados, para viabilizar o cultivo protegido de diferentes ti8pos de hortaliças, cada um pensado para atender especificidades das culturas.

Segundo o pesquisador Marlos Alves, coordenador da Noite/Dia de Campo, o cultivo protegido de hortaliças é uma atividade comum entre os produtores da região de Ibiapaba e as pesquisas têm ajudado a aprimorar a atividade. “Por meio da vitrine tecnológica, estamos refinando ainda mais o sistema desenvolvido e, dentre as inovações incorporadas, destaca-se um sistema de fertirrigação totalmente automatizado, que determina com alta precisão as quantidades de água e fertilizantes conforme a necessidade da planta e realiza as aplicações sempre que necessário. Outro diferencial da vitrine tecnológica é o cultivo de folhosas em leito de areia, prática hidropônica de baixo custo e alta eficiência com esse tipo de hortaliça”, explica.

A região de Ibiapaba abrange 10 municípios do Ceará (Viçosa do CearáTianguáUbajaraIbiapinaSão BeneditoCarnaubalGuaraciaba do NorteCroatá, GranjaIpu), além de faixas do Piauí. A noite de Campo e o Dia de Campo serão divididos em quatro estações, que abordarão o sistema de irrigação e fertirrigação utilizados no cultivo de hortaliças protegido e o cultivo e manejo de tomate, de pimentão e de folhosas. “Nossa expectativa é compartilhar esse conhecimento tecnológico com produtores de todos os municípios cearenses situados na região. A apresentação das informações em dois momentos possibilita ampliar o alcance do evento, já que alguns públicos têm maior facilidade para participar à noite e outros durante o dia”, enfatiza Alves.

 

Benefícios para a cultura e para o meio ambiente

Os estudos da Embrapa mostram que além do aumento na produtividade, o cultivo protegido de hortaliças, em estufa, proporciona outras vantagens como maximização do uso da água e da nutrição das plantas, com economia desse recurso natural e de nutrientes; maior controle de pragas e doenças, com redução no uso de defensivos agrícolas; frutos de qualidade e com valor comercial; e redução de custos com mão de obra, em função da diminuição da necessidade de tratos culturais como capinas e pulverizações e com manuseio do sistema de irrigação.

Além disso, o uso de substrato de fibra de coco no cultivo protegido do tomateiro e pimentão proporciona benefícios para as culturas e para o meio ambiente. Essa matéria prima, abundante na região Nordeste, é praticamente inerte e permite rápida absorção dos nutrientes aplicados na planta, devido à boa aeração e capacidade elevada de retenção de água e pH neutro. Outra vantagem do aproveitamento da fibra de coco é a destinação adequada para esse resíduo da produção de coco, prática que reduz impactos ambientais.

 

Parceria com Forteagro

Há um ano Gutemberg Pinto, proprietário da Forteagro buscou a Embrapa e expôs a necessidade de levar tecnologias para a região de Ibiapaba, com foco na melhoria dos sistemas de produção de hortaliças. “Então, surgiu a ideia de divulgar o cultivo protegido de hortaliças na Serra de Ibiapaba. A partir daí começamos a montar uma vitrine na empresa, com algumas estufas e outras tecnologias. Acredito no potencial das tecnologias da Embrapa e, junto com a equipe de pesquisadores, podemos contribuir para melhorar o acesso dos produtores a esse conhecimento”, conta.

Além do cultivo protegido em estufa, o sistema requer investimento em irrigação inovadora, para possibilitar um uso mais racional da água e de fertilizantes, e uma escolha acertada do substrato que será utilizado para sustentação da planta, já que o cultivo é feito em vasos. Preparamos esse ambiente para mostrar para o produtor rural que no cultivo protegido é possível cultivar mais de uma cultura e produzir mais em menos espaço. Nesse primeiro momento de compartilhamento de informações, é fundamental evidenciar todas as vantagens da tecnologia e possibilidade de retorno do investimento, para despertar o interesse do público.

“Durante as atividades vamos divulgar o cultivo protegido de hortaliças e ao mesmo apresentar modelos de estufas para os produtores. Aqueles que desejarem adotar a tecnologia, contarão com a nossa assessoria na elaboração do projeto da estufa, de acordo com os objetivos de produção, aquisição do equipamento junto a um fabricante de São Paulo, montagem e uso, além de outros aspectos necessários para realizar um investimento seguro e usufruir bem da tecnologia”, afirma o empresário.

 

SERVIÇO:

O quê: Noite de Campo e Dia de Campo

Quando: 13 junho de 2025, às 18h, e 14 de junho, às 8h

Onde: Vitrine Tecnológica da Forteagro - Rodovia CE 187, Km 201, nº 2966 - Zona Sub Urbana, Guaraciaba do Norte - CE

Diva Gonçalves (Mtb-0148/AC)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: 85992183588

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cultivo-protegidoproducao-de-hortalicastecnologia-sustentavel