Busca de Notícias Busca de Notícias

08/08/25 |   Transferência de Tecnologia

Brasil sediará o Congresso GiESCO em 2027

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Brasil foi oficialmente confirmado como sede do 24º Congresso Internacional GiESCO, um dos mais importantes eventos mundiais da viticultura e enologia, que será realizado em Bento Gonçalves (RS), na última semana de outubro ou primeira de novembro de 2027. A proposta foi apresentada pelo pesquisador Giuliano Elias Pereira, da Embrapa Uva e Vinho, durante a assembleia de encerramento da 23ª edição do evento, realizada de 26 de julho a 1º de agosto de 2025 em Geisenheim, na Alemanha. O evento contou com a participação de 350 pessoas de 24 países.

O anúncio marca um momento histórico para a pesquisa vitivinícola brasileira. A organização do evento será conduzida por um grupo coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com diversas instituições do setor. Também está sendo planejado um pré-evento no Vale do São Francisco, para apresentar aos participantes a vitivinicultura tropical brasileira.

Durante a 23ª edição do evento, pesquisadores,  professores e estudantes do mundo todo discutiram temas centrais para o futuro da viticultura, como manejo de solo e água, digitalização, mecanização e robótica, viticultura orgânica e sustentável, biodiversidade, mudanças climáticas e produção de espumantes. Um dos destaques foi a apresentação de tecnologias de simulação de aquecimento global em vinhedos da variedade Riesling, na Universidade de Geisenheim, por meio da aplicação controlada de CO₂ nas videiras. A programação também incluiu visitas técnicas a vinícolas, vinhedos experimentais, adegas e atrações culturais da região do Reno, com degustações de vinhos e comidas típicas.

Na mesma assembleia, também foi definida a sede do 25º Congresso, em 2029, que será realizado na China, superando a candidatura de Bordeaux, na França.

Em uma das fotos do evento (em anexo), Pesquisador Giuliano aparece ao lado de figuras históricas do GiESCO, como o francês Alain Carbonneau e o italiano Giovanni Cargnello (criadores do grupo), além do alemão Hans Schultz (presidente da Universidade de Geisenheim) e do francês Laurent Torregrosa (presidente do GiESCO).


Saiba mais em: https://www.hs-geisenheim.de/en/university/organization/administrative-units/communication-marketing-and-event-management/overview/giesco-2025

 

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 34558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

eventocongresso-giesco23rd-international-giesco-congress