Busca de Notícias Busca de Notícias

11/07/25 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Uva e Vinho presente nos 20 anos da AFAVIN

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Adroir fotógrafo

Adroir fotógrafo - Embrapa Uva e Vinho recebeu o documento formalizando o repasse da emenda parlamentar do senador Hamilton Mourão para realização de projeto da D.O.

Embrapa Uva e Vinho recebeu o documento formalizando o repasse da emenda parlamentar do senador Hamilton Mourão para realização de projeto da D.O.

Parceria entre pesquisa, produtores e território projeta Farroupilha como referência em moscatéis de excelência

Há duas décadas, um grupo de produtores de Farroupilha se unia em torno de um sonho: transformar o potencial dos vinhos moscatéis da região em uma marca de qualidade reconhecida no Brasil e no mundo. Para tirar esse projeto do papel, a parceria com a Embrapa Uva e Vinho foi fundamental desde o início, unindo conhecimento técnico, pesquisa aplicada e a tradição de quem vive da uva e do vinho.

Em 2004, nascia a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (AFAVIN), impulsionada por um objetivo ambicioso: conquistar a Indicação de Procedência (IP) para os vinhos moscatéis da região de Farroupilha. Com o apoio da Embrapa, da Universidade de Caxias do Sul, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de outras instituições, esse trabalho coletivo se transformou em conquista concreta uma década depois, em 2015, quando a IP Farroupilha foi oficialmente reconhecida, certificando a autenticidade e a qualidade dos vinhos moscatéis da região.

Desde então, AFAVIN e Embrapa caminham lado a lado na evolução de Farroupilha como Capital Nacional do Moscatel, título conquistado em 2019 e celebrado a cada safra. Essa parceria se fortalece em diversas frentes: estudos que subsidiam novas tecnologias de produção, eventos que aproximam produtores e consumidores e ações para garantir que cada garrafa leve a história e o sabor do território para dentro e fora do Brasil.

No dia 8 de julho, durante a festa que celebrou os 20 anos da associação e os 10 anos da IP, a parceria ganhou um novo impulso. Em uma cerimônia marcada por emoção e projeções para o futuro, a Embrapa Uva e Vinho recebeu o documento formalizando o repasse de R$ 369 mil, via emenda parlamentar do senador Hamilton Mourão. O recurso será investido em pesquisas, incluindo um projeto que dará os subsídios técnicos necessários para a conquista da Denominação de Origem (DO), uma certificação ainda mais específica, que atesta a relação única entre o terroir de Farroupilha com a qualidade dos seus vinhos moscatéis.

“Estar aqui celebrando os 20 anos da Afavin e os 10 anos da Indicação de Procedência traz um sentimento de alegria, de satisfação e principalmente de dever cumprido. A história da AFAVIN e da IP Farroupilha mostra que quando ciência, produtores e comunidade caminham juntos, o resultado aparece em forma de desenvolvimento, qualidade e reputação. É uma grande realização ver a valorização do trabalho da pesquisa e de como isso está apoiando o desenvolvimento não só da associação e seus produtores, mas como de todo o município e da região”, pontuou o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin.

Ele ainda complementou que o momento atual é de reconhecimento do caminho já percorrido e de motivação para os próximos passos: “E isso nos motiva a abraçar o desafio para trabalhar nos próximos anos na obtenção do registro da denominação de origem para esses vinhos, agregando ainda mais valor e identidade para os moscatéis de Farroupilha”, destacou Cargnin.

A importância do apoio da Embrapa foi destacada pela presidente da AFAVIN, Natália Sanches Taffarel: “Da IP à D.O., cada conquista fortalece nossa identidade como território de vinhos de excelência. A Denominação de Origem só será possível com trabalho coletivo, pesquisa e dedicação. Nosso objetivo é consolidar Farroupilha não só no mercado brasileiro, mas também internacionalmente como referência em moscatéis de alta qualidade e para isso a condução da Embrapa é determinante ”, afirmou.

O pesquisador da Embrapa Jorge Tonietto, que coordenou o projeto da IP e estará à frente do projeto da DO, comenta que, a partir da consolidação da IP Farroupilha, este novo projeto já era esperado. Nele, vamos gerar todos os elementos para a conquista da Denominação de Origem pela coletividade de produtores da região de Farroupilha, pontua Tonietto. O projeto deverá envolver, além da Embrapa e da Afavin, o IFRS – Campus de Bento Gonçalves e a UFRGS.


20 anos de história e conquistas

Ao longo da sua trajetória, diversas foram as iniciativas realizadas pela AFAVIN que unem qualidade, promoção e desenvolvimento dos vinhos e espumantes moscatéis. Dentre elas destacam-se:

Festival do Moscatel: Criado em 2008, o Festival do Moscatel se consolidou atraindo milhares de visitantes e movimentando a economia de Farroupilha. Em sua 12ª edição, o festival se tornou vitrine dos vinhos, da cultura e da identidade do município, reforçando o título de Capital Nacional do Moscatel, conquistado em 2019.

 

Moscatel Garden: Nascido durante a pandemia em 2020, o Moscatel Garden rapidamente se tornou um dos carros-chefes da AFAVIN. Em sua 4ª edição, o evento oferece uma experiência imersiva nas vinícolas associadas, combinando natureza, gastronomia e os melhores moscatéis da região. Com formato descontraído e intimista, o Garden conquistou um público cativo e reforçou Farroupilha como destino enoturístico de excelência.

 

Seleção de Vinhos: A Seleção de Vinhos de Farroupilha, que completou 20 anos em 2024, tem sido fundamental para aprimorar a produção local. O concurso anual avalia e premia os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos da região, incentivando a excelência e a inovação entre os produtores associados.

 

Indicação de Procedência: Um dos maiores marcos da AFAVIN foi a conquista da Indicação de Procedência (IP) Farroupilha em 2015, fruto de uma década de trabalho conjunto liderado pela Embrapa Uva e Vinho, com a parceria da Universidade de Caxias do Sul, UFRGS e outras instituições. O registro concedido pelo INPI reconheceu a qualidade e singularidade dos vinhos moscatéis da região, abrindo portas para novos mercados. Desde então, mais de 12 milhões de rótulos foram certificados chegando ao mercado consumidor.

 

Rota Terra do Moscatel: Interrompida temporariamente devido às enchentes em 2024, a Rota Terra do Moscatel foi anunciada como um dos próximos passos da AFAVIN, integrando turismo e enologia em um roteiro que valoriza a paisagem, a cultura e os sabores farroupilhenses.

 

 

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da AFAVIN.

 

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 34558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ig-farroupilhaigvinhosfarroupilhaemenda-parlamentar