Embrapa Trigo
Notícias
Operação 365 é apresentada a lideranças políticas
A Operação 365, que preconiza estratégias para manter o solo coberto nos 365 dias do ano, foi apresentada ao vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, na tarde do dia 10/06, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, RS. No dia 11/06, a apresentação foi no Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília, DF. O programa, que visa à recuperação e conservação do solo na produção agropecuária com base em indicadores da pesquisa, é uma iniciativa da CCGL e da Embrapa.
A produção agropecuária gaúcha tem sido frequentemente afetada por frustrações climáticas. Levantamentos da Rede Técnica Cooperativa (RTC) mostram que, nos últimos 30 anos, o Rio Grande do Sul enfrentou perdas em cerca de 70% do período, quando o La Niña representou perdas em 40% dos anos e o El Niño em 30%. De acordo com Mércio Strieder, chefe de pesquisa da Embrapa Trigo, é preciso aumentar a taxa de infiltração de água no solo para reduzir perdas no campo e na cidade:
“Estamos trabalhando para reter a água da chuva no meio rural, mostrando que quando a água fica armazenada no solo reduz perdas na agropecuária tanto por estiagem quanto por enxurradas. A estratégia também favorece as cidades, já que a água da chuva vai chegar mais lentamente e em menor volume nos rios e córregos urbanos, reduzindo o impacto das enchentes”.
Para Caio Vianna, presidente da CCGL, a Operação 365 mostra os esforços da pesquisa e da assistência técnica cooperativa em prol da resiliência agrícola no Rio Grande do Sul, a partir do manejo para a melhor qualidade do solo com estabilidade produtiva. “Nosso trabalho está embasado em dados científicos capazes de mensurar, reportar e verificar as mudanças no sistema de produção. As estratégias conservacionistas e de gestão das propriedades já foram testadas e validadas pela pesquisa e estão prontas para a adoção dos produtores”, conta Vianna.
Uma das ferramentas de apoio à Operação 365 é a plataforma Smartcoop, que neste momento já reúne informações sobre 30% da área de produção agrícola do Rio Grande do Sul e poderia ser utilizado em larga escala pelos produtores gaúchos e assistência técnica no acompanhamento dos trabalhos de manejo de solo e gestão das propriedades, orientando para as intervenções necessárias em cada talhão ou na tomada de decisão do produtor. “A partir da plataforma, verificamos que a produtividade da soja, por exemplo, era 30% maior em áreas conduzidas com melhor manejo de solo. Mostrar ao produtor como chegar a esse ganho, com acompanhamento de forma rápida e em linguagem acessível, é a proposta do Smartcoop”, explica o gerente de pesquisa da RTC/CGGL.
O vice-governador Gabriel Souza lembrou o lançamento do programa Terra Forte, operacionalizado pela Emater/RS-Ascar, destacando a possibilidade de associar as ações da Operação 365 ao programa estadual. “A meta do Terra Forte é investir pesado na recuperação de solos e em ações de difusão de práticas de produção mais sustentáveis. Com objetivos similares, os dois programas, Terra Forte e Operação 365, podem trabalhar de forma integrada, mobilizando ainda mais as ações conservacionistas no Estado. Quem ganha é a população gaúcha”, conclui Souza.
Governo Federal
O trabalho de divulgação da Operação 365 na esfera federal acontece concomitante com o Governo Gaúcho. Na manhã do dia 11 de junho, a Operação 365 foi apresentada no Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília, DF. “Precisamos ampliar o alcance da Operação 365 para todos os produtores. Estamos discutindo a possibilidade de tornar o programa um instrumento de política pública que valorize as boas práticas agrícolas”, explica o Chefe-Geral da Embrapa Trigo Jorge Lemainski.
Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo
Contatos para a imprensa
trigo.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 54 3316-5800
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/