Embrapa Tabuleiros Costeiros
Jornada pelo Clima - Comunidades de Sergipe apontam problemas do Baixo São Francisco - Licitações
-
Código da Embrapa Tabuleiros Costeiros para consulta no Comprasnet
(Código UASG): 135013
Regulamento
Baixe o Regulamento de Licitações, Contratos e Convênios da Embrapa, publicado em junho de 2018.
No Portal de Compras Governamentais
A Embrapa subordina-se ao regime da Lei Nº 13.303, de 30 de junho de 2016, para licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações.
Por isso disponibiliza no Portal de Compras Governamentais todos os seus editais de licitação.
No Portal de Compras Governamentais você pode acessar as informações de qualquer Unidade da Embrapa, basta ter em mãos o Código da Embrapa Sede/SGE/GCIN 135058 ou o Código da Unidade de seu interesse.
Insira o “Código da UASG” no campo correspondente e clique em “OK”.
Com o código desejado, acesse, dentre outras informações sobre licitações, atas, relatórios de cotação eletrônica, licitações (avisos de licitações / avisos de licitações do dia / resultados de licitações), pregões (agendados / em andamento / realizados / pendentes de recurso, adjudicação, homologação / revogados, anulados ou abandonados / atas, anexos / internacionais com recurso do bid ou bird) e sessões públicas.
No Portal da Transparência
As informações relativas aos processos licitatórios da Embrapa podem ser acessados por meio do Portal da Transparência, onde podem ser consultados os participantes da licitação, os empenhos emitidos, os contratos, os adjudicatários, dentre outras informações.
Para encontrar as informações sobre licitações da Embrapa no Portal da Transparência, basta efetuar o passo a passo a seguir:
- Acessar o Portal da Transparência: http://transparencia.gov.br;
- No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas” -> “Licitações”;
- Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro. Algumas opções de filtro são: data de resultado da compra, data de abertura, situação, modalidade, instrumento legal de contratação e órgão. Para acessar os dados da EMBRAPA, colocar, no filtro “órgão”, o nome Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ou a sigla EMBRAPA ou, ainda, o código 22202;
- Depois é só clicar em Consultar.
Editais publicados no Portal Embrapa
Acesse os editais publicados no Portal Embrapa.
Relação de Aquisições de Bens
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre de 2022 (documento formato .ods)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre de 2022 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre de 2022 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre de 2021 (documento formato .csv)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre de 2021 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre de 2021 (documento formato .csv)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre de 2021 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre de 2020 (documento formato .csv)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre de 2020 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre de 2020 (documento formato .csv)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre de 2020 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre 2019 (documento formato .csv)
-
Relação de Aquisições de Bens - 2º semestre 2019 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre 2019 (documento formato .csv)
-
Relação de Aquisições de Bens - 1º semestre 2019 (documento formato .xlsx)
-
Relação de Aquisições de Bens 2018 (documento formato .csv)
- Relação de Aquisições de Bens 2018 (documento formato .xlsx)
PAGAMENTOS DA EMBRAPA SEDE EM ORDEM CRONOLÓGICA (IN 02/2016 MPOG) - OUT/2017
Para consultar informações sobre outras Unidades da Embrapa acesse o CÓDIGO DAS UNIDADES DA EMBRAPA
Lista de Licitações
Pregão
PE_90011_2024
Pregão Eletrônico SRP 90001/2024 - Embrapa Tabuleiros Costeiros
PE_SRP_030_2023
PE_029_2023
Edital Pregão Eletrônico PE 026/2023
Edital Pregão Eletrônico PE 025/2023
Pregão eletrônico 021/2023
Pregão eletrônico PE 020/2023
Aquisição de material de uso em laboratório
Registro de preços para aquisição de material e água mineral
Lista de Licitações
Jornada pelo Clima - Comunidades de Sergipe apontam problemas do Baixo São Francisco
Comunidades e atores locais de Brejo Grande, município sergipano localizado na foz do Rio São Francisco, receberam a equipe do projeto GeoBSF, na quinta (31) e sexta (1º), para ouvir diretamente das comunidades locais os principais problemas relacionados à convivência com o rio.
O GeoBSF é um projeto de pesquisa em rede, liderado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), que busca levantar os principais indicadores ambientais, sociais e econômicos dos municípios sergipanos e alagoanos localizados na região da foz do Rio São Francisco.
Sob liderança do pesquisador Marcus Cruz, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a ação de pesquisa reúne especialistas de quatro Unidades da Embrapa, as universidades federais de Sergipe e Alagoas, órgãos estaduais de desenvolvimento, associações, ONGs e diversos outros parceiros.
Os diálogos com atores locais aconteceram no Pólo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na quinta (31), e no galpão da Comunidade Quilombola Brejão dos Negros, na sexta (1º).
A primeira etapa da oficina, na quinta, reuniu pescadores e extrativistas, criadores de camarão e ostras, agricultores, representantes de associações locais e agentes públicos. Na sexta, o foco foi nas moradoras e moradores do território quilombola do município.
Brejo Grande já havia recebido a equipe do GeoBSF em 2024 para discutir as causas, consequências e alternativas de enfrentamento do avanço da água salgada do mar pelo leito do rio. Em maio, aconteceu a primeira oficina de 2025, em Piaçabuçu, município da margem alagoana na área da foz.
Veja abaixo a galeria completa com fotos do evento

Oficina
As oficinas participativas com as comunidades e atores locais promovem uma troca de percepções sobre como os problemas do Velho Chico têm afetado as suas atividades econômicas e seu modo de vida, sua saúde e o meio ambiente em seus locais de morada e trabalho.
Por meio de escuta ativa e documentando todas as respostas e intervenções, os membros do projeto pretendem agregar as informações que comporão o resultado final do projeto, que irá gerar uma base de dados digitais com um diagnóstico amplo e profundo dos aspectos socioeconômicos e ambientais da região.
Após o momento inicial de contextualização e sensibilização coletivas, conduzido por Marcus Cruz e pela analista de Transferência de Tecnologia Geovania Manos, o público se dividiu para a dinâmica em três grupos, e com o auxílio facilitadores foi possível debater e apontar os problemas mais relevantes ligado ao rio e suas principais causas, como a perda de vazão, escassez de chuvas, o avanço da água salgada do mar para o leito e a poluição das águas.
Ao final, com condução do pesquisador Julio Amorim e de Geovania Manos, membros dos grupos apresentaram o resultado das discussões na plenária, e tudo foi gravado e documentado para sistematização pelas equipes do projeto.
Como resultado das pesquisas, a ação pretende gerar indicadores, mapas, processos e softwares que permitam orientar de forma participativa a tomada de decisões para a formulação e execução de políticas públicas aplicadas ao desenvolvimento sustentável do território.
A oficina integra a Jornada pelo Clima, programação de preparação da Embrapa para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), promovendo discussões e partilha de conhecimentos para enfrentar e se adaptar às mudanças climáticas no planeta.
Assista a seguir ao vídeo com momentos das oficinas
Pesquisas
Com financiamento do CNPq, por meio da Chamada CNPq/MCTI/FNDCT/CT-Hidro Nº 63/2022 - Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Zonas Costeiras no Contexto das Mudanças Climáticas, o projeto se estende até 2026, e busca avaliar e validar indicadores ambientais e socioeconômicos como subsídio para a gestão integrada dos recursos hídricos da região estuarina do Rio São Francisco e da zona costeira adjacente.
Divididos em grupos de trabalho temáticos, os pesquisadores envolvidos já começaram a atuar na região desde 2023, tanto na coleta informações e dados mensuráveis nas dimensões geográficas, econômicas, físicas, químicas e biológicas – desde seleção de variáveis, análise espacial com geotecnologias, de amostras de água, solo e organismos aquáticos e outros subsídios para as pesquisas – quanto na interação com as comunidades para incorporar as percepções mais subjetivas ao diagnóstico.
Entre as entidades parceiras estão as Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL - Campus Penedo), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Prefeitura de Brejo Grande (SE), Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro – RS), Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Organização Socioultural Amigos do Turismo e do Meio Ambiente (Oscatma – Barra dos Coqueiros, SE) e Associação Aroeira (Piaçabuçu, AL).
Além da Embrapa Tabuleiros Costeiros, participam do projeto Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e Embrapa Hortaliças (Brasília, DF).
Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/