LGA I
Laboratório de Genética Animal I
O Laboratório de Genética Animal I (LGA I) tem como objetivos principais desenvolver e utilizar técnicas de biologia molecular para a caracterização e avaliação genética de espécies e/ou raças naturalizadas e comerciais de animais domésticos, visando à manutenção e conservação da variabilidade genética existente. Os projetos em andamento buscam estimar a diversidade e a estrutura genética, entre e dentre raças que fazem parte da programação de conservação de recursos genéticos animais da Embrapa. As espécies atualmente em estudo são: bovina, eqüina, asinina, bubalina, caprina, ovina e suína.
O LGA conta com um Banco de DNA e tecidos onde estão armazenadas, atualmente, mais de 8.200 amostras das diferentes espécies em estudo. Para as análises realizadas no LGA são utilizadas as seguintes técnicas: marcadores moleculares microssatélites, seqüenciamento de DNA mitocondrial e cromossomo Y bem como, polimorfismos de base individual (SNPs) identificados em genes relacionados a características de importância econômica para a pecuária brasileira.
Com estes estudos pretende-se, dentre outras finalidades:
- Identificar as principais origens filogenéticas das raças naturalizadas brasileiras;
- Auxiliar o manejo genético dos núcleos de conservação existentes;
- Identificar alelos/características específicas nas raças naturalizadas que podem vir a ser úteis nos rebanhos comerciais.
Responsável
-
Gleison Ricardo de Biazio
- Técnico
- Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Equipe
-
-
Patricia Ianella
- Pesquisadora
- Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
-
Alexandre Floriani Ramos
- Pesquisador
- Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia