Notícias Notícias

06/06/25 |   Comunicação

Embrapa Meio-Norte inicia programação do aniversário de 50 anos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Meio-Norte completa, neste mês de junho, cinco décadas de dedicação à pesquisa agropecuária no Brasil. Para marcar essa importante trajetória, a Unidade organizou uma programação especial comemorativa.

O centro de pesquisa tem pautado sua atuação pelo compromisso de contribuir para uma alimentação de qualidade e uma vida melhor para a sociedade. Ao longo dos últimos 50 anos, consolidou-se como um dos principais agentes de desenvolvimento do meio rural na região Meio-Norte do Brasil. Por meio de pesquisas, transferência de tecnologias e inovação para o agronegócio, suas ações ultrapassam os limites regionais e nacionais. Um importante exemplo são as cultivares de feijão-caupi, que se destacam no mercado internacional, impulsionando as exportações brasileiras.

 

Confira a programação dos 50 anos

11 de junho
Sessão solene na Câmara Municipal de Teresina, proposta pelo vereador Inácio Carvalho (PT).

12 de junho
Registro de foto aérea e plantio simbólico de bosque em Parnaíba (PI).

13 de junho
Registro de foto aérea e plantio de bosque em Teresina (PI), sede da unidade.

24 de junho
Sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí, proposta pelo deputado estadual Wilson Brandão (PP).

25 de junho
Celebração interna com empregados e aposentados da Embrapa Meio-Norte.

28 de junho
Dia de campo na Fazenda Sol Posto, em Campo Maior (PI), com foco em transferência de tecnologias e integração com produtores.

 

Sobre a Embrapa Meio-Norte                                                                                                                

Fundada em 13 de junho de 1975, a Embrapa Meio-Norte surgiu como substituta da então Unidade de Execução de Pesquisas de Âmbito Estadual de Teresina (UEPAE). Em 1993, sua missão foi oficialmente ampliada para atuar não apenas no Piauí, mas em toda a região Meio-Norte do Brasil, abrangendo também o estado do Maranhão.

A unidade tem como missão desenvolver soluções tecnológicas para a sustentabilidade do agronegócio na região, por meio de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Com sede em Teresina, uma unidade de execução de pesquisas em Parnaíba, e três estações experimentais, a Embrapa Meio-Norte conta atualmente com 213 colaboradores, entre pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes.

Ao longo de seus 50 anos de história, a unidade teve 12 chefes titulares, além de dirigentes interinos que contribuíram em diferentes fases da instituição.

A celebração do cinquentenário é uma homenagem não apenas ao passado de conquistas, mas também ao compromisso contínuo com o desenvolvimento científico e a inovação no campo.

Destaques em ações de Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Inovação

A Embrapa Meio-Norte tem sido protagonista no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao agronegócio na região Meio-Norte do Brasil, com ênfase em culturas como soja, feijão-caupi, arroz vermelho, milho e fruticultura. Destaca-se a introdução da soja adaptada às baixas latitudes, viabilizando a expansão dos cerrados do Piauí e Maranhão e atraindo agroindústrias que impulsionaram a economia regional. No caso do feijão-caupi, a Unidade liderou o melhoramento genético da cultura, tornando-a exportável, como evidenciado com a cultivar BRS Guariba. Também contribuiu para a valorização do arroz vermelho, tradicionalmente cultivado de forma artesanal, com foco em nichos de mercado e valor nutricional superior.

Além das grandes culturas, a Embrapa Meio-Norte atua fortemente na valorização da agricultura familiar e conservação de recursos genéticos animais. Projetos como o "Modelo Regeneração de Agricultura Familiar" geraram tecnologias sustentáveis para consórcios de culturas, manejo de galinha caipira e criação de caprinos. A conservação de grupos genéticos de caprinos (Marota e Azul), ovinos Santa Inês e de bovinos pé-duro, é um dos pilares da atuação da unidade, que também desenvolve soluções adaptadas ao semiárido. Destacam-se também os sistemas de produção sustentáveis com Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), adotados por produtores da região.

Outras áreas de destaque incluem a apicultura e meliponicultura, com foco na qualidade do mel e organização dos produtores; e a fruticultura, com cultivares e técnicas adaptadas ao clima regional. O Sisteminha, solução integrada de produção de alimentos em pequenos espaços, também ilustra a preocupação com segurança alimentar e geração de renda em áreas urbanas e rurais. Em todas essas frentes, a Embrapa Meio-Norte alia pesquisa, inovação e transferência de tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável da região e fortalecer sua inserção no mercado nacional e internacional.

Gabrielle Alves (orientada por Eugênia Ribeiro) (MTb 1091/PI - Eugênia Ribeiro)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3200 1300

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

aniversario-unidade