Busca de notícias Busca de notícias

29/08/25 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa firma parcerias e apresenta novidades ligadas à mitigação de efeitos do clima e à recuperação do Estado na 48ª Expointer

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fábio Ribeiro dos Santos

Fábio Ribeiro dos Santos - Nova publicação apresenta proposta para as encostas patamarizadas

Nova publicação apresenta proposta para as encostas patamarizadas

Embrapa assina várias parcerias, realiza atividades no Espaço Arena e apresenta ao público mais de 30 tecnologias até o dia 7 de setembro
 
De 30 de agosto a 7 de setembro de 2025, a Embrapa participa da 48ª Expointer, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), apresentando mais de 30 tecnologias, desenvolvidas por quatro unidades de pesquisas, com destaque àquelas com potencial para mitigação de efeitos climáticos adversos e recuperação dos sistemas produtivos gaúchos. O lançamento regional de uma publicação voltada à mitigação dos riscos de chuvas extremas na Serra Gaúcha, de um aplicativo para o manejo de água e nutrientes na cultura da maça e de uma nova seleção de vinhos; e a assinatura de cinco protocolos de intenções, no dia 5 de setembro, às 14h, no estande institucional, são os destaques deste ano
 
O foco na apresentação de soluções tecnológicas que promovem recuperação e resiliencia das propriedades está ligado ao plano Recupera Rural RS, construído junto à Plataforma Colaborativa Sul - um arranjo de pesquisa entre sete Unidades da Embrapa da região Sul do País para atuar no desenvolvimento de inovações para o enfrentamento às mudanças climáticas. A Embrapa também estará presente com vitrine de tecnologias em áreas de parceiros, como a Emater/RS-Ascar, onde serão apresentadas cultivares forrageiras e sistemas de plantios de pastagens para resiliência produtiva.
 
A participação institucional acontece no estande do Pavilhão Internacional, em parceria com Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Também participam os Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)
 
Lançamentos
 
A cerimônia de lançamento e assinatura de parcerias está prevista para o dia 5 de setembro, às 15h, no Espaço Arena do estande do Mapa, Embrapa e Conab, no Pavilhão Internacional. A data foi escolhida em função de sinalização de agenda do Ministro da Agricultura e Pecuária, segundo informações da Superintendência do Mapa no RS. A cerimônia contará com três lançamentos e a assinaturas de cinco protocolos de cooperação técnica. 
 
A Embrapa lança a publicação "Diagnóstico e proposições para mitigar riscos de chuvas extremas na Serra Gaúcha" - um produto do Recupera Rural RS que poderá ser conhecido em apresentação no Painel Especial no dia 2 de setembro. Outra novidade, desenvolvida em parceria com a empresa Agrimar, é o aplicativo Irrifert, ferramenta para o manejo de água e nutrientes frente aos desafios impostos pelas variações climáticas e pela escassez hídrica junto aos produtores de maçãs do sul do Brasil. O uso do aplicativo será apresentado no Espaço Arena, no dia 3 de setembro, às 14h.
 
E o terceiro produto a ser lançado é a 1ª Seleção de Vinhos a partir da uva BRS Lorena.  A iniciativa busca valorizar o sabor brasileiro e destacar o potencial desta uva 100% nacional, que foi desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil. A iniciativa tem como objetivos incentivar a melhoria contínua da qualidade dos vinhos e sucos elaborados com a BRS Lorena, ampliar as oportunidades de mercado e promover o trabalho das vinícolas participantes.
 
Assinaturas de parcerias
 
Um dos pontos fortes da Embrapa são as formalizações de parcerias durante a Expointer. No mesmo ato de lançamentos de tecnologias, no dia 5 de setembro, às 15h, no estande institucional, Embrapa Pecuária Sul e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (Sema) firmam parceria para realização de pesquisas com foco em mitigação de emissões de gases de efeito estufa da pecuária no estado. A iniciativa busca valorizar a pecuária sustentável e contribuir para a agenda de descarbonização da produção de carne bovina. 
 
Já a Embrapa Clima Temperado firma outras quatro parcerias: com o o Ministério Público do RS (MPRS) para apoio na avaliação de áreas prioritárias para a recuperação; com a Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul) para criação da iniciativa ArrozMelhor-BRS, que visa, principamente, buscar recursos para fortalecimento do Programa de Melhoramento Genético de Arroz Irrigado para Clima Temperado (subtropical); com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), especialmente em temáticas ligadas à agricultura familiar e à agroecologia; e com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) para prorrogação da parceria, por mais dez anos, de 2026 a 2036, para a realização do evento da Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas nas dependências da Unidade.
 
Lançamento da Abertura Oficial da Colheita do Arroz
 
No dia 1º de setembro, às 13h30, na Casa do Irga, também ocorre a coletiva de imprensa para o lançamento da 36ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, na Estação Experimental Terras Baixas, base física da Embrapa Clima Temperado localizada em Capão do Leão (RS). A próxima edição do evento acontece entre os dias 24 a 26 de fevereiro, com foco no futuro da lavoura de arroz gaúcha, abordando temas como mudanças climáticas, melhoramento genético, inteligência de dados, sustentabilidade, gestão financeira e conexão do campo com o mercado, incluindo exportações. 
 
Recupera Rural RS é destaque nas atividades técnicas do Espaço Arena
 
Uma série de atividades estão planejadas para acontecer no Espaço Arena. A programação inclui painel especial, no dia 2 de setembro, das 9h às 10h30, dedicado a expor as principais iniciativas em andamento e seus impactos no território. Os temas abordados serão a Plataforma Sul e o Recupera RS; Diagnóstico e proposições para mitigar riscos de chuvas extremas na Serra Gaúcha; Do satélite ao solo: ações do Recupera Rural RS integrando geotecnologias ao manejo e conservação do solo; Cultivares forrageiras no Programa Recupera RS; e Tecnologia Saturo para avaliar infiltração de água nos solos no RS.
 
Além do painel especial, outras atividades estão programadas no Espaço Arena ao longo da Expointer. Será realizada, na tarde do dia 2 de setembro, às 16h30, a apresentação do EstriboSim: ferramenta de análise bioeconômica da cultivar BRS Estribo de capim-sudão. No dia 3 de setembro, às 12h30, está programada a apresentação do Hub Leite e dos novos laboratórios para qualificação da pesquisa em qualidade leiteira. Já no dia 4 de setembro, às 10h30, será apresentado o Simulador e Plataforma Pecuaria.io; às 11h, serão mostradas as Cultivares de batatas para diferentes aptidões culinárias; às 11h30, as Novas nectarinas e o programa de melhoramento de frutas de caroço.
 
À tarde, às 13h30, acontece o Painel: Agropecuária gaúcha - Passado, Presente e Futuro: como se adaptar, reduzindo o impacto e se mantendo produtivo? Na ocasião, haverá apresentação das ações e resultados do plano Recupera Rural RS. O Painel pretende mostrar a trajetória, os efeitos da intensificação das alterações climáticas e possíveis ajustes técnico-produtivos, além de resultados preliminares de estudos elaborados por consultores do Mapa e pesquisadores da Embrapa. Por fim, na manhã do dia 5 de setembro, às 9h, acontece a apresentação das Tecnologias com potencial de mitigar gases de efeito estufa em sistemas pecuários.
 
Mais de 30 tecnologias acessíveis ao público
 
O estande institucional do Mapa, Embrapa e Conab coloca à disposição do público visitante da Expointer tecnologias para a recuperação e resiliência dos sistemas produtivos, voltadas, especialmente, aos sistemas produtivos de hortaliças, grãos, frutas, leite e pecuária, com destaque à produção de base familiar e agroecológica. Para conhecer as inúmeras tecnologias, os interessados podem acessar o site da Embrapa na Expointer, onde todas as informações sobre as novidades da pesquisa agropecuária estão disponíveis.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS) com colaboraçao dos jornalistas Francisco Lima, Felipe Rosa, Fernando Goss, Nágila Rodrigues e Viviane Zanela
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-7275

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expointertecnologias-sustentaveisrecupera-rural-rsrecuperarsexpointer2025