08/09/25 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Amapá compartilha experiências no Amazontech em Roraima

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Aliny Melo

Aliny Melo - Pesquisador Ricardo Adaime fez uma apresentação sobre os estudos da Embrapa Amapá visando o combate à mosca-da-carambola

Pesquisador Ricardo Adaime fez uma apresentação sobre os estudos da Embrapa Amapá visando o combate à mosca-da-carambola

A Embrapa Amapá compartilhou estratégias relacionadas ao enfrentamento à vassoura-de-bruxa da mandioca, o combate à mosca-da-carambola, e palestra sobre criação de tracajás como alternativa de segurança alimentar em comunidades indígenas, durante o Amazontech 2025, realizado na Universidade Federal de Roraima (UFRR), em Boa Vista. O evento foi promovido pelo Sebrae, de 4 a 6 de setembro, com uma programação de mesas-redondas, oficinas, seminários e painéis, sobre temas vinculados a tecnologia, empreendedorismo, agronegócio e sustentabilidade na Amazônia.  

O pesquisador Ricardo Adaime abordou os avanços nas pesquisas voltadas ao combate à mosca-da-carambola, praga quarentenária presente que ameaça a fruticultura no Amapá e em estados vizinhos, alertando para a importância do monitoramento e da cooperação entre instituições para conter sua expansão ao restante do país.

A pesquisadora Jamile Araújo apresentou uma proposta voltada para possível produção de tracajás como alternativa para comunidades indígenas do Oiapoque, no Amapá, destacando como práticas sustentáveis podem contribuir para a conservação da espécie e, ao mesmo tempo, fortalecer a segurança alimentar local.

Já o analista de transferência de tecnologias, Jackson dos Santos, participou de uma mesa-redonda sobre estratégias aplicadas ao controle da dispersão da vassoura-de-bruxa da mandioca, doença causada por fungo que afeta lavouras em municípios do Amapá, assim como em áreas de produtores indígenas ao norte do Pará. Jackson destacou a relevância do trabalho em rede, envolvendo agricultores, serviços de extensão e órgãos governamentais e de fomento, para reduzir os impactos da doença e garantir a oferta de manivas-semente de qualidade genética e fitossanitária.  

O Amazontech reuniu produtores, representantes de cooperativas e instituições de apoio ao setor produtivo, gestores públicos, pesquisadores, instituições de fomento, entre outros. Para o Sebrae Roraima, realizador do evento, a participação da pesquisa é fundamental. O presidente do Conselho Deliberativo, Silvio Carvalho, destacou o empenho da empresa em reunir parceiros e mostrar o potencial da Amazônia, a partir de soluções tecnológicas conectadas com os desafios da COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025), a ser realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro deste ano. O evento foi promovido pelo Sebrae Roraima, em parceria com a Embrapa, a UFRR, Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), e unidades do Sebrae da Amazônia Legal.

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

amazontech2025