Embrapa Uva e Vinho celebra 50 anos com solenidade para autoridades e parceiros
Embrapa Uva e Vinho celebra 50 anos com solenidade para autoridades e parceiros
Na última sexta-feira, 29 de agosto, a Embrapa Uva e Vinho realizou uma cerimônia solene para comemorar 50 anos de atuação em pesquisa, inovação e desenvolvimento em vitivinicultura e fruticultura de clima temperado. O evento, que conta com a presença de diversas autoridades, parceiros do setor produtivo e representantes da academia, teve a presença de mais de 115 convidados, e foi um momento de reforçar nosso compromisso com a ciência e a cooperação.
A solenidade contou com a participação do diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Clenio Nailto Pillon, do chefe-geral da Unidade, Adeliano Cargnin, e de autoridades políticas como o presidente da Assembleia Legislativa do RS, Pepe Vargas, o deputado estadual, Guilherme Pasin, o deputado federal, Afonso Hamm, o superintendente da SFA/RS, José Cleber Dias de Souza, o presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, o Deputado Federal, Heitor Schuch, o Deputado Estadual, Elton Weber e o Prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira.
Parcerias e Lançamentos
Durante a solenidade, foram firmados novos acordos estratégicos que garantem a continuidade de projetos importantes. Destacam-se as parcerias com o Sicredi RS/ES, para avançar em estudos para futuras cooperações para o setor da agricultura e do agronegócio e com os Círculos Trentino e Friulano, para o projeto do Museu da Uva e do Vinho – Memória Embrapa.
O evento também foi palco para o lançamento de duas novidades que demonstram nosso foco em tecnologia e inovação:
O aplicativo Irrifert, desenvolvido em parceria com a Agrimar, voltado para o manejo de água e nutrientes (irrigação e fertirrigação) em pomares de maçã e a 1ª Seleção de Vinhos da Variedade BRS Lorena, uma iniciativa que busca valorizar essa cultivar brasileira, com premiação prevista para dezembro.
Reconhecimento e Futuro da Vitivinicultura
Nossa instituição prestou homenagens a parceiros e personalidades importantes. A Comenda Instituição Parceira foi entregue ao Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul - CONSEVITIS-RS, Associação Brasileira de Produtores de Maçã - ABPM e Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). A Comenda Amigo da Embrapa Uva e Vinho foi concedida in memoriam à professora Ivani Falade, em reconhecimento à sua dedicação à pesquisa em Indicações Geográficas.
Em seu pronunciamento, o chefe-geral Adeliano, agradeceu a presença de todos, especialmente às autoridades da mesa de honra e aos parceiros parlamentares que apoiam nossa Unidade através de emendas parlamentares. Hoje é um momento de orgulho, de reconhecimento e acima de tudo de gratidão. Orgulho pelo caminho percorrido, pelos resultados concretos entregues à sociedade e ao setor produtivo. Reconhecimento a todos que desenvolveram com sua dedicação e talento para construir essa história e gratidão pelas parcerias que nos acompanharam ao longo dessas cinco décadas", ressaltou Adeliano. Após fez uma breve descrição das conquistas da Unidade com destaque para o desenvolvimento e recomendação de mais de 20 cultivares de uva BRS, Indicações Geográficas de produtos vitivinícolas, como a DO Vale dos Vinhedos e a DO Altos de Pinto Bandeira, modernização do sistema de produção de sucos de uva integral, ações de transferência de tecnologia, ação integrada com outras Unidades e Instituições Parceiras para a construção de soluções para uma agricultura sustentável, a resiliência no campo e a resiliência às mudanças climáticas. Ao encerrar os discursos, o diretor Clenio Pillon agradeceu a todos os empregados, ex-chefes da Unidade, autoridades e convidados. Pillon destacou a Embrapa Uva e Vinho como um polo de excelência na fruticultura brasileira. "Os feitos desta casa brasileira." " Ele ressaltou o sucesso de inovações como a uva BRS Vitória e as Indicações Geográficas (IGs), reforçando que a Embrapa Uva e Vinho está à frente de projetos estratégicos focados na adoção de tecnologias de agricultura de precisão e na pesquisa de novos genótipos de videiras para o futuro. Pillon pontuável que o desenvolvimento não é apenas com tecnologia e conhecimento, mas também com boa articulação e governança. Ele ainda fez projeções para o futuro da Embrapa, com entregas de médio e longo prazo, e destacou a necessidade de planejar e construir esse futuro. "Os desafios dos próximos 20, 30, ou 40 anos serão muito mais complexos do que os enfrentados nos últimos 50 anos. Precisamos nos dar as mãos para construir esse futuro."
Para finalizar, Pillon expressou a alegria com a futura contratação de novos empregados e parabenizou novamente toda a equipe da Unidade, que continua a fazer a diferença para o nosso país.
O evento encerrou com um coquetel de confraternização, que celebrou os frutos de cinco décadas de pesquisa e inovação.
NCO
Embrapa Uva e Vinho
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/