Desenvolvimento do Matopiba é tema central em congresso no Piauí
Desenvolvimento do Matopiba é tema central em congresso no Piauí
Foto: Elson Fontenele
13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas discute desenvolvimento do Matopiba
Os desafios do Matopiba no presente e para o futuro foram debatidos ontem (2 de setembro), no primeiro dia do 13º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, que acontece em Luís Correia (PI) até o próximo dia 5. Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do governo do estado do Piauí apresentaram o que vem sendo feito, nos âmbitos nacional e estadual, e os principais entraves que precisam ser solucionados para assegurar o desenvolvimento sustentável da região.
O representante do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), João Crescêncio Aragão Marinho falou sobre a importância do melhoramento genético de plantas para o desenvolvimento da agropecuária e para a segurança alimentar do Brasil, frente às mudanças climáticas, destacando a necessidade de produzir e preservar o Matopiba. Marinho apresentou o perfil da região e destacou, entre os desafios para seu desenvolvimento, a preservação dos recursos hídricos, a resolução de gargalos de infraestrutura e de transporte, a proteção de cultivares e a necessidade de investimentos em inovação. “O futuro do agro está no Cerrado e será definido por investimento em ciência, inovação, preservação e inclusão produtiva. A recuperação desses gargalos logísticos é fundamental para o desenvolvimento do Matopiba”, afirmou.
O Piauí é um estado fundamentalmente agrícola e precisa criar condições que atraiam empresas para agregar valor aos produtos e promover o desenvolvimento do estado. É no que acredita a superintendente de Gestão da Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), Monique de Menezes Urra. Durante o debate, ela destacou a interface entre academia e iniciativa privada, promovida pelo evento e apresentou as diretrizes para o desenvolvimento do Piauí, que incluem um “choque” educacional e tecnológico, busca por estabilidade institucional e fiscal duradoura, e abertura econômica.
Entre as ações do governo estadual para o Matopiba, a superintendente destacou a construção da rodovia Transcerrados, que vai possibilitar o escoamento da produção; a atração de investimentos privados como frigoríficos, agroindústrias, sementeiras, empresas de irrigação; o fortalecimento energético; a construção de aeródromos na região; a parceria público-privada para a construção do anel rodoviário da soja; além de projetos a médio e longo prazo, como a hidrovia do rio Parnaíba e o porto.
Homenagem a pesquisadora
Durante a cerimônia de abertura do evento, a pesquisadora Vânia Moda Cirino, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), em Londrina, foi agraciada com o prêmio Professor Ernesto Paterniani, concedido por sua trajetória no melhoramento genético de plantas. A pesquisadora é responsável técnica pelo desenvolvimento de mais de 38 cultivares de feijão, que contribuíram para aumentar a produção e a renda de pequenas propriedades rurais, além de reforçar a segurança alimentar da população.
O presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, pesquisador Kaesel Damasceno, destacou a importância do evento para os profissionais e estudantes da área e enfatizou sua crença no poder transformador do conhecimento. “A troca de conhecimentos é fundamental para os estudantes, futuros profissionais que serão responsáveis por dar continuidade a esse trabalho no Brasil”.
Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte
Contatos para a imprensa
meio-norte.imprensa@embrapa.br
Telefone: 86 3200 1300
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/