02/09/25 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

16ª Feira Krahô valoriza sementes e cultura indígena

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Começa nesta terça-feira (2/9), na Terra Indígena Krahô, no Tocantins, a 16ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais, na Aldeia Galheiro. O encontro, que segue até sábado (6/9), se consolidou como um espaço de valorização da agricultura indígena, da biodiversidade e da memória cultural.

"As feiras de sementes representam muito mais do que um momento de troca entre comunidades. São parte da história de resistência do povo Krahô. Na década de 1990, por exemplo, a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia ajudou a resgatar variedades de milho que haviam desaparecido das roças indígenas", comentou a pesquisadora da Unidade Terezinha Dias.

As sementes estavam preservadas em câmaras frias em Brasília e foram devolvidas à comunidade, permitindo a retomada da agricultura tradicional e fortalecendo os costumes associados ao cultivo.

Esse resgate, registrado inclusive em reportagem do programa Globo Rural, mostrou como o trabalho conjunto entre ciência e tradição pode garantir a preservação de culturas milenares. "Hoje, a Feira Krahô segue como símbolo dessa resistência, reforçando a importância das sementes nativas e dos saberes transmitidos entre gerações", assinalou Terezinha.

Serviço

Local: Aldeia Galheiro, Terra Indígena Krahô – Tocantins
Data: 2 a 6 de setembro de 2025
Mais informações: Ivaldo Krahô – (63) 99130-6204 | Valdo Krahô – (63) 93117-597 | Francisco Krahô – (63) 99298-4597 | Indiarrury Krahô – (63) 98469-1450

Nickolas Tavares (Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho)
Embrapa Recuros Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

feira-de-sementesdestaque