III Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção discute sustentabilidade no Matopiba
III Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção discute sustentabilidade no Matopiba
A terceira edição do Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção (III SIP), de 9 a 11 de setembro de 2025, terá como foco a rotação e sucessão de culturas, abordando práticas essenciais para fortalecer a sustentabilidade da agricultura no Brasil. O evento será realizado de forma presencial, no município de Luís Eduardo Magalhães, Bahia, reunindo pesquisadores, técnicos, professores universitários e produtores rurais da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de especialistas de diferentes estados. A realização do evento é da Abapa, Abrapa e Embrapa. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/41thDxT
De acordo com o pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste e integrante da Comissão Organizadora e Científica, o simpósio é uma oportunidade para troca de experiências e difusão de conhecimento. “Serão discutidos temas como manejo de solos, controle de pragas, doenças, plantas daninhas, além da dinâmica do carbono no solo, que são fundamentais quando se pensa em sustentabilidade”, destaca.
Desafios climáticos e inovação
O encontro também será um espaço para debater os principais desafios enfrentados pelo setor agropecuário, especialmente os impactos das mudanças climáticas. “O grande desafio é melhorar a resiliência dos sistemas de produção às adversidades climáticas. Todo o simpósio foi estruturado com esse objetivo, discutindo implantação e manejo de espécies produtoras de grãos, fibras e plantas de cobertura, de forma a mitigar efeitos adversos”, explica Lamas.
Entre as soluções em pauta estão práticas ligadas ao sistema plantio direto, respeitando seus três pilares: rotação de culturas, manutenção de solo permanentemente coberto e ausência de revolvimento. Também estarão em evidência os sistemas integrados de produção, que unem agricultura e pecuária. Um exemplo é a tecnologia Antecipasto, sistema de estabelecimento de forrageiras em consórcio com soja é uma inovação para sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que será apresentada pelo pesquisador Luís Armando Zago Machado, também da Embrapa Agropecuária Oeste.
Também estão participando do evento os pesquisadores Guilherme Lafourcade Asmus, que será moderador no Painel "Nematoides – considerando-se o solo, a planta e o nematoide", e Júlio Cesar Salton, que será moderador na Mesa "Agricultura de Baixo Carbono e Produtividade Agrícola".
Ganhos em produtividade e redução de custos
Segundo Lamas, a adoção dos sistemas discutidos no simpósio traz benefícios diretos aos produtores. “Mais importante do que o ganho de produtividade é a redução dos custos de produção. Com sistemas integrados, é possível diminuir o uso de herbicidas, fungicidas, inseticidas e até de fertilizantes”, afirma.
Integração entre pesquisa e setor produtivo
O simpósio contará com a participação de pesquisadores da Embrapa de diferentes regiões do País, como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, além de professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia e técnicos com experiência em diferentes áreas. “O evento foi pensado para promover a integração entre pesquisa, extensão e produtores rurais, fortalecendo a troca de conhecimentos e a construção coletiva de soluções”, acrescenta Lamas.
Histórico e legado
O III SIP dá continuidade ao ciclo iniciado em Cuiabá (2021) e ampliado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul (2023). Nesta edição, realizada na Bahia, a liderança da organização está a cargo da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) e da Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), com apoio de outras Unidades da empresa.
Para o futuro, a expectativa é que o evento siga circulando por diferentes regiões. “A ideia é que o simpósio continue com novas lideranças. A próxima edição poderá ser em Goiás, com participação ativa da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO). Nossa intenção é sempre deixar um legado de informações e alternativas que contribuam para a sustentabilidade dos sistemas de produção no Matopiba e em outras regiões do país”, conclui o pesquisador.
Serviço
Evento: III Simpósio sobre Sistemas Intensivos de Produção (III SIP)
Formato: Presencial
Local: Luís Eduardo Magalhães, Bahia
Data: 9 a 11 de setembro de 2025
Site: https://simposiosip.com.br/
Inscrições: http://bit.ly/41thDxT
Sílvia Zoche Borges (DRT-MG 08223)
Embrapa Agropecuária Oeste
Contatos para a imprensa
agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br
Telefone: (67) 3416-9742 | (67) 99944-9224 (WhatsApp)
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/