08/07/25 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa apresenta inovações para o agronegócio em evento no Piauí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro - O pesquisador Aderson Andrade apresentou ao público o aplicativo Irriga Certo.

O pesquisador Aderson Andrade apresentou ao público o aplicativo Irriga Certo.

A Embrapa esteve presente ao evento Nordeste On (Neon) 2025, realizado pelo Sebrae, nos dias 3 e 4 de julho, em Teresina (PI). Os pesquisadores Aderson Andrade (Embrapa Meio-Norte), Stanley Oliveira e Thais Amaral (Embrapa Agricultura Digital) ministraram palestras sobre a transformação digital no agronegócio enfatizando tecnologias com propósito e inovação aberta para um campo sustentável e inclusivo.

Segundo Oliveira, o agronegócio do futuro terá como base a inovação tecnológica integrada; sustentabilidade e resiliência climática; inclusão e democratização do acesso; conectividade e integração em rede; governança; políticas públicas e ESGC (conjunto de práticas que avaliam o quão sustentável e responsável uma empresa é em relação ao meio ambiente, à sociedade e à sua gestão interna). O pesquisador acredita que “o Agro do futuro depende de boas decisões, ética e responsabilidade social; e o tripé para esse futuro é a tecnologia com propósito, inclusão com inteligência e sustentabilidade com ciência. A transformação não é apenas tecnológica, mas também cultural, social e política”, acredita.

A pesquisadora Thais Amaral apresentou o ecossistema de inovação do agronegócio brasileiro e alguns exemplos de sucesso da Embrapa Agricultura Digital. Entre eles o AgNest, liderado pela Embrapa Meio Ambiente e Embrapa Agricultura Digital, é um ambiente estruturado para impulsionar a inovação no agronegócio. O espaço conecta tecnologias, empresas, pesquisadores e outros agentes do setor para gerar ideias em inovação aberta. Também busca aproximar a pesquisa científica das demandas do mercado por meio de redes de colaboração.

Outro exemplo citado foi o Corredor Agro, um corredor de inovação agropecuária de São Paulo, um território com uma extensão de cerca de 400km, que integra as regiões de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos. São áreas com tradição agropecuária e presença de instituições relevantes para o desenvolvimento do setor, como universidades, institutos de ciência e tecnologia, ambientes de inovação, empresas vinculadas ao setor e produtores rurais. O objetivo é “ser um dos mais relevantes sistemas de inovação agropecuária do mundo e o principal em agropecuária tropical”.

O empreendedor João Occhiucci, representante da startup AZap.ai, apresentou o rAImundo, um assistente virtual com inteligência artificial generativa, voltado ao apoio técnico e à organização produtiva de pequenos e médios agricultores. De acordo com Occhiucci, a ferramenta tem um grande impacto social e promove inclusão digital no campo ao levar tecnologias para todos e democratizar o acesso gratuito à inteligência artificial. É fruto de uma parceria entre a Embrapa, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a startup brasileira AZap.ai.  

Outra tecnologia apresentada durante o evento, foi o aplicativo Irriga Certo. O pesquisador Aderson Andrade explicou que a ferramenta integra dados meteorológicos, informações de solo e parâmetros de cultura para orientar os produtores sobre irrigação de diferentes lavouras. Andrade apresentou a descrição e funcionamento do aplicativo e afirmou que a expectativa é de que seja oficialmente lançado em outubro desse ano e haverá módulos para outras culturas, além das frutas que compõem a versão beta.

 

Agrotec e integração de parceiros 

No âmbito da programação do Neon, o Sebrae realizou o Workshop Agrotec com o objetivo de promover a aproximação entre pesquisadores da Embrapa, gestores do Sebrae no Piauí, consultores e técnicos de agronegócio que atuam nos Projetos Agronordeste, Programas Sebraetec e Juntos pelo Agro.  A programação do workshop contou com palestra sobre inteligência artificial e produtividade, painel e momentos de networking.

O representante da AZap.ai, João Occhiucci, falou sobre a inteligência artificial no dia a dia do produtor; o analista Adão Cabral (Embrapa Meio-Norte) ministrou palestra sobre produtividade e adaptação local de cultivares da Embrapa. O chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital, Stanley Oliveira, em conjunto com Occhiucci, apresentou aos participantes o assistente virtual "rAImundo".

Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3200 1300

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens