Desafios do dia a dia da soja terão destaque no Congresso Brasileiro de Soja
Desafios do dia a dia da soja terão destaque no Congresso Brasileiro de Soja
A programação do X Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja), a ser realizado pela Embrapa Soja, de 21 a 24 de julho, no Centro de Exposições Dom Pedro, em Campinas (SP), contará com cinco mini-workshops, denominados "Mãos à Obra", cuja proposta é discutir aspectos práticos dos problemas cotidianos vivenciados nas lavouras de soja. Desta forma, foram selecionadas cinco temáticas prioritárias: Fertilidade do solo e adubação, Manejo de nematoides, Plantas daninhas, Bioinsumos e Impedimentos ao desenvolvimento radicular. “O objetivo não é trazer uma informação pronta, mas debater assuntos de ordem prática do dia a dia com os participantes, estimulando a troca de experiências e a busca de respostas conjuntas”, diz o pesquisador Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja.
Um mini-workshop será sobre o manejo de nematoides, a ser conduzido pelo pesquisador José Mauro da Cunha e Castro, pelo professor Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, da Faculdade Tecnológica do Estado de São Paulo (FATEC de Pompeia), que trabalha com monitoramento da ocorrência de nematoides por imagens de satélite e imagens de drones. Além de Laís Fontana, coordenadora de pesquisa em fitopatologia da Grower. “O manejo do nematoide do Paraná é diferente do realizado no Mato Grosso, que é diferente das novas áreas agrícolas. Então, vamos lançar esse desafio, vamos ver o que que as pessoas estão usando de manejo do solo, de controle químico, genética, ou seja, fazer uma grande discussão dentro de um grupo menor”, explica o presidente do CBSoja, Fernando Henning.
Um terceiro mini-workshop irá abordar o manejo de plantas daninhas, a ser conduzido pelo pesquisador da Embrapa Soja Fernando Adegas. Cada região tem um aspecto particular, com relação à ocorrência e ao manejo de plantas daninhas em função não apenas da geografia, mas também das culturas que ocorrem em sucessão ou em rotação. A proposta é trazer uma visão regionalizada a respeito do controle de plantas daninhas nas mais diferentes regiões ou condições de cultivo.
Neste sentido, foi convidado Mário Bianchi da cooperativa Central Gaúcha (CCGL), para apresentar o manejo de plantas daninhas no Sul do Brasil, principalmente nas culturas de soja e de cereais de inverno. O manejo de plantas daninhas no Cerrado, no sistema soja e algodão será conduzido pelo agrônomo Edson Andrade, do Instituto Matogrossense do Algodão. Adegas trará o enfoque para as culturas de soja e milho de segunda safra, na região Sul e no Cerrado brasileiro.
O mini-workshop sobre Bioinsumos será conduzido pelos pesquisadores Mariangela Hungria e Marco Antonio Nogueira, da Embrapa Soja, que pretendem debater os principais cuidados com relação ao aumento na eficiência de uso desses insumos. “Um dos aspectos que pretendemos debater está relacionado com a compatibilidade, por exemplo, entre insumos biológicos e insumos químicos. Quando e com o que se pode misturar um bioinsumo, por exemplo”, explica Nogueira. “Outro aspecto relevante é o controle de qualidade, principalmente nas produções chamadas on-farm”, destaca.
Também haverá um mini-worshop a respeito de impedimentos ao desenvolvimento radicular da soja, que será conduzido pelos pesquisadores Henrique Debiase e Júlio Cézar Franchini, da Embrapa Soja, com a participação do pesquisador Gustavo Curcio, da Embrapa Florestas e do professor Moacir Tuzzin de Moraes, da Esalq. Neste debate, serão observados aspectos tanto da parte física do solo, como a compactação, assim como outros impedimentos radiculares químicos e biológicos que dificultam que as raízes da explorem melhor o solo em busca de água e nutrientes.
“Todos esses assuntos que a comissão técnica elencou contarão com um especialista da área em debate, mas trarão o participante para apresentar os desafios e buscar encaminhamentos conjuntos. O objetivo é a interação, a troca de ideias, enfim, promover intercâmbio de informações e de conhecimento”, defende Henning.
O mini-workshop Fertilidade do Solo e Adubação, a ser conduzido pelos pesquisadores Fábio Alvares de Oliveira e César de Castro, da Embrapa Soja, pretende trazer visões práticas sobre aspectos que envolvam dúvidas relacionadas à adubação e à calagem na cultura da soja.
CBSoja e Mercosoja 2025
Para esta edição comemorativa dos 50 anos da Embrapa Soja, o tema central do CBSoja e do Mercosoja 2025 será os 100 anos de soja no Brasil: pilares para o amanhã. Considerado o maior fórum técnico-científico da cadeia produtiva da soja na América do Sul, a expectativa da comissão organizadora é reunir cerca de 2 mil participantes de diferentes segmentos.
A programação técnica contará com 4 conferências e 15 painéis em que serão realizadas mais de 50 palestras com especialistas nacionais e internacionais de vários segmentos ligados ao complexo soja. A comissão organizadora aprovou 328 trabalhos técnico-científicos que serão apresentados na sessão pôster. Também haverá destaque para os desafios da produção de soja no Mercosul e um workshop internacional Soybean2035: A decadal vision for soybean biotechnology, cujo objetivo é debater os próximos 10 anos das ferramentas biotecnológicas na soja, com palestrantes da China, Estados Unidos, Canadá e Brasil.
Arena de Inovação
A Arena de Inovação é um espaço para a realização dos lançamentos, apresentação de trabalhos técnicos de destaque e inovações propostas pelo mercado. Mais de 40 expositores participantes do evento
SERVIÇO - X Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2025
Data: 21 a 24 de julho de 2025
Local: Centro de Exposições e Convenções Expo Dom Pedro Campinas (SP)
Inscrições e mais informações: cbsoja.com.br
Lebna Landgraf (MTb 2903/PR)
Embrapa Soja
Contatos para a imprensa
soja.imprensa@embrapa.br
Telefone: (43) 3371-6061 - whatsapp
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/