08/07/25 |

Projeto estimula agrofloresta no Maranhão e no Pará com participação da Embrapa Florestas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alessandra Nakasone

Alessandra Nakasone -

A Embrapa Florestas participou de três encontros técnicos promovidos pelo projeto “Sistemas Agroflorestais para Mitigação do Clima e da Fome”, realizados no Maranhão e no Pará, com foco na promoção de sistemas produtivos sustentáveis voltados à agricultura familiar e povos tradicionais.

No dia 25 de junho, os pesquisadores Silvio Brienza Júnior e Emiliano Santarosa representaram a Unidade em São Domingos do Araguaia e Marabá (PA), onde apresentaram propostas tecnológicas baseadas em pesquisas da Embrapa para tornar os sistemas locais mais resilientes às mudanças climáticas e à insegurança alimentar no Ministério Público do Pará. Envolvendo produtores e agricultura familiar. 

Já nos dias 27 de junho foi na terra indigena Araribóia em Amarante (MA) e em 1º de julho foi em São Luís do Maranhão, na secretaria estadual da agricultura familiar, em diálogo com comunidades e lideranças indígenas. Durante os encontros, foi apresentado um documento técnico com alternativas de sistemas de produção agroflorestais sustentáveis, integrando boas práticas de cultivo, manejo do solo, restauração florestal e proteção das florestas.

Este projeto é coordenado pela Embrapa Florestas em parceria com as Embrapas Cocais e Amazônia Oriental. A iniciativa contou com a participação de representantes de órgãos públicos, instituições parceiras e lideranças indígenas locais.

Assista a reportagem do Portal G1.

Embrapa Florestas

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/