Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná conhece pesquisas com araucária na Embrapa Florestas
Secretário de Desenvolvimento Sustentável do Paraná conhece pesquisas com araucária na Embrapa Florestas
Foto: Arielly do Nascimento
Greca descerra placa na Embrapa Florestas que marca o plantio de dois clones da árvore centenária
A Embrapa Florestas recebeu, no dia 27/06/25, a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável Rafael Greca. Acompanhado de sua equipe, Greca conheceu algumas áreas destinadas às pesquisas com araucárias, que vêm sendo desenvolvidas, desde 1979. Um dos locais visitados foi o pomar de araucárias precoces, que contém dezenas de árvores produzidas com a técnica da enxertia de galho e de tronco, trabalho desenvolvido há 10 anos pela Embrapa Florestas e Universidade Federal do Paraná. Na oportunidade, Greca realizou o descerramento da placa que marca o plantio de dois clones da araucária centenária, obtido após sua queda em Cruz Machado, em 2023.
O secretário estadual foi recebido por Marcelo Francia Arco-Verde, chefe geral, Rejane Stumpf, chefe adjunta de Administração e pelos pesquisadores Ivar Wendling, responsável pela técnica da enxertia em araucárias, e Yeda Malheiros. No pomar de araucária precoces, Rafael Greca conheceu detalhes da técnica que origina árvores em formatos diferentes e que podem ser utilizadas de diversas formas na implantação dos pomares. Os enxertos de galho dão origem a árvores de porte arbustivo, com até cinco metros de altura. Já os enxertos de tronco dão origem a árvores maiores, com formação de tronco e galho, que crescem como araucárias comuns, mas vão produzir pinhas a uma altura mais baixa e mais precocemente, conforme explicou Ivar Wendling.
Em seguida, o secretário descerrou a placa que marcou a data e locais dos plantios, assim como foi realizado durante a semana de comemoração ao Dia da Araucária, em outros locais da cidade, no Palácio Iguaçu e na Fazenda Experimental de Curitiba. “O senhor tem este mérito de conservar a araucária, de ser um motivador, um incentivador da pesquisa e de dar realmente os créditos à ciência brasileira, por isso que a Embrapa Florestas quis muito homenageá-lo”, afirmou Ivar Wendling. Greca também, em seguida, pode conhecer mais sobre as outras áreas de pesquisa realizadas pela Embrapa Florestas, por meio de uma apresentação institucional feita pelo chefe geral.
“Na Fazenda Experimental da Embrapa Florestas, em Colombo, reencontrei a esperança verde da Araucária, árvore-símbolo de nosso estado, agora revigorada por técnicas inovadoras e pelo talento de nossos pesquisadores. Encantei-me com a técnica da enxertia, que permite o plantio de mudas a partir de galhos e até mesmo do tronco da árvore-mãe. Um prodígio da ciência! Resultado: araucárias frondosas, das quais se colhem pinhões ao alcance das mãos. Tive, ainda, a honra de descerrar a placa do plantio de uma das quatro mudas clonadas de uma Araucária milenar, de 700 anos, que agora passa a ter na Embrapa seu novo lar e laboratório de esperança. Conheci também as promissoras frentes de pesquisa da instituição, como os estudos com celulose branqueada, o polímero natural mais abundante do mundo, para o tratamento de queimaduras e outras inovações que unem floresta e futuro. Agradeço à valorosa equipe da Embrapa Florestas que me acolheu com tamanha gentileza e entusiasmo. Viva a ciência brasileira! Viva a Araucária!”, comemorou.
Manuela Bergamim (MTb 1951-ES)
Embrapa Florestas
Contatos para a imprensa
florestas.imprensa@embrapa.br
Telefone: 41-3675.5638 (tel e whatsapp)
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/