Estação Experimental Canoinhas recebe 600 mil reais em equipamentos
Estação Experimental Canoinhas recebe 600 mil reais em equipamentos
No dia 27 de junho, a Diretoria-Executiva formalizou a entrega de dez equipamentos, máquinas e veículos à Estação Experimental Canoinhas (EECan), localizada em Santa Catarina, mas vinculada à Embrapa Clima Temperado (RS). Os investimentos foram feitos com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Plano Recupera Rural RS, totalizando cerca de R$ 600 mil.
O ato simbólico ocorreu com a presença de parceiros locais da EECan e do Hub Canoinhas - concertação que reúne instituições de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação do planalto catarinense e do centro-sul paranaense. O objetivo é fortalecer os esforços coletivos para o desenvolvimento regional, especialmente da agricultura familiar.
O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Clenio Pillon, entregou as chaves de uma caminhonete e de um trator ao chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior, ao coordenador-técnico da EECan, Nelson Feldberg, e a um dos empregados lotados na estação, Rubens Ponijaleki, representando os demais colaboradores locais.
Máquinas, veículos e equipamentos entregues
Máquinas e implementos agrícolas
Veículos
Equipamentos de transferência de tecnologias
|
Solenidade e manifestação das autoridades
A manhã teve início com apresentação da EECan e do Hub Canoinhas por Feldberg. Na sequência, houve a entrega simbólica dos equipamentos, com a presença de representantes da Embrapa e de instituições parceiras locais. “Para nós, da Embrapa Clima Temperado, é um orgulho e uma satisfação muito grandes, não apenas entregar esses equipamentos, mas alavancar essa estação experimental num hub regional. Que isso aqui seja apenas um início, com a parceria de todos que estão aqui”, disse Stumpf.
Para Pillon, as entregas representam um investimento para a materialização de resultados da pesquisa pública federal. “O mundo é feito de ideais, mas só de ideias não progredimos. Aqui é um exemplo de tradução e materialização de boas ideias, não só na estruturação do hub, mas também no fortalecimento da pesquisa agropecuária como um meio para o desenvolvimento regional”, afirmou.
Ainda participaram da solenidade a prefeita em exercício de Canoinhas, Zenilda Lemos; o presidente da câmara de vereadores do município, Marcos Kucarz; o diretor-geral do campus Canoinhas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Joel José de Souza; o gerente da Estação Experimental de Canoinhas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Gilcimar Voigt; o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) de União da Vitória, Rubens Costa; e o chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe.
Sobre a EECan
Incorporada à Embrapa Clima Temperado em 2019, a EECan representa um espaço de pesquisa e de transferência de tecnologia na região há mais de 50 anos. Inicialmente focada na cultura da batata, a estrutura abriga hoje atividades ligadas a diversas cadeias, incluindo fruticultura, olericultura, silvicultura e forrageiras.
Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado
Contatos para a imprensa
clima-temperado.imprensa@embrapa.com.br
Telefone: 53 32758113
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/