01/07/25 |   Transferência de Tecnologia

Dia de Campo encerra comemorações dos 50 anos da Embrapa Meio-Norte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Eugênia Ribeiro

Eugênia Ribeiro -

Cerca de 150 pessoas, entre produtores, técnicos, parceiros e estudantes participaram do Dia de Campo sobre tecnologias para produção animal em sistemas integrados na região Meio Norte do Brasil, realizado pela Embrapa, no último dia 28 de junho, na Fazenda Sol Posto, em Campo Maior (PI).

Os participantes conheceram os trabalhos realizados pela Embrapa Meio-Norte sobre sistema Integração Lavoura-Pecuária, estratégias para o bem-estar de ovinos, o papel da genômica na escolha de animais mais produtivos, controle de vermes e carrapatos com menos remédios e palma forrageira irrigada como alternativa de alimentação para os rebanhos no período seco.

Os pesquisadores Raimundo Bezerra e Francisco de Brito Melo apresentaram a importância de pesquisas sobre análise de solos e as vantagens do cultivo consorciado de grãos com forrageiras. De acordo com eles, o produtor pode tirar o grão na safra e deixar a forrageira para os animais na entressafra. Outra opção é fazer silagem ou feno para o período de escassez.

As pesquisas na área de melhoramento genético realizadas com a raça Curraleiro Pé-Duro buscam selecionar animais adaptados às condições do Semiárido e com alta produtividade. O pesquisador Geraldo Magela explicou como é feito o trabalho com a raça para a obtenção de animais de pelo curto, leite menos alergênico e carne macia. Na mesma estação do Dia de Campo, a pesquisadora Izabella Hassum abordou o controle de parasitas nos rebanhos. “Um rebanho mais resistente a parasitas tem um sucesso maior na produtividade”, explicou.

O bem-estar e a qualidade de vida dos ovinos foi o tema da apresentação dos pesquisadores Tânia Leal e Ubiratan Piovezan (Embrapa Tabuleiros Costeiros). Eles falaram sobre a perda de produtividade que o estresse térmico causa aos animais; sobre a necessidade de reduzir a radiação e melhorar a qualidade de vida; e sobre a demanda do mercado por carne de qualidade produzida sem crueldade com os animais.

As vantagens de utilizar a palma forrageira irrigada, como mais uma alternativa alimentar para os rebanhos, foram abordadas pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte Anísio Lima Neto e pelo analista Francisco Monteiro. Eles informaram o público presente ao evento sobre as técnicas de plantio e produtividade, eficiência no uso da água e adaptação ao semiárido.  Nessa estação, também foram apresentadas as melhorias na BRS Sarandi, como o aumento da touceira, redução de estiolamento e a produção em solos ácidos.

O Dia de Campo foi realizado na fazenda Sol Posto e encerrou as comemorações dos 50 anos da Embrapa Meio-Norte. A fazenda é centenária, margeada pelo Rio Jenipapo, possui 800 hectares e abriga experimentos nas áreas de forragicultura, pastagens, ovinocultura, entre outras. 

Adriana Brandão (MTb 01067/CE)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 3200 1300

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens