Workshop aborda novos enfoques e desafios para produção de caprinos na região da Mata Atlântica
Workshop aborda novos enfoques e desafios para produção de caprinos na região da Mata Atlântica
Foto: Caroline Pereira
Workshop destacará avanços científicos sobre melhoramento genético, controle de doenças e inseminação artificial, além de panoramas sobre a produção de caprinos no Brasil e na Europa
Inovações em pesquisas e desafios para a produção serão tema da 19ª edição do Workshop Produção de Caprinos na região da Mata Atlântica, que acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, no campo experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco (MG). Em debate, avanços científicos sobre melhoramento genético, controle de doenças e inseminação artificial, além de panoramas sobre a produção de caprinos no Brasil e na Europa. A edição deste ano também abordará os 50 anos de pesquisas em caprinocultura leiteira no Brasil, a partir da criação da Embrapa Caprinos e Ovinos em 1975.
A programação de palestras da sexta-feira (4), que será transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube (www.youtube.com/embrapa), terá, no período da manhã (9h às 12h), um painel sobre novos enfoques na produção de caprinos e ovinos leiteiros. O pesquisador Kleibe Morais, da Embrapa Caprinos e Ovinos, falará sobre o uso de bancos de germoplasma em programas de melhoramento genético.
Patrícia Yoshida, pesquisadora do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos (sediado na Embrapa Gado de Leite – Juiz de Fora/MG), abordará as pesquisas com uso de nanotecnologias para controle da linfadenite caseosa. Luciano Piovesan, do Sítio São José (MG), apresentará informações sobre o panorama de produtores brasileiros.
“Mostraremos os tratamentos novos que a gente está desenvolvendo com nanotecnologia: as nanofibras para o tratamento das feridas abertas, em substituição à tradicional tintura de iodo, e as nanopartículas para o tratamento de abscessos fechados”, destaca Patrícia Yoshida, que também apresentará recomendações sobre tratamento e prevenção da linfadenite caseosa, doença contagiosa causada por bactéria e que provoca o aparecimento de abscessos no corpo dos animais e que pode causar perdas produtivas ou até a morte.
No turno da tarde (13h30 às 18h), o segundo painel, traz abordagem sobre perspectivas e desafios para a produção de caprinos e ovinos leiteiros. Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, traçará um histórico dos 50 anos de pesquisa em caprinocultura leiteira no Brasil. Na sequência, o pesquisador Jeferson Fonseca, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, terá palestra sobre o Sistema Embrapa de Inseminação Articial em Caprinos, conjunto de técnicas e protocolos recomendados pela empresa. O painel terá também a contribuição de Felipe Santos, da Qualibeeh (MG), que mostrará casos de produção em países europeus, com referências que podem ser aplicadas à realidade brasileira.
O Sistema Embrapa envolve aspectos como protocolos de preparação das fêmeas, manejo para seleção de animais e a Técnica Embrapa de Inseminação Artificial que, uma vez integrados, podem potencializar os resultados nos rebanhos. “O resultado comum é elevar a eficiência da inseminação artificial em caprinos como um todo e o ponto focal dessa eficiência é justamente o maior percentual de gestações obtido por ciclo”, destaca Jeferson Fonseca.
No sábado (5), os participantes do Workshop participarão do Circuito Serras e Cabras da Mata Atlântica, no horário de 9 às 12 horas. Todos os interessados podem se inscrever para participação presencial pelo link: bit.ly/workshop-caprinos-mata-atlantica-2025. O evento, paralelo à programação do Cabra Fest 2025, é realizado pela Embrapa, Prefeitura Municipal de Coronel Pacheco (MG) e Associação dos Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata de Minas Gerais (Caprima), com patrocínio da empresa WTA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e apoio da Associação de Empregados da Embrapa Gado de Leite.
Segue abaixo a programação completa:
Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos
Contatos para a imprensa
caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br
Telefone: (88) 3112.7413
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/