Reconhecimento automático de sintomas de distúrbios nutricionais e fisiológicos e de doenças em folha e frutos de macieira.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema para o reconhecimento automático de sintomas causados por distúrbios nutricionais e fisiológicos e de doenças em folhas e frutos de macieira, utilizando a técnica de inteligência artificial, para o diagnóstico fácil e precoce através de dispositivos móveis e internet. A produção de maçã está concentrada na Região Sul do Brasil, que é responsável por 98,5% da produção nacional. O rápido e correto diagnóstico do ataque de doenças e de distúrbios nutricionais e fisiológicos em pomares de macieira é essencial para manter a produtividade e qualidade dos frutos. Além disso, o diagnóstico adequado é um processo indispensável para definir as estratégias de manejo/controle e, consequentemente, para o uso racional de fertilizantes e agrotóxicos. O Projeto terá como principais contribuições tecnológicas, a construção de uma robusta Base de Dados contendo uma ampla variedade de imagens digitais de folhas e frutos de macieira com sintomas causados por distúrbios nutricionais e fisiológicos e sintomas causados pelo ataque de doenças; o desenvolvimento de um sistema, através do uso de Redes Neurais, para o reconhecimento automático dos sintomas citados; desenvolvimento de uma interface para dispositivos móveis (celulares e tablets) e para a internet, destinada ao diagnóstico de forma rápida, precisa e usual de distúrbios nutricionais e fisiológicos e de doenças em folhas e frutos de macieira. O domínio do projeto constituirá uma aplicação inovadora na área de automatização agrícola. O sucesso do projeto abrirá caminhos para o desenvolvimento de sistemas capazes de ampliar consideravelmente a escala do monitoramento de sintomas de distúrbios nas culturas.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Sat Apr 30 00:00:00 GMT-03:00 2022

Unidade Lider: Embrapa Uva e Vinho

Líder de projeto: Gilmar Ribeiro Nachtigall

Contato: gilmar.nachtigall@embrapa.br