Busca de Notícias Busca de Notícias

30/06/25 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Uva e Vinho recebe emenda parlamentar do deputado Bohn Gass em prol da vitivinicultura sustentável

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - Em visita à Embrapa Uva e Vinho, Deputado Federal Elvino Bohn Gass anunciou nova emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para ações de transferência de tecnologias em prol de uma vitivinicultura mais sustentável

Em visita à Embrapa Uva e Vinho, Deputado Federal Elvino Bohn Gass anunciou nova emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para ações de transferência de tecnologias em prol de uma vitivinicultura mais sustentável

Em visita à Embrapa Uva e Vinho na sexta-feira passada, dia 27 de junho, o deputado federal Elvino Bohn Gass anunciou nova emenda parlamentar no valor de 200 mil reais para custeio de ações prioritariamente de transferência de tecnologias em prol de uma vitivinicultura mais sustentável.

Eu fico muito feliz com os resultados que obtiveram do aproveitamento e de extensão de trabalho junto com os nossos agricultores da emenda do ano passado. Confiantes no trabalho de vocês, hoje anuncio uma nova emenda de 200 mil reais para a Embrapa Uva e Vinho poder continuar o trabalho”, anunciou o parlamentar ao lado do deputado estadual Pepe Vargas, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, que acompanhou a agenda na instituição de pesquisa.

Além de conhecerem mais sobre as pesquisas e as principais entregas da Embrapa Uva e Vinho, visitaram as instalações da empresa, degustaram sucos e vinhos desenvolvidos com as cultivares de uvas desenvolvidas pela Embrapa e estiveram reunidos com a equipe de colaboradores no auditório da Unidade.

Durante o encontro, Bohn Gass destacou não apenas o trabalho realizado pela Unidade sediada em Bento Gonçalves, mas o trabalho de toda a Embrapa, responsável por fazer com que a pesquisa agropecuária chegue para o produtor rural, para que possa aproveitar toda a pesquisa e as tecnologias que a Embrapa desenvolve. Reforçou que sua atual política inclui apoiar as diferentes unidades do Sul com aporte financeiro via emendas parlamentares, para apoiar ações especialmente de transferência de tecnologias, com a promoção de capacitações e eventos.

O chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Adeliano Cargnin, agradeceu a atenção e a parceria com os parlamentares que vem se estreitando ao longo de sua gestão. “É uma honra receber os dois parlamentares aqui em nossa casa, poder falar sobre as nossas atividades e identificarmos as convergências em novas áreas para seguirmos nosso trabalho conjunto com mais força em prol da vitivinicultura”, pontuou.

O deputado Vargas agradeceu o convite para acompanhar a agenda do Deputado Bohn Gass e reiterou o apreço pelo trabalho desenvolvido pela Embrapa. “Cada vez que eu entro em uma Unidade da Embrapa não vejo o tempo passar e a vontade é de não sair e continuar ouvindo, pois o aprendizado é grande” , destacou.

Após o encontro os visitantes participaram de um almoço promovido pela Associação dos Empregados da Embrapa, oportunidade na qual interagiram com os colaboradores da Empresa de Pesquisa.

Apoio via Emenda parlamentar

Durante a visita, também foi uma excelente oportunidade para que o Deputado Bohn Gass discutisse e obtivesse mais informações sobre o retorno da emenda repassada em 2024 no valor de 50 mil reais, com o objetivo de incentivar a vitivinicultura familiar, promover a sustentabilidade e ampliar a diversificação produtiva. As ações incluíram seminários, dias de campo e a aquisição de equipamentos e foram voltadas principalmente para produtores, extensionistas rurais e estudantes das Escolas Família Agrícola. As atividades tiveram como foco principal as regiões da Serra Gaúcha e da Fronteira Noroeste, para apoiar agricultores familiares.

Entre as ações realizadas com os recursos da Emenda recebida em 2024 estão a promoção de dias de campo sobre manejo de vinhedos nos municípios de Porto Xavier, Porto Vera Cruz e Tuparendi, nos dias 5 e 7 de novembro de 2024. Os eventos contaram com a parceria da Emater e das prefeituras municipais, reunindo agricultores e extensionistas para demonstrações práticas e orientações técnicas.

Também integrou a lista, a realização do Seminário sobre Produção de Suco de Uva Orgânico, em 6 de dezembro, em parceria com a Emater. Fechando a programação das ações, no início deste ano, de 4 a 6 de fevereiro, foi realizado o 2º Dia de Campo da instituição na Sede da instituição de Pesquisa em Bento Gonçalves. O encontro reuniu 450 produtores, extensionistas, técnicos e estudantes, promovendo a troca de conhecimentos e a apresentação de novas tecnologias voltadas à vitivinicultura.

Além dos eventos, os recursos da emenda permitiram a compra de equipamentos e materiais utilizados para dar suporte às ações de transferência de tecnologia e ampliar o alcance das atividades junto ao setor produtivo.

Para o recurso de 200 mil reais recebido no ano de 2025, segundo o anúncio do chefe-geral Adeliano Cargnin, será dado continuidade ao trabalho de 2024 atuando nas diferentes regiões vitivinícolas do RS, além da inclusão de novas ações de transferência com implantação de unidades demonstrativas com ativos e tecnologias da Embrapa visando a capacitação de técnicos e produtores, bem como cursos e treinamentos socializando cada vez mais o conhecimento.

 

Viviane Zanella (MTb 14.400/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54) 34558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens