Embrapa Trigo
Notícias
Homenagens e lançamentos marcam reuniões de pesquisa de trigo e soja
A 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale encerrou com o lançamento de 17 cultivares, enquanto na 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul o foco foi a atualização das indicações técnicas para a cultura. Foram homenageados quatro pesquisadores que contribuíram para o desenvolvimento do trigo e da soja no Brasil. Os eventos foram realizados de 12 a 14 de agosto, na Universidade de Passo Fundo.
De acordo com o coordenador da Reunião de Trigo, Ricardo Castro, os trabalhos destaques eleitos pelos participantes do evento foram relacionados aos temas de desempenho de cultivares no semiárido brasileiro; adubação nitrogenada e qualidade tecnológica; cultura de embriões para avanço rápido de gerações; bactérias associadas a manchas foliares; e manejo de plantas daninhas resistentes a herbicida. Também foram destaques as pesquisas com bioinsumos, agricultura de precisão e digital, e os ensaios em rede realizados pela cooperação entre instituições públicas e empresas privadas. No melhoramento genético, foram apresentadas 17 novas cultivares de trigo, além de 16 extensões para indicação de cultivo em novas áreas, com destaque para a região do Cerrado brasileiro. Na avaliação de safra, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, apresentou números mostrando que o trigo ocupa hoje a maior área cultivada no inverno gaúcho, com cerca de 1,2 milhão de hectares, mas ainda enfrenta muitos desafios com clima, crédito rural e custos de produção.
Na Reunião de Soja, o grupo participante esteve voltado para as atualizações nas Indicações Técnicas para a cultura em diversos temas, como agricultura de precisão e digital, arranjo de plantas, manejo da soja em terras baixas, adubação e controle fitossanitário. Nas subcomissões, foram destaques seis trabalhos de pesquisa, abordando temáticas como comportamento espectral da soja, coinoculação, desempenho produtivo de cultivares, tecnologias para controle de plantas daninhas, resistência à podridão-radicular de Phytophthora e eficiência de inseticidas no controle de vaquinha. Segundo o coordenador João Leonardo Pires, os destaques demonstram a relevância e a diversidade das instituições que trabalham com soja no Sul do Brasil, uma vez que foram desenvolvidos por grupos de pesquisa da CCGL, Embrapa Trigo, Fundação Pró-Sementes, UFFS, UFRGS e UFSM.. Na avaliação das safras de soja, o assistente técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, destacou a importância da gestão e do planejamento para garantir a sustentabilidade econômica da atividade, especialmente frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Homenagens
Durante o jantar de confraternização foram homenageados pesquisadores que contribuíram para o avanço da produção da soja e do trigo no Brasil. Na soja, o reconhecimento foi para duas mulheres, a pesquisadora kassiana Kehl, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Fundação Pró-Sementes; e a pesquisadora Leila Costamilan, fitopatologista na Embrapa Trigo.
No trigo, o reconhecimento dos trabalhos em melhoramento e fitotecnia conduzidos pelo pesquisador Juliano Luiz de Almeida que atua na Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária; e homenagem para o pesquisador Manoel Carlos Bassoi, melhorista de trigo na Embrapa Soja.
Confira os melhores momentos no Instagram da Embrapa Trigo.
Indicações técnicas
A tradicional publicação com as Informações Técnicas que orientam o cultivo de trigo e triticale deverá ser revitalizada, com a transposição do conteúdo para o formato digital na próxima edição da reunião. “A criação de uma plataforma digital vai permitir a interação com o usuário, com ferramentas de busca, links para defensivos registrados e cultivares recomendadas. A modernização do conteúdo vai dinamizar o acesso, com a atualização imediatamente após a aprovação dos participantes da reunião. Ganhamos em agilidade e facilitamos o acesso às informações”, destaca o pesquisador Gilberto Cunha.
A promoção dos eventos foi da Embrapa e MAPA, com patrocínio da Be8, Trigall, Biotrigo, Corteva, Syngenta, Basf, Apasem, Apassul, FertiSystem e OR, com apoio da UPF e Agro Extensão.
Colaboração Vanessa Almeida, jornalista Emater/RS-Ascar
Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo
Contatos para a imprensa
trigo.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 54 3316-5800
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/