Notícias

29/07/25 |   Mudanças climáticas

Fórum vai discutir adaptação dos cultivos às mudanças climáticas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Anderson Ferreira

Anderson Ferreira - Excesso de chuva na pré-colheita é uma das principais causas de perdas no trigo

Excesso de chuva na pré-colheita é uma das principais causas de perdas no trigo

A resiliência climática no sistema trigo-soja é um dos temas do Fórum Nacional do Trigo e Soja, que acontece no dia 12 de agosto, em Passo Fundo, RS. As inscrições estão encerradas no evento que vai contar com mais de 300 participantes, reunindo as principais lideranças do agronegócio brasileiro.

As intempéries do clima têm causado perdas econômicas significativas na produção brasileira de grãos. Na soja, as estiagens no verão, e no trigo excesso de chuvas no inverno e na primavera tem sido as principais causas de prejuízos ao setor produtivo. “A situação de emergência climática exige uma série de estratégias para a gestão integrada de riscos. Além de se evitar os riscos, é preciso usar a tecnologia para atenuar os impactos das adversidades climáticas e a transferência de riscos por meio do seguro agrícola”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo Gilberto Cunha.

Além da gestão de riscos, o painel de resiliência climática também vai apresentar temas como biotecnologia e a soja resistente à seca, e a sinergia inverno-verão para melhorar a competitividade da agricultura brasileira.

No painel “Sistemas de Produção Sustentáveis”, será apresentada uma análise econômica do sistema trigo-soja, seguida de alternativas para posicionar a produção brasileira de grãos de forma sustentável, como a produção de biocombustíveis e os programas de trigo e soja baixo carbono.

Como tornar o trigo um grande negócio de País?

Esta será a pergunta que vai orientar um dos painéis do Fórum, onde os representantes da Abitrigo, CNA, Emater/RS-Ascar, OCB/Fecoagro e Embrapa vão apresentar suas propostas para promover o crescimento da triticultura no Brasil.

“É necessário que exista uma estratégia integrada das entidades que combine tecnologia, políticas públicas, mercado, assistência técnica e sustentabilidade. É vital que se crie um ambiente de articulação institucional onde a inovação, pesquisa, produção, mercado e governo tenham convergência de propósitos”, avalia o coordenador do Fórum, o analista da Embrapa Trigo Osvaldo Vieira.

O Fórum Nacional do Trigo e Soja 2025 acontece junto com a 17ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale e a 44ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul. A programação completa, vai de 12 a 14 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo. A promoção é Embrapa e Ministério da Agricultura e Pecuária. Informações no site https://www.reuniaodetrigo.com.br.

 

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5800

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

trigoeventoforum