Busca de Notícias Busca de Notícias

29/08/25 |

Pesquisadores vão a campo para última etapa do Soil-ES

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo pessoal

Arquivo pessoal -

Entre os dias 10 e 15 de agosto, os pesquisadores Angelo Mansur e Lauro Rodrigues estiveram no Maranhão para a última etapa do projeto Soil-ES, focado na validação da erosão e sequestro de Carbono do solo da região. 

O trabalho de campo foi realizado em duas bacias hidrográficas: a do rio Marcelino, no município de Tasso Fragoso, e a do rio Verde, em Balsas. Para a análise, eles utilizaram o sistema de modelagem InVEST, com o módulo SDR (Sediment Delivery Ratio) – que simula o deslocamento de sedimentos. A equipe fez a validação da erosão através de pinos: peças de 30cm de profundidade, enterradas 20 cm abaixo da superfície do solo. Em caso de erosão, o pino fica mais exposto; se há deposição, no entanto, ele aparece menos. Os dados coletados estão sendo processados.

Durante o período, os pesquisadores também participaram do 2° Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico do Cerrado Sul Maranhense. Angelo destacou os debates realizados sobre formas de compartilhar os resultados de pesquisas com as comunidades locais, visando o uso prático das ferramentas desenvolvidas.

Soil-ES

O Soil-ES é um projeto internacional (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia) que estuda os serviços ecossistêmicos do solo em áreas de intensificação agropecuária. No Brasil, o foco é o Matopiba, com liderança da Embrapa Solos e participação da Embrapa Territorial e Embrapa Cocais, visando gerar ferramentas para conciliar produção e sustentabilidade. As atividades que envolvem a Embrapa Territorial visam subsidiar políticas públicas para a criação de um sistema de produção sustentável na região.

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Fernanda Esmeriz (colaboradora)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens