Embrapa Tabuleiros Costeiros
Notícias
Novo feijão carioca é destaque no Semiárido Show 2025; Unidades apresentam soluções e partilham conhecimentos
Vinte Unidades da Embrapa no Brasil levaram tecnologias e conhecimentos ao Semiárido Show 2025, realizado com a liderança da Embrapa Semiárido de 26 a 29 de agosto em Petrolina, PE.
A 11ª edição do maior evento da agricultura familiar do Nordeste foi mais uma vez palco de lançamentos de tecnologias e muita troca de saberes e conhecimentos técnicos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar no sertão nordestino.
A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), junto com parceiros, lançou uma nova cultivar de feijão, apresentou soluções tecnológicas sustentáveis e partilhou conhecimentos nas diversas rodas de conversa, seminários e mesas redondas do encontro.
Novo feijão carioca
A Embrapa apresentou ao setor produtivo o feijão-comum biofortificado BRS FC409, cultivar de feijão do tipo carioca desenvolvida para oferecer mais ferro e zinco na alimentação das famílias brasileiras, além de teores de proteína superiores, aliando alto valor nutricional a boa produtividade no campo e resistência a doenças durante o cultivo.
O lançamento oficial aconteceu com a apresentação da cultivar pelo pesquisador responsável Luis Cláudio de Faria, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), atualmente atuando junto à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e degustações do feijão no estande da Embrapa no Semiárido Show. A cultivar estava à mostra, também, plantada na vitrine de tecnologias do evento.
Fruto do trabalho de melhoramento genético convencional realizado pela Embrapa Arroz e Feijão em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a empresa Beckman Sementes, o BRS FC409 chega como alternativa estratégica para produtores do Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, com validação para 19 estados e o Distrito Federal.
Assim como outras cultivares biofortificadas da Embrapa, o BRS FC409 foi desenvolvido no âmbito do projeto Rede BioFORT, que reúne esforços de pesquisa e transferência de tecnologia para levar alimentos com níveis mais elevados de nutrientes à mesa da população.
Cobertura completa
Confira abaixo a cobertura fotográfica completa do Semiárido Show

Acesse aqui o perfil do Semiárido Show no Instagram
Acompanhe abaixo a cobertura jornalística do evento
Lançamentos de novas tecnologias e projetos marcam abertura do Semiárido Show
Projeto adotará tecnologias sociais para conservação e recuperação de áreas na Caatinga
Seminário reúne pessoas e instituições para debater inovação inclusiva
Semiárido Show 2025 impulsiona inclusão socioprodutiva e debate sobre políticas públicas
Embrapa apresenta novidades tecnológicas para a agricultura familiar no Semiárido Show
50 anos no Nordeste
Um momento marcante do Semiárido Show foi a celebração dos 50 anos de atuação da Embrapa no Nordeste, com seis Unidades comemorando meio século de atuação na região - Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Semiárido (Petrolina, PE), Algodão (Campina Grande, PB), Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), e Meio-Norte (Teresina, PI).
O ato comemorativo aconteceu na tarde de terça (26) no espaço temático dos 50 anos das Unidades no estande, e teve e presença e falas da presidente da Embrapa Silvia Massruhá, da diretora de Inovação Ana Euler e das chefes e chefes-gerais das seis Unidades.
Tereza Cristina de Oliveira, chefa-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, destacou a trajetória da Unidade no Nordeste nesses 50 anos e a importância da atuação em rede de todas s Unidades na região para fortalecer a agricultura familiar e construir conjuntamente políticas públicas que promovem a melhoria de renda e de vida das famílias no campo.
Tecnologias e capacitações
No espaço da Embrapa Tabuleiros Costeiros no estande, visitantes puderam ver de perto e interagir com profissionais da Unidade sobre as soluções tecnológicas GliriNutri - uso da gliricídia na alimentação de ruminantes, Ovos embrionados de galinha de capoeira na agricultura familiar, a tradicional cultivar de milho BRS Gorutuba, adaptada ao Semiárido, e o próprio feijão BRS FC409.
Nos diversos espaços de troca de conhecimento, a Unidade participou de sessões e ministrou minicursos e oficinas sobre GLIRITEC: Tecnologias Agropecuárias com uso da Gliricídia, com o analista Samuel Souza, Processo para produção e incubação artificial comunitária de ovos embrionados de galinha de capoeira na agricultura familiar agroecológica, com os pesquisadores Cristiane Otto de Sá e José Luiz de Sá, e Metologia de construção de conhecimentos relacionados a Bancos Comunitários de Sementes (BAGs e Melhoramento participativo), com o pesquisador Amaury Santos, Sistema Típico de Produção de Leite no Semiárido, com o pesquisador da Embrapa Semiárido Rafael Dantas, e Como Adaptar as Experiências Exitosas em Outras Regiões à Realidade do Semiárido, com Elizabeth Nogueira Fernandes, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite.
No espaço dedicado à divulgação da plataforma e-Campo, vitrine de capacitações online da Embrapa, visitantes puderam conhecer mais e se inscrever nos cursos de Nutrição e adubação do coqueiro - FertOnline, Aquaponia Residencial, Produção de sementes e ovos embrionados na agricultura familiar agroecológica e GliriNutri: uso da gliricídia na alimentação de ruminantes.
Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Contatos para a imprensa
Tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/