Notícias Notícias

30/08/25 |   Agricultura familiar

Novo feijão carioca é destaque no Semiárido Show 2025; Unidades apresentam soluções e partilham conhecimentos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Saulo Coelho

Saulo Coelho - Nova cultivar de feijão fez sucesso nas degustações no estande da Embrapa

Nova cultivar de feijão fez sucesso nas degustações no estande da Embrapa

Vinte Unidades da Embrapa no Brasil levaram tecnologias e conhecimentos ao Semiárido Show 2025, realizado com a liderança da Embrapa Semiárido de 26 a 29 de agosto em Petrolina, PE.

A 11ª edição do maior evento da agricultura familiar do Nordeste foi mais uma vez palco de lançamentos de tecnologias e muita troca de saberes e conhecimentos técnicos voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar no sertão nordestino.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), junto com parceiros, lançou uma nova cultivar de feijão, apresentou soluções tecnológicas sustentáveis e partilhou conhecimentos nas diversas rodas de conversa, seminários e mesas redondas do encontro.

Novo feijão carioca

A Embrapa apresentou ao setor produtivo o feijão-comum biofortificado BRS FC409, cultivar de feijão do tipo carioca desenvolvida para oferecer mais ferro e zinco na alimentação das famílias brasileiras, além de teores de proteína superiores, aliando alto valor nutricional a boa produtividade no campo e resistência a doenças durante o cultivo.

O lançamento oficial aconteceu com a apresentação da cultivar pelo pesquisador responsável Luis Cláudio de Faria, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), atualmente atuando junto à Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), e degustações do feijão no estande da Embrapa no Semiárido Show. A cultivar estava à mostra, também, plantada na vitrine de tecnologias do evento. 

Fruto do trabalho de melhoramento genético convencional realizado pela Embrapa Arroz e Feijão em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a empresa Beckman Sementes, o BRS FC409 chega como alternativa estratégica para produtores do Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul, com validação para 19 estados e o Distrito Federal.

Assim como outras cultivares biofortificadas da Embrapa, o BRS FC409 foi desenvolvido no âmbito do projeto Rede BioFORT, que reúne esforços de pesquisa e transferência de tecnologia para levar alimentos com níveis mais elevados de nutrientes à mesa da população.


Cobertura completa

Confira abaixo a cobertura fotográfica completa do Semiárido Show

Semiárido Show 2025

 

Acesse aqui o perfil do Semiárido Show no Instagram


Acompanhe abaixo a cobertura jornalística do evento

Lançamentos de novas tecnologias e projetos marcam abertura do Semiárido Show

Projeto adotará tecnologias sociais para conservação e recuperação de áreas na Caatinga

Seminário reúne pessoas e instituições para debater inovação inclusiva

Semiárido Show 2025 impulsiona inclusão socioprodutiva e debate sobre políticas públicas

Embrapa apresenta novidades tecnológicas para a agricultura familiar no Semiárido Show


50 anos no Nordeste

Um momento marcante do Semiárido Show foi a celebração dos 50 anos de atuação da Embrapa no Nordeste, com seis Unidades comemorando meio século de atuação na região - Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Semiárido (Petrolina, PE), Algodão (Campina Grande, PB), Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), e Meio-Norte (Teresina, PI).

O ato comemorativo aconteceu na tarde de terça (26) no espaço temático dos 50 anos das Unidades no estande, e teve e presença e falas da presidente da Embrapa Silvia Massruhá, da diretora de Inovação Ana Euler e das chefes e chefes-gerais das seis Unidades.

Tereza Cristina de Oliveira, chefa-geral da Embrapa Tabuleiros Costeiros, destacou a trajetória da Unidade no Nordeste nesses 50 anos e a importância da atuação em rede de todas s Unidades na região para fortalecer a agricultura familiar e construir conjuntamente políticas públicas que promovem a melhoria de renda e de vida das famílias no campo.


Tecnologias e capacitações 

No espaço da Embrapa Tabuleiros Costeiros no estande, visitantes puderam ver de perto e interagir com profissionais da Unidade sobre as soluções tecnológicas GliriNutri - uso da gliricídia na alimentação de ruminantes, Ovos embrionados de galinha de capoeira na agricultura familiar, a tradicional cultivar de milho BRS Gorutuba, adaptada ao Semiárido, e o próprio feijão BRS FC409.

Nos diversos espaços de troca de conhecimento, a Unidade participou de sessões e ministrou minicursos e oficinas sobre GLIRITEC: Tecnologias Agropecuárias com uso da Gliricídia, com o analista Samuel Souza, Processo para produção e incubação artificial comunitária de ovos embrionados de galinha de capoeira na agricultura familiar agroecológica, com os pesquisadores Cristiane Otto de Sá e José Luiz de Sá, e Metologia de construção de conhecimentos relacionados a Bancos Comunitários de Sementes (BAGs e Melhoramento participativo), com o pesquisador Amaury Santos, Sistema Típico de Produção de Leite no Semiárido, com o pesquisador da Embrapa Semiárido Rafael Dantas, e Como Adaptar as Experiências Exitosas em Outras Regiões à Realidade do Semiárido, com Elizabeth Nogueira Fernandes, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite.

No espaço dedicado à divulgação da plataforma e-Campo, vitrine de capacitações online da Embrapa, visitantes puderam conhecer mais e se inscrever nos cursos de Nutrição e adubação do coqueiro - FertOnline, Aquaponia Residencial, Produção de sementes e ovos embrionados na agricultura familiar agroecológica e GliriNutri: uso da gliricídia na alimentação de ruminantes

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

semiaridoagricultura-familiarnordestesertaobiofortodssemiarido-showcop30jornada-pelo-clima