Embrapa Tabuleiros Costeiros
Notícias
Embrapa Tabuleiros Costeiros celebra 50 anos com tecnologias, homenagens e parcerias
A Embrapa Tabuleiros Costeiros celebrou, na sexta (13), 50 anos de fundação com um grande evento em sua sede, em Aracaju, reunindo instituições parceiras, autoridades, movimentos sociais, empregadas e empregados da ativa e aposentadas e aposentados, ex-chefes e imprensa.
A celebração emocionou participantes com muito resgate histórico, homenagens especiais, música e poesia, lançamento e exposição de tecnologias e serviços, celebração de novas parcerias e feira de produtos agroecológicos de famílias agricultoras de diversos territórios de Sergipe.
Tabuleiro de Tecnologias
Já na chegada ao estacionamento da Embrapa, o público pôde ver de perto uma verdadeira linha do tempo com diversas soluções tecnológicas desenvolvidas e entregues ao setor produtivo pelas pesquisas da Unidade nessas cinco décadas.
O Tabuleiro de Tecnologias tinha de tudo, desde cultivares e variedades de milho, coco, feijão, citros e mandioca a equipamentos como a Mesa Ostranne para cultivo de ostras e armadilha pet para controle de pragas, além de processos como conservação de recursos genéticos animais e vegetais, tudo também acessível por meio digital com QR code.
Diversos livros de destaque também estavam em exposição no tabuleiro, como ‘A cultura do coqueiro no Brasil’ uma das mais importantes referências bibliográficas sobre a cultura no país.
Feira Agroecológica
Também nas tendas montadas na área externa, os visitantes puderam apreciar e comprar produtos na Feira Agroecológica, com a participação de movimentos sociais camponeses dos territórios sergipanos, como Movimento Camponês Popular (MCP), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento das Catadoras de Mangaba (MCM), Rede Sergipana de Agroecologia (Resea) e outros.
A feira foi um sucesso, com alimentos saudáveis produzidos sem agrotóxicos por mãos camponesas, de frutas e hortaliças a mel, doces e outras delícias, além de artesanato com profunda identidade étnica e cultural e fazer ancestral.
Para guiar os visitantes das tendas ao auditório do centro de pesquisa, integrantes dos movimentos realizaram uma mística com músicas marcantes que narram a realidade camponesa, trazendo toda a simbologia das mãos que produzem o alimento no campo.
As agricultoras e agricultores conduziram o público ao auditório em cortejo com violada e cantos.
Confira abaixo a gelaria de imagens do evento. Clique nas setas laterais para avançar e recuar.

História
Na cerimônia solene no auditório, a chefa-geral Tereza Cristina de Oliveira, a primeira mulher a assumir a gestão da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em vez de um discurso formal, traçou uma linha do tempo contanto um pouco da história da Unidade, criada em 13 de junho de 1975 como Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Estadual (UEPAE) de Quissamã.
Nos anos 1980, o centro assumiu o mandato nacional das pesquisas com o coco, e em 1993 foi reestruturado para atuar nas áreas costeiras e de transição da Região Nordeste, do Sul da Bahia ao Norte do Ceará, recebendo a denominação atual de Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Tereza destacou pontos de grande orgulho para ela e toda a equipe, como as tecnologias geradas e seus os impactos positivos na agropecuária da região, a criação da Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) em Rio Largo, AL, e a implantação da primeira reserva particular do patrimônio natural federal da Embrapa, a RPPN do Caju, em Itaporanga d’Ajuda, SE, além de reformas, ampliações e construção de instalações.
A gestora concluiu enaltecendo as equipes que ajudaram e ajudam a construir a história da Unidade. “São 50 anos impulsionados por pessoas e ciência, e todas essas entregas de valor à sociedade são fruto do trabalho, compromisso e empenho de profissionais que dedicaram longos anos de sua vida à pesquisa agropecuária na Embrapa”, destacou.
Lançamentos
Mantendo a tradição de resultados e entregas, a Embrapa Tabuleiros Costeiros apresentou durante a cerimônia dois lançamentos, com informações já disponíveis no nosso portal na internet.
O centro de pesquisa lançou a solução tecnológica ‘Processo para produção e incubação artificial comunitária de ovos embrionados de galinha de capoeira na agricultura familiar agroecológica’, um conjunto de recomendações de manejo reprodutivo e de produção que pode aumentar a produtividade, melhorar a qualidade das aves e, principalmente, conservar e multiplicar rapidamente o material genético adaptado.
Assista a seguir ao vídeo sobre a nova tecnologia
Foi lançado, também, o curso gratuito ‘Nutrição e adubação do coqueiro’, disponível na plataforma e-Campo, a vitrine de capacitações online da Embrapa, contribui para o aumento da produtividade e qualidade dos cultivos e para a sustentabilidade dos ecossistemas, beneficiando produtores e técnicos.
A Unidade anunciou, ainda, a disponibilização na seção de tecnologias do portal da Embrapa das soluções ‘GliriNutri – cultivo e manejo da gliricídia para banco de proteína’, ‘Mapeamento do extrativismo da mangaba em Sergipe’ e ‘Criopreservação e uso do sêmen de tambaqui na conservação de recursos genéticos e no sistema de produção’.
Emergência climática
Reafirmando sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as iniciativas globais de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes – Cop30), a Unidade lançou durante a cerimônia os vídeos ‘Conservação de Fruteiras Nativas da Mata Atlântica’ e ‘Bioinsumos no Bioma Mata Atlântica’, com cenas gravadas na RPPN do Caju.
Assista a seguir aos vídeos sobre o Bioma Mata Atlântica
Homenagens
O evento contou, também, com emocionantes homenagens a profissionais da Embrapa Tabuleiros Costeiros, tanto colegas com cinco décadas de atuação que seguem na ativa quanto que se aposentaram em junho.
Foram entregues diplomas de reconhecimento a nove profissionais da ativa com cinco décadas de atuação e dois que encerraram suas atividades na empresa no M6es do aniversário.
Falaram em nome dos homenageados, com discursos emocionados, o pesquisador Lafayette Sobral, o mais antigo em atividade e que atuou como chefe-geral por duas vezes, e a assistente Rute Amâncio, que atua na UEP de Rio Largo.
Um momento poético especial marcou as homenagens, com o colega aposentado Roque de Jesus, que atuou por mais de quatro décadas na Embrapa Tabuleiros Costeiros e é exímio sertanista e contador de causos, declamando a toada sertaneja ‘Orgulho nacional’, em celebração aos 50 anos da Unidade.
Parcerias
Durante a cerimônia, foi celebrado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) o protocolo de intenções para parceria como foco no fortalecimento a ciência e tecnologia de Sergipe, com ações conjuntas de pesquisa, ensino, transferência de tecnologia e inovação. Assinaram pela Embrapa Tereza Cristina e o diretor-executivo de Governança e Informação da Embrapa Alderi de Araújo, e pelo IFS a reitora Ruth Sales.
Na semana do aniversário, Tereza Cristina também firmou um protocolo de intenção para o acordo de cooperação entre a Embrapa e o Governo da Bahia para promover em conjunto ‘Pesquisa e desenvolvimento de sistema computacional espacial baseado em Inteligência Artificial para simulação do impacto de políticas públicas de incentivo à diversidade da produção agrícola’.
Assista a seguir ao vídeo com os melhores momentos do evento
Reconhecimento
O diretor Alderi, que representou a presidente da Embrapa Silvia Massruhá, destacou, em seu discurso, que 50 anos não são 50 dias, e que a Embrapa Tabuleiros Costeiros tem uma história de grandes conquistas e contribuições à agropecuária de Sergipe, Nordeste e Brasil.
O senador por Sergipe Rogério Carvalho não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem em vídeo parabenizando a Unidade por seus 50 anos.
As contribuições e conquistas da Embrapa Tabuleiros Costeiros em benefício da agricultura e da população rural em 50 anos foram destacadas em falas de diversas autoridades e representantes institucionais, como o reitor da UFS André Maurício, o vereador por Aracaju Iran Barbosa, o deputado federal por Sergipe João Daniel, a secretária do Meio Ambiente de Aracaju Emília Golzio, o representante do MST Manoel Antônio e o presidente da Seção Sindical Tabuleiros Costeiros do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Elias Ribeiro.
Coral Harmonia e bolo
Outro momento marcante foi a apresentação do Coral Harmonia, formado por funcionários da Embrapa Tabuleiros Costeiros, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
Sob regência do maestro Elias Santos e com acompanhamento do tecladista Lázaro Chagas e do violinista Eduardo Monte, o coral encantou os presentes com uma seleção de músicas icônicas brasileiras – ‘Céu de Santo Amaro’, de Flávio Venturini e Bach, ‘Qui Nem Jiló’, de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, e um animado medley junino, do cancioneiro popular nordestino.
Para encerrar o momento em grande estilo, gestoras, gestores, ex-chefes, autoridades e todo o público cantaram os parabéns à Embrapa em ritmo de forró acompanhados por um trio pé-de-serra, com brinde com espumante e um lindo bolo servido ao final. Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Contatos para a imprensa
tabuleiros-costeiros.imprensa@embrapa.br
Telefone: (79) 4009-1381
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/