Publicações

Analise biometrica de mudas de açaizeiros cultivadas em substrato contendo diferentes proporções de vassoura-de-bruxa oriundos de podas fitossanitárias de cupuaçuzeiros.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: QUEIRO, E. S.; LIMA, H. E. de; SILVA, E. E. da; ARAÚJO, R. F.; SILVA, T. P. da; GOMES, H. H. da S.; GALVÃO, R. da S.

Resumo: A cultura do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart) é reconhecido como uma fruteira de expressão econômica ultrapassando as fronteiras da Amazônia, sendo comercializado nas grandes capitais brasileiras, seu cultivo é em escala comercial em plena expansão nas regiões Norte e Nordeste. Há poucas informações sobre formulação de um substrato utilizando resíduos de podas fitossanitárias que seja eficiente para produção de mudas de açaizeiros. O objetivo desse trabalho foi avaliar a eficiência do composto orgânico produzido a partir de resíduos de podas fitossanitárias de cupuaçuzeiros infectados por Moniliophthora perniciosa (vassoura-de-bruxa)e restos vegetais como substrato para produção de mudas de açaizeiro. Para tal, mudas de açaizeiros foramcultivadas em substratos contendo diferentes proporções de vassoura-de-bruxa e restos vegetais durante cinco meses, mantidas sob tela com 50% de sombreamento, sendo mensuradoa cada trinta dias. As variáveis analisadas foram: comprimento de parte aérea, diâmetro do caule e número de folhas. As plantas de açaizeirosapresentaram os melhores resultados de desenvolvimento vegetativo para todas as todas as variáveis analisadas para o substrato do tratamento 3 contendo 40% de vassoura-de-bruxa + 20% de feijão guandu + 40% de restos de folhas, galhos, capim roçado, casca de frutos de cupuaçu e sementes. Assim, a utilização destes compostos orgânicos nas proporções descritas podem ser utilizados como substratos para produção de mudas de açaizeiros, tornando-se uma alternativa viável e ecologicamente recomendada para a eliminação dos resíduos de podas fitossanitárias, eliminação de fonte de inóculo do patógeno Moniliophthora perniciosa na área de plantio e dimuição da poluição ambiental.

Ano de publicação: 2025

Tipo de publicação: Artigo de periódico

Unidade: Embrapa Roraima