Notícias

19/05/25 |   Transferência de Tecnologia

Sistemas sustentáveis e hortaliças PANC são destaques da Embrapa na Agrobrasília 2025

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paula Rodrigues

Paula Rodrigues - Detalhe da vinagreira, espécie de hortaliça não convencional

Detalhe da vinagreira, espécie de hortaliça não convencional

Sistemas de produção mais sustentáveis, como o plantio direto de hortaliças, e o cultivo de espécies rústicas como as hortaliças PANC (plantas alimentícias não convencionais) serão destaque da Embrapa Hortaliças na edição de 2025 da AgroBrasília, que acontece de 20 a 24 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, em Brasília/DF.

As hortaliças PANC, como vinagreira, bertalha, azedinha, caruru e taioba – são espécies rústicas e bem adaptadas, que exigem poucos insumos e, por isso, podem ser boas opções de cultivo especialmente para agricultores familiares ou urbanos. Segundo o pesquisador Nuno Madeira, além de muito nutritivas, a resiliência das hortaliças PANC mostram também seu potencial agronômico para enfrentamento dos efeitos das mudanças no clima.

A vitrine da Embrapa na feira também irá demonstrar sistemas de produção mais adaptados e resilientes às mudanças climáticas, como o sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH). A adoção do plantio direto na produção de hortaliças traz benefícios como: economia de água, diminuição da mecanização, regulação térmica proporcionada pela palhada, e maior incremento dos teores de matéria orgânica no solo.

Cultivares adaptadas e nutritivas

Na vitrine de tecnologias, os visitantes da feira poderão conhecer cultivares de abóbora, alface, alho, batata-doce, cebola, cenoura, grão-de-bico, morango, pimenta e tomate desenvolvidas pela pesquisa agrícola. Além de materiais muito produtivos e com resistência às principais pragas e doenças, há soluções que focam na adaptação às mudanças do clima.

O alho livre de vírus BRS Hozan, por exemplo, é recomendado para a agricultura familiar e, mesmo sendo uma espécie de clima mais ameno, essa cultivar tem boa adaptação às regiões mais quentes do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. A alface BRS Leila também apresenta maior resiliência climática, pois tolera melhor as altas temperaturas ao atrasar o florescimento da planta, uma característica importante para escalonar a produção e atender o mercado ao longo de todo o ano.

A primeira cultivar de cenoura do mercado nacional desenvolvida e recomendada para o sistema orgânico de produção, a cenoura BRS Paranoá, também estará nos canteiros da vitrine. Além da alta resistência à queima-das-folhas, principal doença que afeta a cenoura, ela é recomendada para o período do verão, época com condições de plantio mais adversas para a raiz e entressafra das cultivares convencionais plantadas no inverno.

Além de vantagens agronômicas, algumas cultivares apresentadas também são mais nutritivas, e podem contribuir com a segurança alimentar e nutricional. É o caso do tomate grape BRS Zamir, que tem elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo, e das cultivares de batata-doce de polpa colorida. A cor de polpa alaranjada das cultivares Beauregard e CIP BRS Nuti é indicativo do seu alto teor de betacaroteno, substância precursora da vitamina A no organismo; já a polpa roxa das cultivares BRS Cotinga e BRS Anembé revelam o elevado teor de antocianinas, pigmentos com propriedades antioxidantes.

A vitrine de tecnologias da Embrapa na AgroBrasília também possui uma estufa que, nesta edição, estará exibindo os frutos de tomate das cultivares BRS Iracema, BRS Imigrante e BRS Nagai, e também o plantio em calhas da cultivar de morango BRS DC25 Fênix, que se destaca por frutos grandes e doces, com bastante firmeza e vida útil após a colheita.

Agenda de Palestras

Durante a semana, também estão previstas duas palestras de pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias para a cadeia produtiva de hortaliças. É um momento de discussões técnicas e diálogo com os produtores interessados em adotar as soluções em suas propriedades. Confira abaixo a programação:

21/05 – 15h30

Cultivo de hortaliças PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais)
Palestrante: Nuno Rodrigo Madeira (pesquisador da Embrapa Hortaliças)

23/05 – 14h30
Apresentação da cultivar de cebola BRS Belatriz
Palestrante: Valter Rodrigues Oliveira (pesquisador da Embrapa Hortaliças)

 

Sobre a AgroBrasília

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a AgroBrasília 2025 tem entrada gratuita e, nesta edição, o tema do evento é “Agro, Oportunidade para Todos”. A feira irá contar com mais de 590 expositores, com expectativa de público de 175 mil visitantes.

Data: 20 a 24 de maio (terça a sábado)

Horário: 8h30 às 18h

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci (BR 251 km 5 - PAD-DF)

 

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385.9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agrobrasilia