18/08/25 |   Gestão Estratégica

Solenidade de posse da nova chefia-geral será no dia 21 de agosto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cláudio Bezerra

Cláudio Bezerra - Nova gestão foi iniciada em 1º de agosto e traz como foco a integração interna, a melhoria do clima organizacional e o fortalecimento das conexões externas.

Nova gestão foi iniciada em 1º de agosto e traz como foco a integração interna, a melhoria do clima organizacional e o fortalecimento das conexões externas.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia realizará, no dia 21 de agosto, às 9h, no Auditório Irineu Cabral, na Sede da Empresa, a solenidade de posse do pesquisador Ricardo Alamino Figueiredo como chefe-geral da Unidade. O evento é aberto a todos os empregados e contará com a presença de integrantes da Diretoria Executiva, de parceiros institucionais e outras autoridades. 

Na ocasião, também serão apresentados oficialmente os novos chefes-adjuntos:

  • João Henrique Moreira Viana – Pesquisa e Desenvolvimento
  • Sílvia Onoyama Mori – Transferência de Tecnologia
  • Leonardo Nunes Fonseca – Administração

A nova gestão, iniciada em 1º de agosto, traz como foco a integração interna, a melhoria do clima organizacional e o fortalecimento das conexões externas. Ricardo Alarmino destaca que “a mudança que buscamos não acontece por decreto. Ela acontece no contato diário, no olho no olho, no entusiasmo compartilhado”.

Entre as primeiras ações propostas pela nova gestão estão a reativação de espaços de convivência, como o restaurante, a criação de áreas de descanso e atividades de bem-estar, além de visitas periódicas das chefias aos setores para ouvir as equipes e aproximar a gestão do dia a dia da Unidade. O Comitê Estratégico Institucional (CEI) será reestruturado para ampliar a participação dos empregados na definição das estratégias.

Na área administrativa, está prevista a criação de um Comitê de Melhoria de Processos, Informatização e Inteligência Artificial, para mapear, simplificar e informatizar fluxos internos, garantindo mais agilidade e transparência.

Externamente, a gestão pretende intensificar a articulação com as demais Unidades da Embrapa, com setor produtivo e com fundações de apoio à pesquisa e governo. O objetivo é diversificar fontes de financiamento e ampliar o impacto das soluções tecnológicas desenvolvidas pela Unidade. 

Conheça os novos chefes da Unidade:

Ricardo Alamino Figueiredo é pesquisador da Embrapa desde 2005. Foi assessor da Presidência da Empresa de 2006 a 2008 e, desde 2009, é pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Médico-veterinário formado pela Universidade Estadual de Londrina (1987), é mestre em Farmacologia (1996), doutor em Medicina Veterinária pela UNESP (2002), além de cientista visitante no Departamento de Ciências Animais e de Alimentos da Universidade do Kentucky (Lexington-KY, EUA), na área de Pecuária de Precisão aplicada à Produção e Reprodução Animal, de 2018 a 2019. Atuou como professor de Fisiologia Veterinária e Humana na Universidade de Marília entre 1990 e 2005. Também foi presidente do Comitê Gestor da Fazenda Sucupira (2012–2015), membro titular do Conselho Superior da FAP-DF e presidente da APEG-DF (2015–2018).

João Henrique Moreira Viana é pesquisador da Embrapa desde 2001. Graduado em Medicina Veterinária (UFV, 1992), mestre em Zootecnia (UFV, 1995) e doutor em Ciência Animal (UFMG, 2002), realizou pós-doutorado como cientista visitante no Manchester Institute of Biotechnology, na Inglaterra (2016). Atua como orientador nos programas de Pós-Graduação em Biologia Animal da UnB e em Reprodução, Sanidade e Bem-Estar Animal da Unifenas, além de ser consultor ad hoc do CNPq e da Capes. Tem experiência em liderança e cooperação científica internacional, tendo integrado o Health and Safety Advisory Committee e a IETS Foundation. Atualmente, é membro do Board of Governors da IETS, vice-coordenador da Rede Brasileira de Reprodução Animal (ReBran) e vice-líder do Projeto CNPq INCT em Reprodução Animal.

Sílvia Satiko Onoyama Mori é pesquisadora da Embrapa desde 2007, com formação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e graduação sanduíche pela Rutgers University (1999–2000). Possui especialização em Marketing pela Fundação Dom Cabral (2004), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (2018). Atua na interface entre gestão, inovação e agronegócio, com experiência em cooperação internacional, desenvolvimento de novos produtos, gestão estratégica, prospecção tecnológica e mercadologia. No Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coordenou programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e liderou o Ater Digital, voltado ao uso de ferramentas digitais para ampliar o alcance e a eficiência das ações no campo.

Leonardo Nunes Fonseca é analista da Embrapa desde 2008, com graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrado em Ciências Genômicas e Biotecnologia pela Universidade Católica de Brasília, com foco em diagnóstico molecular, clonagem e sequenciamento de Potivirus. Possui experiência acadêmica como professor adjunto na Universidade Vale do Rio Doce (MG), no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste (GO), na União Educacional do Planalto Central (DF) e no Colégio Ceub (DF), atuando nas áreas de genética, biologia molecular, biotecnologia e citogenética ambiental. Na Embrapa, trabalhou com genotipagem por marcadores SSR, foi responsável pelo Laboratório de Interação Planta–Praga 3, supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios e membro do Escritório de Projetos. Atualmente, é supervisor do Escritório de Projetos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Marcos Esteves (4505/14/45v/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4926

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/