Prosa Rural - Cultivares de abacaxi resistentes à fusariose
Fevereiro/2011 - 1ª semana - Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha
A adoção de variedades resistentes é o método mais eficiente e econômico para o controle da fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans, que é o principal problema fitossanitário da cultura no País, gerando perdas superiores a 80% da produção.
O Prosa Rural desta semana traz informações sobre três cultivares de abacaxi desenvolvidas pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas / BA) que são resistentes à fusariose: Imperial, Vitória e a BRS Ajubá. O pesquisador Davi Theodoro Junghans é o principal entrevistado do programa, que apresenta também o depoimento do produtor Cosme Fred Rios Santana, do distrito de Camboatá, em Coração de Maria, na Bahia.
O abacaxi Imperial é um híbrido resultante do cruzamento de Perolera com Smooth Cayenne, obtido pelo programa de melhoramento genético do abacaxizeiro em avaliações realizadas em diferentes regiões produtoras do Brasil (Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul). Produzindo frutos com polpa amarela, elevado teor de açúcares e excelente sabor nas análises sensoriais, o Imperial ainda tem como vantagem a ausência de espinhos nas folhas. As recomendações técnicas de cultivo de abacaxi, atualmente em uso, podem ser aplicadas a essa nova variedade. Seus frutos podem ser destinados tanto para o mercado de consumo in natura quanto para a industrialização.
A Vitória, híbrido resultante do cruzamento de Primavera e Smooth Cayenne, tem frutos com polpa branca, elevado teor de açúcares e apresentou excelente sabor nas análises químicas e sensoriais, sugerindo que suas características relativas à acidez são superiores às do abacaxi Pérola e Smooth Cayenne. Outra vantagem é sua resistência ao transporte e aos procedimentos de manuseio no pós-colheita, o que pode facilitar sua adoção pelos produtores. Outras características favoráveis da cultivar Vitória são o formato cilíndrico dos frutos, casca de cor amarela na maturação, pesando em torno de 1,5 kg.
O programa não se detém muito em informações da cultivar BRS Ajubá, que é recomendada para plantio na região do Noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente no vale do rio Uruguai, onde foi avaliada durante três ciclos.
O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Região Nordeste/Vale do Jequitinhonha
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Contatos para a imprensa
lea.cunha@embrapa.br
Telefone: (75) 32312-8076
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/