Notícias

24/04/25 |   Comunicação

Embrapa Pesca e Aquicultura vence IFC Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Hellen Kato

Hellen Kato - Danielle de Bem:

Danielle de Bem: "É o reconhecimento de um trabalho coletivo"

Centro de pesquisa recebe premiação pela segunda vez

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) recebeu o Prêmio Inovação na Ciência e Tecnologia, concedido pelo International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Amazônia), na última quarta-feira (23), durante a abertura do evento que está acontecendo no Hangar – Centro de Convenções em Belém. O congresso ocorrerá até o próximo dia 25 de abril.

É a segunda vez que a Embrapa tem seu trabalho nas áreas de pesca e aquicultura reconhecido no IFC Amazônia – a primeira premiação aconteceu em 2023. A condecoração busca reconhecer e valorizar a atuação das empresas e entidades que atuam no setor.

“Sem dúvida alguma o IFC é um evento de muita importância. Com grande parte da nossa agenda dedicada às espécies nativas, o prêmio pra nós é o reconhecimento da dedicação dos estudos, trabalhos e da transferência em tecnologia dessas espécies nativas. Sempre tivemos o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento dessas cadeias”, comemora a chefe de P&D Licia Lundstedt. “A gente acredita muito em espécies nativas, em pirarucu e principalmente em tambaqui. A gente entende que esse reconhecimento da Embrapa é extensivo aos demais centros de pesquisa da Embrapa que trabalham conosco, além dos parceiros de outras instituições, sejam elas públicas ou privadas".

 

Emoção e orgulho

Para a chefe-geral Danielle de Bem, receber novamente o Prêmio IFC Amazônia é uma emoção enorme e motivo de muito orgulho. “É o reconhecimento de um trabalho coletivo, construído com dedicação, excelência científica e compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Somos movidos pelo propósito de gerar soluções que impactem positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente”, afirma. “Esse prêmio também é dos nossos parceiros, que caminham ao nosso lado, acreditam na pesquisa pública e contribuem para que nossas tecnologias cheguem onde são mais necessárias. É gratificante ver esse esforço sendo valorizado em um evento tão importante para o setor.”

Com mais de seis mil pessoas inscritas, o congresso reúne representantes de toda a cadeia produtiva do setor pesqueiro, incluindo povos tradicionais, pesquisadores, gestores públicos e empresas.

A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes autoridades federais e estaduais, entre elas o ministro André de Paula, da Pesca e Aquicultura, e o governador do Pará, Helder Barbalho. Ambos destacaram a importância de promover o desenvolvimento sustentável da pesca na Amazônia, alinhando a geração de renda e empregos com a preservação ambiental.

O IFC Amazônia se propõe como uma plataforma de integração entre ciência, mercado e políticas públicas, promovendo o intercâmbio de experiências e soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela pesca na região. A programação inclui painéis, exposições, rodadas de negócios e debates sobre sustentabilidade, tecnologia e valorização dos saberes tradicionais.

O evento segue até o final da semana e promete fortalecer as ações voltadas à pesca sustentável, colocando a Amazônia no centro das atenções nacionais e internacionais sobre o tema.

Elisângela Santos (19.500 - RJ)
Embrapa Pesca e Aquicultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (63) 3229 7834

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ifc-amazoniaifc-amazonia-2025