29/08/25 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa Pecuária Sul apresenta soluções tecnológicas para o campo na Expointer 2025

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Márcia Silveira

Márcia Silveira -

A Embrapa Pecuária Sul marca presença em mais uma edição da Expointer, que acontece entre os dias 30 de agosto e 07 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). Além da apresentação de soluções tecnológicas no estande da Embrapa, no Pavilhão Internacional, a instituição terá uma agenda diversificada, como a participação em simpósios, seminários e eventos técnicos, a assinatura de convênios com parceiros e também participa das discussões do plano Recupera Rural RS, iniciativa que reúne ações de mitigação, recuperação e reestruturação do setor agropecuário após as enchentes de 2024.

No dia 05, na cerimônia oficial dos lançamentos, a Embrapa Pecuária Sul e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul assinam um protocolo de intenções voltado ao desenvolvimento e implementação de pesquisas e tecnologias capazes de mitigar as emissões de gases de efeito estufa no estado. A iniciativa busca alinhar inovação científica com políticas públicas, criando mecanismos para valorizar a pecuária sustentável e contribuir para a agenda de descarbonização da produção de carne bovina. Entre as ações previstas estão a validação dos protocolos de certificação das marcas-conceito da Embrapa — Carne Carbono Neutro (CCN), Carbono Nativo (CN) e Carne Baixo Carbono (CBC) —, adaptados à realidade gaúcha.

A Embrapa Pecuária Sul articulou e vai participar, no dia 01/09, a partir das 10h, do evento Menos Mitos, Mais Ciência - O Papel da Carne na Alimentação. A iniciativa, realizada em parceria com o Sebrae/RS, contará com palestras das pesquisadoras Cristina Genro e Elen Nalério, e análise sensorial de carnes conduzida pela analista Citieli Giongo. O evento acontece no Espaço do Sebrae, no Pavilhão das Máquinas. Já no dia 02/09 será realizado o seminário Forrageiras para sistemas pecuários mais rentáveis resilientes que acontece na Casa da Emater/RS-Ascar, na parte da tarde. Realizado em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Rural e a Emater, o evento terá a participação dos pesquisadores Daniel Montardo e Gustavo Silva.

No estande da Embrapa serão apresentadas ao público algumas soluções desenvolvidas para o desenvolvimento do setor pecuário. Entre elas, destacam-se as cultivares desenvolvidas pela Embrapa e que já estão disponíveis para os produtores: capim-sudão BRS Estribo, trevo-branco BRS URRS Entrevero, azevém BRS Integração, ervilhaca URS BRS Presilha, trevo Vermelho URS BRS Mesclador e cornichão URS BRS Posteiro. Também estará disponível a tecnologia Pasto sobre Pasto, que consiste no manejo de mais de uma espécie forrageira, com ciclos e características complementares de produção, em uma mesma área. Outra tecnologia destacada é o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), que tem como foco a recuperação de áreas degradadas ou severamente infestadas pelo capim-annoni.

Além da área para exposição de tecnologias, o estande da Embrapa conta com o Espaço Arena, local onde serão realizadas palestras e eventos durante toda a Expointer. Pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul vão participar das seguintes palestras na Arena: Gustavo Silva e Douglas Velho (SDR) - Cultivares Forrageiras no Programa Recupera RS, dia 02/09, às 9h45; Vinicius Lampert – EstriboSim, dia 02/09, às 16h30; Vinicius Lampert e Thomás Capiotti (InovaTech) – Apresentação do Simulador da Pecuária de Corte e da Plataforma Agropecuária, dia 04/09, às 10h30; e Cristina Genro - Tecnologias com potencial de mitigar gases de efeito estufa em sistemas pecuários, dia 05/09, às 9h.

 

Fernando Goss (1065 MT-SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 3240-4650

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

expointer