26/08/25 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa Pecuária Sul realiza XV Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Róger Nobre

Róger Nobre - Diogo Bianchetti (centro) foi um dos bolsistas que apresentaram trabalho no simpósio

Diogo Bianchetti (centro) foi um dos bolsistas que apresentaram trabalho no simpósio

Na última segunda-feira (25/08), a Embrapa Pecuária Sul sediou a XV edição do Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica. Realizado anualmente, o evento tem como objetivo apresentar os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de graduação, e estimular a vocação desses jovens para carreiras na área de pesquisa agropecuária.  No total, foram apresentados 18 trabalhos, divididos em três grupos de áreas de conhecimento: ciências sociais e transferência de tecnologia, melhoramento vegetal e forragicultura.

A Coordenadora da Comissão Interna de Bolsas e Estágios, Vivian Timpani, destacou a importância do programa de bolsas na formação de futuros pesquisadores: “O Brasil hoje tem uma carência muito grande de pesquisadores, e infelizmente, nossos pesquisadores acabam saindo do país atraídos por condições de trabalho. Por isso, precisamos incentivar a formação de novos pesquisadores e, com as bolsas de iniciação científica eles têm contato com a práticas e as metodologias científicas”, afirmou.

Um dos estudantes que apresentou trabalho no simpósio, Diogo Bianchetti, compartilhou sua experiência no projeto. “Desde que eu cheguei na Embrapa, começamos a fazer várias análises no laboratório. É muito interessante como de mês em mês a gente vai construindo todo um conhecimento. Esse simpósio é uma forma de apresentar tudo o que aprendemos”, destacou. 

Durante sua bolsa, Bianchetti, que está no sexto semestre do curso de Farmácia, atuou no Laboratório de Ciência e Tecnologia de Carnes e nos Laboratórios de Central Analítica da Embrapa Pecuária Sul. Ele apresentou o projeto 'Angus Sustentabilidade', sob a orientação da pesquisadora Elen Valério. Ao longo do estágio, Diogo trabalhou em diversas atividades, incluindo separação e processamento de amostras de carne, análises bromatológicas da carne e de amostras para nutrição animal, análises cromatográficas e análise estatística de dados.

 

Texto: Róger S. Nobre 

Estagiário de comunicação

Fernando Goss (1065/SC)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa

Telefone: 53 32404749

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

iniciacao-cientifica