21/08/25 |

Projeto de recuperação de pastagens degradadas do bioma Cerrados será anunciado na COP30

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) reafirmou o seu interesse em organizar, na Agrizone, o espaço das instituições científicas brasileiras na COP 30, um evento para divulgar o projeto piloto de recuperação e melhoria de pastagens degradadas, que vem sendo executado, com seu apoio, pela Embrapa.

A informação foi repassada à presidente Silvia Massruhá, da Embrapa, em reunião na quarta feira, 20, na qual Issei Aoki despediu-se da chefia do Escritório da JICA em Brasília e apresentou Shohei Kashiwagi, que o sucederá na função. Aoki retornará à matriz da JICA, no Japão, onde assumirá a chefia do Departamento Financeiro para América Latina.

Aoki informou ainda que Tanaka Akihiko, presidente da JICA, integrará a comitiva do Governo japonês, que virá à COP 30, e participará do evento de apresentação de resultados preliminares do projeto piloto, que segue em execução até março de 2026, sob coordenação da Embrapa Cerrados. 

Segundo ele, é também expectativa da JICA concluir as negociações e assinar com a Embrapa um termo de cooperação científica de longo prazo – 10 anos – para transformar o projeto piloto em um projeto de recuperação e melhoria de pastagens degradadas para todo o Bioma Cerrado.

Segundo Luiz Adriano Maia Cordeiro, assessor da Presidência da Embrapa, este projeto, a ser coordenado pelo pesquisador Edson Eyji Sano, da Embrapa Cerrados, deverá envolver outros centros de pesquisa da Embrapa, universidades e instituições científicas japonesas e até instituições privadas.

O projeto envolverá o monitoramento da degradação e da intensificação sustentável das pastagens por meio de imagens de satélites japoneses, implantação de unidades de referência tecnológicas (URTs) para levantamento de indicadores de campo, previsão e análises de clima, análises de fertilidade, composição e da saúde do solo pela metodologia BioAS, aplicação do ZARC para diferentes culturas, promoção da agricultura de baixo carbono e outras tecnologias.

Os resultados esperados neste projeto darão suporte ao “Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuária e Florestais Sustentáveis (PNCPD)”, também denominado Programa “Caminho Verde Brasil”, política pública coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

A presidente Silvia Massruhá manifestou aos dirigentes da JICA a expectativa da Embrapa de que o projeto de recuperação e melhoria de pastagens degradadas há de ser, para a sustentabilidade da agricultura brasileira, tão definitivo quanto foi o Prodecer, a partir dos anos 1970, para o desenvolvimento dos Cerrados e para a segurança alimentar do Mundo.

Além dos citados, participaram da reunião Marcelo Morandi, da Assessoria de Relações Internacionais, Vinicius Kuromoto, assessor da Presidência e Nobuyuki Kimura, coordenador de projetos da JICA.

Renato Cruz Silva (MTb 610/DF)
Assessoria de Comunicação (Ascom)

Contatos para a imprensa

Telefone: 61981189229

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/