Busca de Notícias Busca de Notícias

18/08/25 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Pesquisadores do projeto Smartharvest visitam a Embrapa em Sete Lagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Brito

Sandra Brito - Andreia Silva, Marcelo Teixeira Filho, Christiane Paiva, Luzia Modolo, Deepika Pandey, Bhim Bahadur Ghaley, Sinval Lopes e Ivanildo Marriel.

Andreia Silva, Marcelo Teixeira Filho, Christiane Paiva, Luzia Modolo, Deepika Pandey, Bhim Bahadur Ghaley, Sinval Lopes e Ivanildo Marriel.

A Embrapa Milho e Sorgo recebeu, dia 29 de julho, professores integrantes do projeto Smartharvest. A visita foi organizada pelo pesquisador Ivanildo Evodio Marriel, membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Inibidores de Urease de Interesse Agrícola e Medicinal.

A comitiva foi composta pelos professores associados Luzia Valentina Modolo, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), co-coordenadora do INCT em Inibidores de Urease, Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira, Bhim Bahadur Ghaley, da Universidade de Copenhagen, da Dinamarca, Deepika Pandey, da Unviversidade Amityda Índia, e Andreia Cristina Ferreira da Silva, doutoranda da UFMG.

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo Sinval Rezende Lopes, do Setor de transferência de Tecnologia, e a pesquisadora Christiane Paiva apresentaram ao grupo as instalações da Embrapa Milho e Sorgo. À tarde, foi feita uma visita à fazenda Barreiro Alto, propriedade do Sr. Mauro Antônio da Costa Araújo.

“Essa fazenda produz 25 mil litros de leite por dia e conta com um sistema de produção altamente sustentável. Fomos recebidos pelo engenheiro agrônomo Matheus Saturnino Oliveira que coordena a parte agrícola na propriedade”, disse Sinval.

Projeto Smartharvest

O Projeto Smartharvest é uma iniciativa de mobilidade acadêmica entre pesquisadores do Brasil (UFMG e UNESP Ilha Solteira), Dinamarca (Universidade de Copenhague), Estados Unidos (Universidade de Minnesota), Índia (Universidade de Amity) e Japão (Universidade de Nagoya), sob coordenação de Bhim Bahadur Ghaley.

“O objetivo principal desse projeto é promover um ambiente de interações e colaborações entre os grupos de pesquisa dos países partícipes por meio de visitas técnicas a estações de experimentação agrícola com foco em agricultura de precisão, sistema agrofloresta de cultivo e desenvolvimento de tecnologias que visem o aumento da produção agrícola de forma sustentável de menor impacto ambiental”, comentou Marriel.

O Prof. Bhim Ghaley também é membro do INCT em Inibidores de Urease de Interesse Agrícola e Medicinal, sendo sua visita a EMBRAPA um momento oportuno para discussões e o estabelecimento de pesquisa colaborativa com o grupo do pesquisador Ivanildo Evodio Marriel.

Sandra Brito (MTb 06.230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

projeto-smartharvest