Embrapa Milho e Sorgo
Busca de Notícias
Novo chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo assume o cargo no dia 1º de agosto
Foto: Sinval Lopes
Pesquisador Vinícius Pereira Guimarães será o novo chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo
O pesquisador Vinícius Pereira Guimarães será o novo chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, a partir de 1º de agosto. Seu plano de trabalho está alinhado aos grandes desafios da agropecuária tropical, com foco em inovação, sustentabilidade e impacto real no setor. O compromisso, segundo Guimarães, será fortalecer o desenvolvimento de tecnologias para culturas mais resilientes, bioinsumos e sistemas integrados de produção, sempre em sintonia com as demandas do produtor rural.
“Quero ampliar nossa cooperação com instituições públicas e privadas e parceiros internacionais, reforçando a importância da Embrapa Milho e Sorgo na geração de conhecimento para a agricultura tropical", afirma. Além disso, o novo gestor afirma que pretende impulsionar iniciativas que integrem os ecossistemas de inovação para levar soluções tecnológicas ao campo com mais eficiência.
“Na gestão, será priorizada uma comunicação transparente, o desenvolvimento das equipes e um ambiente de trabalho colaborativo. Buscaremos melhorar nossos processos, captar novos recursos e melhorar a transferência de tecnologia, garantindo que nossas pesquisas gerem resultados concretos para a agricultura”, antecipa. “Pretendo conduzir a Unidade com foco em excelência, inovação e relevância, sempre em diálogo com a sociedade e com o setor produtivo” conclui o futuro chefe-geral.
Quem é Vinícius Guimarães
Vinícius Guimarães (foto à esquerda em dia de campo) é natural de Curvelo-MG, mas passou a infância e adolescência na cidade mineira de Sete Lagoas. Graduou-se em Zootecnia e, paralelamente, em Administração com foco em Comércio Exterior, em Viçosa-MG. No mestrado e doutorado, especializou-se em modelagem e avaliação econômica de sistemas produtivos, com período sanduíche na Texas A&M University (EUA), onde recebeu o prêmio Joseph Fontenot Appreciation Club.
Iniciou a carreira como consultor do programa BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) / Agrofuturo / Embrapa em gestão de Pesquisa & Desenvolvimento e, posteriormente, atuou como professor em cursos de graduação em Direito, Administração e Medicina Veterinária na área de Economia. Ingressou na Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) em 2010 onde assumiu funções estratégicas, como supervisão do Setor de Transferência de Tecnologia (SIPT), Chefia de Pesquisa e Desenvolvimento e Chefia de Transferência de Tecnologia, liderando a reestruturação da agenda da Unidade e criação do Centro de Inteligência e Mercado.
Destacou-se na cooperação internacional, representando o Brasil em projetos com FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), IGA (International Goat Association) e FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), além de liderar projeto no Benin (África). Em 2019 assumiu a coordenação do escritório da Embrapa na Europa (Labex Europa), onde atuou como representante legal da Embrapa junto à Comissão Europeia e ponto de contato no Brasil do Programa Horizonte Europa, sendo responsável pela representação da Embrapa em território europeu e articulação de parcerias internacionais.
Com formação complementar em gestão, liderança e sustentabilidade, alia visão técnica e gerencial, apoiada por fluência em inglês, francês e espanhol.
Gestão da Embrapa Milho e Sorgo
A internacionalização será um dos pilares do novo gestor, “com o objetivo de posicionar a Embrapa Milho e Sorgo como referência global em agricultura tropical”. “Além disso, buscaremos consolidar a Unidade como hub de cooperação para países em desenvolvimento, onde as demandas por tecnologias tropicais são semelhantes às nossas. A ideia é desenvolver e disseminar soluções em parceria com instituições públicas e privadas, que fortaleçam a segurança alimentar global e reforcem o papel do Brasil como líder em inovação agropecuária”, destaca Guimarães.
“Faremos o esforço necessário para ampliar o impacto das tecnologias desenvolvidas, aproximando ainda mais a pesquisa do setor produtivo e garantindo que os resultados cheguem de forma eficiente aos agricultores. Acredito que, com uma gestão colaborativa, focada em prioridades estratégicas e com uma forte rede de parceiros, podemos consolidar a Embrapa Milho e Sorgo como um centro de excelência não apenas nacional, mas internacional. Para mim é uma grande honra poder retornar a Sete Lagoas, após 25 anos, e dar minha contribuição à Embrapa Milho e Sorgo e à minha região”, conclui o novo gestor.
Guilherme Viana (MTb 06566/MG)
Embrapa Milho e Sorgo
Contatos para a imprensa
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1905
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/