Publicador de conteúdo web

Pimenta caiena I Fresca e desidratada

A pimenta caiena ou pimenta-de-caiena é cultivada e comercializada em larga escala nos países da África, na Índia, no México, no Japão e nos Estados Unidos. Acredita-se que os portugueses levaram a pimenta caiena do continente americano para a Europa e depois para a África e Índia.

Nos EUA, onde é chamada de cayenne, ela é produzida principalmente nos estados da Lousiana, New Mexico e Texas, onde é transformada no famoso molho do estilo Lousiana.

No Brasil, a pimenta caiena é pouco conhecida entre os produtores.

Foto carrossel: Milza Moreira Lana

Como comprar Os frutos da pimenta caiena podem ser consumidos frescos, mas eles são comercializados principalmente desidratados, na forma de flocos ou de pó. Na forma de pó também é conhecida como pimenta vermelha.

No Brasil ela é comercializada principalmente processada. Os frutos frescos estão disponíveis em poucos mercados.

Os frutos frescos têm formato alongado e irregular, com superfície enrugada. Seu comprimento varia de 13 a 25 cm, e sua largura, de 1,2 a 2,5 cm. Os frutos inicialmente verdes mudam para a cor vermelha quando maduros. Escolha pimentas de cores vivas e brilhantes que sejam firmes, sem pontos moles e sem ferimentos.

A pimenta caiena apresenta em torno de 30 mil SHU – Unidades de Calor Scoville (medida da ardência das pimentas), o que corresponde a um grau de ardência médio, bem tolerado por pessoas sensíveis a pimentas muito fortes como a malagueta e a habanero. No entanto, existem variedades de caiena menos picantes, com menos de 10 mil SHU, e outras com picância de 50 mil SHU. As pimentas vermelhas maduras geralmente são mais picantes que as verdes.

Como conservar Pimentas de boa qualidade podem ser armazenadas por uma a duas semanas na geladeira.

Preferencialmente, refrigere os frutos sem lavá-los, mas se precisar fazê-lo seque os frutos com papel toalha ou pano limpo antes de colocá-los na geladeira. Armazenar frutos molhados pode acelerar o seu apodrecimento. Também é importante acondicionar os frutos em saco de plástico ou vasilha de vidro ou de plástico tampada, antes de refrigerá-los.

A pimenta caiena pode ser congelada para uso posterior em pratos onde ela será cozida, mas não para uso fresca. No congelamento doméstico, a textura é alterada e a pimenta perde crocância. Selecione os frutos, escolhendo aqueles de boa qualidade e casca intacta. Lave e seque os frutos com pano limpo ou papel toalha; remova os talos e as sementes e embale os frutos em saco de plástico ou vasilha própria para congelamento. Armazene por até 6 meses.

A pimenta desidratada deve ser conservada em embalagem fechada ao abrigo da luz, em local fresco e seco, para inibir o crescimento de microrganismos.

Como consumir Apesar de mais difundida na forma desidratada, a caiena também pode ser consumida fresca. Seca ou desidratada, esta pimenta tem sabor e aroma similares ao do pimentão, e para alguns chefs de cozinha, ela “fornece um sabor apimentado mais neutro aos pratos”, o que possibilita harmoniza-la com os sabores de vários outros ingredientes.

Com suas raízes na América, a pimenta caiena pode ser encontrada em alimentos latino-americanos e é muito empregada na culinária cajun, típica de Nova Orleans nos EUA. Nesta cozinha, a pimenta caiena é misturada com outros condimentos para preparar o famoso tempero cajun. Ao longo dos anos, a pimenta caiena foi incorporada em muitos pratos asiáticos, entre os quais o caril indiano e sopas tailandesas.

Ela é ótima em sopas e molhos, em pizzas, bem como em carnes e frutos do mar.

No dia a dia, lave e pique as pimentas e adicione-as a um refogado com sua escolha de hortaliças e carnes. Isso dará ao refogado um ótimo sabor picante.

Dicas
Pimentas com grau de ardência semelhante: dedo-de-moça e jalapeño.

Acrescente a pimenta caiena fresca picadinha ou desidratada no molho barbecue caseiro ou industrializado e utilize para temperar a costelinha de porco.

 

Autoras:
Sabrina I.C. de Carvalho - Embrapa Hortaliças
Milza Moreira Lana - Embrapa Hortaliças
Claúdia Silva da C. Ribeiro - Embrapa Hortaliças

Apoio

Processo nº 00193-00001681/2019-95

Publicado: Nov.2022.